1 / 13

10 Dicas para melhorar a sua Sa ú de

10 Dicas para melhorar a sua Sa ú de. Coma melhor.

suki
Télécharger la présentation

10 Dicas para melhorar a sua Sa ú de

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 10 Dicas para melhorar a sua Saúde

  2. Coma melhor Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita.  Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios).  Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame. Evite abusar de alimentos diet (têm mais gordura) e “zero” (têm mais sódio). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo.

  3. Durma melhor O corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia, podendo variar para mais ou menos. Quem não acorda com a pele lisinha, bom humor e barriga sequinha depois de oito horas bem dormidas? A falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse. Dormir pouco causa ainda mau humor e engorda.  A própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apnéia (suspensão da respiração durante o sono).

  4. Faça exercícios Praticar uma atividade física regular ajuda a emagrecer, aumenta a força e o tônus muscular, melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico. O ideal é fazer de três a cinco vezes por semana, de 30 a 40 minutos. Para quem é sedentário, o primeiro passo é procurar um clínico geral, que pedirá exames de glicemia, colesterol, de pressão e freqüência cardiorrespiratória. De acordo com os resultados, você saberá qual tipo de atividade física é a mais adequada para você. Isso vale também para quem pretende freqüentar uma academia. Caminhadas de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, são indicadas para todas as idades, desde que não haja problemas de locomoção. Conseqüência:  mais disposição e um corpo mais enxuto e mais resistente a infecções.

  5. Não estresse O estresse deve ser considerado um veneno para o corpo. Quando você vive estressado, aumenta a produção de catecolaminas e cortisol (substâncias que causam o estresse), que provocam depressão, aumento do colesterol, triglicérides e do açúcar no sangue. Isso acontece porque o organismo reage como se estivesse em perigo. O estresse inibe a serotonina - substância que nos dá a sensação de prazer e é liberada quando fazemos exercícios, nos divertimos e fazemos sexo. Muitas doenças são causadas pelo estresse – desde reações nervosas até derrame e infarto.

  6. Beba menos O abuso de álcool pode trazer graves conseqüências à saúde. Como praticamente todas as bebidas alcoólicas são muito calóricas, de cara você pode ganhar uns quilos a mais se as usar freqüentemente. Conhecidas como “calorias vazias”, elas engordam sem trazer nenhum benefício nutricional. O abuso pode ainda levar ao alcoolismo ou causar cirrose hepática (destruição do fígado), ambas doenças levam à morte. Uma dose diária de álcool não causa grandes danos, desde que a pessoa esteja saudável. Diabéticos, hipertensos ou quem tem alta taxa de triglicérides devem evitar o álcool.

  7. Pare de fumar Deixar o vício garante benefícios à saúde no curto e longo prazo. No primeiro momento, o ex-fumante já consegue respirar melhor e fica com o paladar e olfato mais apurados. Em um ou dois anos, os riscos de ter derrame ou infarto diminuem bastante e em dez anos o pulmão melhora sua capacidade. Nunca é tarde para parar, pois o fumo contínuo e duradouro pode causar câncer de pulmão (95% dos casos são em fumantes), de garganta, língua e faringe, e, no médio prazo, pode causar o devastador enfisema pulmonar.

  8. Trabalhe no que gosta Ter bom relacionamento no trabalho, na família e estar satisfeito com aquilo que faz, segundo os médicos, gera saúde.  Sentir-se realizado evita a depressão e a liberação dos hormônios do estresse (catecolaminas e corticoides), que aumentam a glicemia, as triglicérides e o colesterol, que engordam, além de causar um belo de um mau humor.

  9. Tenha lazer Aposte em mais momentos divertidos e de descanso. O lazer significa ter prazer e, como seres sociais que somos, podemos usar esses momentos para passear com amigos, dançar, paquerar, dar risada e namorar. Com isso liberamos mais serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto.

  10. Use camisinha Lembrar de colocaro preservativo durante as relações sexuais significa cuidar da saúde. Fazer sexo sem proteção abre caminho para doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, HPV, sífilis, gonorréia, entre outras. O uso do preservativo impede a infecção e a gravidez indesejada.

  11. Conheça seu corpo As singularidades de cada pessoa e suas conseqüências em termos de metabolismo, de cuidados necessários, de recomendações nutricionais e assim por diante, só podem ser seguidas à risca quando se conhece o próprio corpo. Por isso, fique atento aos seus gostos, características, motivações, restrições na hora de escolher uma atividade física, por exemplo. E, se conhecer a si mesmo é importante em vários aspectos, no aspecto clínico ainda mais. As recomendações de exames, embora não tenham uma regularidade preestabelecida, podem seguir alguns parâmetros: exames de pressão arterial 1 vez por ano; exames para medir colesterol pelo menos 1 vez na vida para quem tem menos de 30 anos; após os 45 anos, visitar o médico a cada 2 anos.

  12. Fontes: R7 Notícias http://noticias.r7.com/saude/noticias/veja-dez-dicas-para-ter-mais saude-em-2011-20120107.html acesso: 02/08/2012 16:53 Revista Viva Saúde http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/64/artigo96908-3.asp acesso: 02/08/2012 16:57

More Related