1 / 109

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

Professora: Maria Gorete N. Brum Orientador: Profª. Dr. ELENI BISOGNI. CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA. CENTRO UNIVERSITÁRIO. FRANCISCANO. Atividades Investigativas no Ensino de Matemática para alunos de 5º Série do Ensino Fundamental.

teryl
Télécharger la présentation

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Professora: Maria Gorete N. Brum Orientador: Profª. Dr. ELENI BISOGNI CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Atividades Investigativas no Ensino de Matemática para alunos de 5º Série do Ensino Fundamental Junho - 2012

  2. Introdução João Pedro da Ponte. Joana Brocardo e Hélia Oliveira (2003), afirmam que investigar constitui uma poderosa forma de construir o conhecimento e isso vem ao encontro dos propósitos deste trabalho. Isto é, buscar uma forma de ajudar os alunos a construírem seus conhecimentos em matemática e não simplesmente decorarem as fórmulas. Problema de Pesquisa A exploração de padrões e regularidades em sequências numéricas e geométricas, por meio de atividades investigativas, contribui para a aprendizagem da matemática dos alunos de 5ª série do ensino fundamental?.

  3. OBJETIVO GERAL Analisar as contribuições da utilização de atividades investigativas na exploração de padrões e regularidades em sequências numéricas e geométricas como elementos facilitadores da aprendizagem dos alunos de 5º série do Ensino Fundamental. Objetivos Específicos • Analisar como os alunos identificam as regularidades das figuras para construir generalizações.

  4. Analisar se os alunos estabelecem relações entre as representações geométricas e as expressões algébricas. • Analisar se as atividades investigativas apresentadas propiciam aos alunos construir o conceito de número par, ímpar e múltiplos de números naturais. • Analisar se as atividades investigativas apresentadas propiciam aos alunos construir conceito de potência de um número natural. • Analisar se as atividades investigativas favorecem a construção do conceito de perímetro e área de uma figura plana.

  5. METODOLOGIA DA PESQUISA Pesquisa de cunho qualitativa interpretativa. Goldenberg (2005) diz que : Os dados qualitativos consistem em descrições detalhadas de situações com o objetivo de compreender os indivíduos em seus próprios termos. Estes dados não são padronizáveis como os dados quantitativos, obrigando o pesquisador a ter flexibilidade e criatividade no momento de coletá-los e analisá-los (p.53).

  6. Lüdke e André (1986) afirmam “que a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento. [...] A preocupação com o processo é muito maior do que com o produto” (p.12). E, que os dados coletados devem ser predominantemente descritivos. A coleta de dados dessa pesquisa foi realizada no próprio local onde o fenômeno aconteceu, isto é, na sala de aula por meio da observação, que é uma das modalidades destacadas por Fiorentini e Lorenzato (2007).

  7. INSTRUMENTOS DE PESQUISA Utilizou-se os relatório escrito pelos integrantes dos grupos com suas conclusões, o raciocínio desenvolvido para chegar às conclusões, as idéias que foram surgindo durante o processo do trabalho investigativo. Observou-se todas as ações desenvolvidas pelos alunos durante a realização das tarefas. Manteve-se um dialogo constante com os alunos para verificar as dificuldades que iam surgindo, para melhor auxiliá-los. Todas as observações foram anotadas em seu diário de campo. As apresentações orais dos resultados obtidos pelo grupo ocorreu na fase final da investigação matemática.

  8. Explorar o conceito de padrões reconhecer, descrever e continuar a sequência. 1 Explorar a noção e a propriedade dos números pares , ímpares e seus múltiplos. 2 Trabalhar as potências dos números naturais. 3 ATIVIDADES POR OBJETIVOS Conceito de área e de perímetro de figuras planas. 4

  9. Atividade 1 As figuras do desenho, a seguir, se repetem. • Identifique o conjunto de elementos que se repete. • Que figura estará na 15ª posição? • Em que posição estará o décimo quadrado? CLIQUE AQUI para os comentários

  10. Alguns grupos contaram até a 10ª figura e responderam que era o 3º quadrado da sequência. ?? ??? Outros para entender melhor desenharam até chegar ao 10º quadrado para contar e ver qual a posição que ocuparia.

  11. Atividade 2 Apresentou-se aos alunos a sequência, a seguir: • Identifique o conjunto de elementos que se repete e continue o desenho. CLIQUE AQUI para os comentários

  12. Devido as dificuldades apresentada a professora começou a indagá-los: A primeira figura é de que forma? A primeira figura é um quadradinho verde. A segunda figura é de que forma? A segunda figura são dois quadradinhos na vertical um verde ( em baixo) e um laranja ( em cima).

  13. A terceira figura é um quadradinho laranja. E a terceira? E a quarta figura como está representada? A quarta figura é igual à segunda, porém invertida. A quinta é igual a primeira. E a quinta figura como está representada?

  14. O que vocês observam na quinta figura? Começa a repetir. A partir da quinta figura começa a repetir, professora. A fig1 repete nos números: 1, 5, 9, 13,17 e 21. A fig2 repete nos números: 2, 6, 10, 14, 18 e 22. Que significa isso? Qual é a figura que estará na 61º posição? Quais os seis primeiros números que repetem as fig1 e a fig2?

  15. Analisem as fig3 e 4 e identifiquem em que fichas elas se repetem. A fig3 repete nos números: 3, 7, 11, 15, 19 e 23. A fig4 repete nos números: 4, 8, 12, 16, 20 e 24. A fig3 repete nos ímpares. A fig4 repete nos pares. Os alunos perceberam que as fig 1 e a fig 3 poderiam estar na 61º posição. Tiveram que fazer muitas representações para chegar à conclusão que na posição 61 a fig1 é que se repetia.

  16. Atividade 3 Analise as figuras 1, 2, 3 e 4 a seguir, compare-as e escreva suas conclusões. ... CLIQUE AQUI para os comentários O que vocês observam ao comparar as figuras? Qual a diferença da fig1. para a fig2., e da fig3. para a fig4.? Quantas bolinhas terá a fig. 10?

  17. Vocês notaram que as figuras estão aumentando? Quais estão aumentando? É possível determinar quanto às figuras da sequência aumentaram? Professora! O número de bolinhas rosa aumenta e que o número de bolinhas azuis permanece constante. De quanto é esse aumento?

  18. As bolinhas cor de rosa aumentam de 3 em 3. Aumentam de que forma? Na horizontal aumenta apenas uma e na vertical aumentam duas bolinhas cor de rosa. As bolinhas azuis permanecem constantes.

  19. Considerando as conclusões que vocês chegaram desenhem a fig5 e a fig 6.

  20. A fig1 possui 3 bolinhas; A fig2 possui 6 bolinhas; A fig3 possui 9 bolinhas; A fig4 possui 12 bolinhas. • É possível saber de quantas bolinhas aumenta a próxima figura? Professora! As figuras aumentam de 3 em 3, então, podemos multiplicar o número da figura por 3 e temos o total de bolinhas.

  21. Atividade 4 Foi apresentada a sequência, a seguir, e solicitou-se aos alunos que construíssem as figuras 4 e 5. CLIQUE AQUI para os comentários

  22. Quantas bolinhas azuis a fig1 tem? • E quantas cor de rosa? • A fig.2 tem quantas bolinas azuis e quantas cor de rosa? E a fig3? E a fig4? Os alunos respondiam oralmente e a professora colocava na lousa.

  23. A partir das conclusões que vocês chegarem podem fazer qualquer figura sem precisar desenhar? Professora! Aumenta duas bolinhas na vertical (em pé) e duas bolinhas na horizontal (deitada), sempre com 4 bolinhas azuis. Esse momento em que os grupos expõem seus resultados é um momento muito rico para um debate com o grande grupo e também para o professor avaliar o trabalho desenvolvido.

  24. Essas atividades iniciais serviram para os alunos terem um contato com o material didático manipulável e as primeiras noções com sequências de figuras. No primeiro momento eles não sabiam o que era para fazer e ficaram um pouco perdidos, olhavam para a sequência e não conseguiam perceber quase nada. No decorrer das atividades foram se familiarizando com as questões e aprendendo a olhar para a sequência e retirar algumas informações para chegarem aos resultados. Clique aqui

  25. Atividade 5 Analise os desenhos a seguir e construa os dois próximos desenhos da sequência: Tente descobrir quantas bolinhas têm na 1º linha de cada figura. a) ... CLIQUE AQUI para os comentários

  26. A professora organizou um quadro com os resultados obtidos pelos alunos.

  27. Perceberam que no primeiro desenho tinha1 bolinha, no segundo desenho tinha 3 bolinhas na primeira linha, no terceiro desenho tinha 5 bolinhas, no quarto desenho tinha 7 bolinhas. Logo concluíram que a primeira linha do desenho estava aumentando de acordo com a sequência: 1, 3, 5, 7, 9, .... Professora! São os números ímpares. quantas bolinhas teriam a 1º linha do 6º desenho? 2 bolinhas, professora!

  28. ???????????? • Como se escreve um número ímpar? • Olhando para a sequência dos números ímpares, o que vocês percebem? • Como podemos escrever um número ímpar utilizando os números naturais? • Como posso escrever o número 1 utilizando os números naturais a partir do número zero?

  29. Depois de muitas tentativas de respostas um grupo conseguiu chegar a uma conclusão. Professora! O número 1 é igual 2 vezes o zero mais um! • E o número 3 como pode ser representado utilizando os números naturais? O número 3 é duas vezes o número 1 mais um. É só multiplicar por 2 e somar 1.

  30. A professora concluiu com eles que no segundo desenho a 1º linha tinha: 2 x nº da figura + 1, por exemplo: fig2 = 2 x 2 + 1 = 5 . Este é o número de bolinhas da 1º linha. fig3 = 2 x 3 +1 = 7 . Número de bolinhas da 1º linha. fig4 = 2 x 4 + 1 = 9 . Número de bolinhas da 1º linha. Então, na n-ésima figura resulta Fig n = 2 x n + 1 Esta foi uma forma de obter a generalização do resultado e escrever uma expressão para identificar um número ímpar qualquer.

  31. b) A professora colocou mais uma sequência de figuras e solicitou aos alunos que analisassem os desenhos e construíssem os outros dois seguintes. Quantas bolinhas tem a fig n? CLIQUE AQUI para os comentários

  32. Como houve divergência com a quantidade de bolinhas das fig5 e fig6 a professora montou um novo quadro com a análise dos resultados, juntamente com os grupos.

  33. Após analisarem a tabela os grupos perceberam que o número de linhas do desenho corresponde ao número da figura e que o número de colunas acrescenta uma unidade.

  34. Quantas bolinhas tem a fig n? Da mesma forma professora! A fig n tem n x (n+1) bolinhas.

  35. Atividade 6 O pedreiro está forrando de azulejos a parede do banheiro. Ele está usando azulejos verdes e rosa e colocou no centro da parede o seguinte desenho:

  36. a) Quantos azulejos verdes há na fila 3? b) Quantos azulejos há na fila 3? c) Quantos azulejos há nas sete primeiras filas? d) Quantos azulejos verdes e quantos azulejos rosa terão na décima fila?

  37. g) Qual a relação entre o número de azulejos verdes da fila 12 e o número de filas? - Professora! O número de azulejos verdes é o mesmo número da fila h) Como você pode encontrar o número de azulejos das 12 filas? Como você pode verificar que 144 é a resposta correta? - O número total de azulejos no desenho é o número de filas vezes ele mesmo. Essa atividade foi muita rica em discussões, em debates pela diversidade das respostas dos grupos, pois teve mais de uma forma de interpretação e de representar a continuação do desenho.

  38. Atividade 7 Nas figuras abaixo, considere um quadradinho como uma unidade e responda:  CLIQUE AQUI para os comentários

  39. a) Quantos quadradinhos verdes e quantos quadradinhos rosa têm as fig 1, fig 2 e fig 3? b) Compare a fig 1 com a fig 2, a fig 2 com a fig 3, e diga o que vc observa. Qual a diferença entre elas?

  40. Vamos construir uma tabela com os resultados obtidos até o momento, relacionando o número da figura com a quantidade de quadradinhos verdes e rosa de cada um dos desenhos que vocês construíram. É possível descobrir quantos quadrados rosa terá a fig 7? Os alunos não perceberam que o número de quadradinhos rosa representava o quadrado do número da figura

  41. Há alguma relação entre o número da figura e o número de quadrados verdes? Levaram um tempo tentando achar uma relação. Em um primeiro momento decompuseram o número da seguinte forma como mostram os quadros.

  42. - Como você faria para encontrar a quantidade de quadradinhos verdes da fig 10? fig10 = 10 + ( 10 + 1) - Como podemos encontrar o número de quadradinhos verdes de uma figura qualquer? -substitui pelo número da figura. E para descobrir quantos quadrados rosa terá uma figura qualquer? Embora os alunos não tenham escrito uma expressão algébrica eles conseguiram compreender e expressar uma generalização.

  43. Atividade 8 Você esta vendo no desenho abaixo, só o começo de uma fita que tem 60 partes e uma sequência de 6 estampas diferentes que se repetem na mesma ordem. CLIQUE AQUI para os comentários

  44. Continue desenhando a fita até a 12ª parte • Qual a estampa da 21ª parte?

More Related