1 / 35

A Galinha Medrosa

A Galinha Medrosa. Recontada por: António Mota. Era uma vez uma galinha muito medrosa. Era tão medrosa que a própria sombra a assustava…. Um dia, a galinha saiu do galinheiro, e pôs-se a esgravatar no chão , a ver se conseguia uma minhoca para pôr no papo.

taima
Télécharger la présentation

A Galinha Medrosa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Galinha Medrosa Recontada por: António Mota

  2. Era uma vez uma galinha muito medrosa. Era tão medrosa que a própria sombra a assustava…

  3. . Um dia, a galinha saiu do galinheiro, e pôs-se a esgravatar no chão , a ver se conseguia uma minhoca para pôr no papo.

  4. O dia começou a aquecer e a galinha, para não apanhar sol na cabeça, encostou-se a uma parede.

  5. Ainda mal se tinha encostado, já um bocado de cal saía da parede branca e caía em cima da cabeça da galinha.

  6. A galinha ficou muito assustada e desatou a correr. Um galo ao ver a galinha a correr, perguntou-lhe: -Porque é que foges tão depressa, comadre galinha? -O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça!

  7. -Que desgraça, que desgraça -Disse o galo. E desatou a correr atrás da galinha.

  8. Um porco que andava a apanhar bolotas, ao ver a galinha e o galo, perguntou-lhes: -Porque é que fogem tão depressa?

  9. A galinha respondeu: -O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça. -Que desgraça, que desgraça! – Disse o porco E desatou a correr atrás do galo e da galinha.

  10. Um gato, que andava a caçar ratos, ao ver a galinha, o galo e o porco perguntou-lhes: -Porque é que fogem tão depressa?

  11. A galinha respondeu: O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça. -Que desgraça, que desgraça! – Disse o gato. E desatou a correr atrás do porco, do galo e da galinha

  12. Um pato que tinha saído do lago, ao ver a galinha, o galo, o porco e o gato perguntou-lhes: -Porque é que fogem tão depressa?

  13. E a galinha respondeu: - O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça! -Que desgraça, que desgraça! – disse o pato. E desatou a correr atrás do gato, do porco, do galo e da galinha.

  14. Uma raposa, que estava a descansar na sua toca, ao ver a galinha, o galo, o porco, o gato e o pato, perguntou-lhes: - Porque é que fogem tão depressa?

  15. E a galinha respondeu: O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça. -Que desgraça, que desgraça! – Disse a Raposa. E desatou a correr atrás do pato, do gato, do porco, do galo e da galinha.

  16. Uma cabra, que estava a pastar no prado, ao ver a galinha, o galo, o porco, o gato, o pato e a raposa, perguntou-lhes: -Porque é que fogem tão depressa?

  17. E a galinha respondeu: -O céu está a cair aos pedaços. Já caiu um bocadinho na minha cabeça. -Que desgraça, que desgraça! – Disse a cabra. E desatou a correr atrás da raposa, do pato, do gato, do porco, do galo e da galinha.

  18. Uma ovelha que estava deitada à sombra de uma árvore, ao ver a galinha, o galo, o porco, o pato, a raposa e a cabra, perguntou-lhes: -Porque é eu fogem tão depressa?

  19. A galinha respondeu: • O céu está a cair aos pedaços. Já caiu • um bocadinho na minha cabeça! • Que desgraça, que desgraça! – disse a • Ovelha. E desatou a correr atrás da cabra, da raposa, do pato, do gato, do porco, do galo e da galinha.

  20. Um cão que estava deitado à porta olhando a lua, ao ver a galinha, o galo, o porco, o gato, o pato, a raposa, a cabra e a ovelha, perguntou-lhes: - Porque é que fogem tão depressa?

  21. E a Galinha respondeu: • O céu está a cair aos pedaços. Já caiu • um bocadinho na minha cabeça! • E o cão perguntou: • Quem é que viu o céu a cair aos pedaços?

  22. Eu não ! • Disse a ovelha. • – A galinha é que • contou. -Eu não! Disse a raposa. A galinha é que contou.

  23. -Eu não! Disse o pato. -A galinha é que contou. • -Eu não! • Disse o gato. • A galinha é que • contou

  24. -Eu não! Disse o porco. -A galinha é que contou. -Eu não! Disse o galo. -A galinha é que Contou.

  25. -Eu vi! - Disse a galinha. -Eu não! - Disse a cabra. -A galinha é que contou!

  26. E disse o cão: -Parem com esta correria e venham meter-se debaixo da cama da minha dona, até ver em que é que as coisas param!

  27. A galinha, o galo, o porco, o gato, o pato, a raposa, a cabra, a ovelha e o cão, meteram-se debaixo da cama da velha. E lá ficaram muito quietinhos a ver o que acontecia. E adormeceram…

  28. A meio da noite, a velha mexeu-se, a cama rangeu, e os animais sobressaltaram-se. Com medo que o céu caísse aos pedaços, ficaram muito agitados.

  29. A galinha cacarejava… O galo cantarolava…. O porco roncava…. O gato miava…

  30. O pato grasnava… A raposa regougava… A cabra berrava… A ovelha balia…. O cão ladrava…

  31. E a velha, que acordou sobressaltada com todo aquele barulho, saiu da cama e gritou: - Todos lá para fora!!!

  32. A galinha, o galo, o porco, o gato, o pato, a raposa, a cabra, a ovelha e o cão, saíram debaixo da cama da velha.

  33. E quando chegaram à rua, olharam para o céu e viram que nada tinha acontecido… …e agora?

  34. Agora?... Pozinhos de Perlim…pim…pim… A história chegou ao… FIM

  35. JI Brandoa nº 2 Ano Lectivo 2008/2009 Reconto da história « A galinha vaidosa», por António Mota. Adaptação: Educadora Maria da Luz Montagem e desenhos: Meninos e Educadora da sala 4 Pesquisa de imagens: Encarregados de Educação, Educadora e crianças. Desenhos no paint: Igor

More Related