1 / 7

O Existencialismo é um Humanismo - Sartre

O Existencialismo é um Humanismo - Sartre. “A existência precede a essência”. Somos condenados a Liberdade. O humano é um ser que possui consciência , isto é, interpreta e dá significado ao mundo.

Télécharger la présentation

O Existencialismo é um Humanismo - Sartre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Existencialismo é um Humanismo - Sartre “A existência precede a essência”

  2. Somos condenados a Liberdade • O humano é um ser que possui consciência, isto é, interpreta e dá significado ao mundo. • A Consciência percebe-se como fazedora de Escolhas, percebe-se como agente da sua própria existência. • A Situação. "Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre (1905-1980)

  3. Que a liberdade apesar de ser uma grande paixão humana, ela é angustiante, porque está “(...) o homem por um compromisso e que dá conta de que não é apenas aquele que escolhe ser, mas de que é também legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si próprio, a humanidade inteira, não poderia escapar de ao sentimento de sua total responsabilidade.

  4. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como diz Heidegger, a realidade humana.

  5. A Angústia • A condição de liberdade faz do homem um ser angustiado, pois percebe-se que o momento de escolha define a existência. • Responsabilidade: “(...) concebemos o existencialismo como uma doutrina que torna a vida humana possível e que, por outro lado, declara que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana.” • A responsabilidade pressupõe um ser consciente e engajado no mundo em que se encontra.

  6. Sartre e O Marxismo • Sartre respondendo a essas críticas afirma que o existencialismo não é uma doutrina pessimista, mas que o existencialismo que ele está incluído deixa a possibilidade de escolha de viver ao homem, porque entende que o homem é livre, isto assusta muitas pessoas. “Acreditam que grande parte do que o homem pensa conscientemente é determinado por forças que operam à sua revelia, ou seja, sem o conhecimento do homem; que o homem explica suas ações para si mesmo como sendo racionais ou morais, e que essas racionalizações (falsa consciência, ideologia) lhes satisfazem subjetivamente. Mas sendo impulsionado por forças que lhes são desconhecidas, o homem não está livre. Só pode atingir a liberdade (e a saúde) adquirindo consciência dessas forças motivadoras, ou seja, da realidade, ao invés de ser escravo de forças cegas.”

  7. A Má-Fé • Impulsionado pela angustia, a condição humana tenta negar a liberdade; • Escolher não escolher;

More Related