1 / 18

Grandes eventos : desafios e perspectivas para a Segurança Pública no Brasil .

Eixo Temático (GT5 - Segurança pública e grandes eventos ). Grandes eventos : desafios e perspectivas para a Segurança Pública no Brasil . Grandes eventos : desafios e perspectivas para a Segurança Pública no Brasil . Ponto de partida da análise:

tillie
Télécharger la présentation

Grandes eventos : desafios e perspectivas para a Segurança Pública no Brasil .

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EixoTemático(GT5 - Segurançapública e grandeseventos) Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil.

  2. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Ponto de partida da análise: A análise parte das especificidades que os grandes agrupamentos de pessoas evocam. Destacando-se aqui a contribuição das estratégias que recorrem à articulação entre ações para potencializar a eficácia e efetividade dos resultados diante da complexidade das demandas que confrontam a promoção da Segurança Pública em grandes eventos.

  3. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. IDEIA CENTRAL: Problematizar os aspectos inerentes ao desafio representado pela promoção da segurança em grandes eventos, diante das crescentes exigências e restrições impostas à utilização de algumas estratégias e mecanismos pela legislação vigente.

  4. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Delimitação do estudo: O marco temporal do estudo está localizado no primeiro decênio do século XXI, onde começam a se manifestar os primeiros resultados das mudanças teóricas e práticas aplicadas à Política de Segurança Pública na década anterior no Brasil (Carvalho & Silva, 2011).

  5. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Novo paradigma da Segurança Pública: Ao longo da transição para o atual paradigma, a direção impressa às ações começa a sofrer uma inflexão por incorporar o respeito aos direitos humanos. Com isso, o modusoperandidas ações passa a requerer novas metodologias para viabilizar que os grandes eventos transcorram de forma a privilegiar a garantia da cidadania e o respeito aos direitos de todos.

  6. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Como resultado da referida transição, iniciou-se a implantação do Pronasci, o Programa Nacional de Segurança com Cidadania, cuja operacionalização descortinou um novo horizonte para as práticas da referida política pública no país.

  7. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Fatores como o acirramento da crise urbana desencadearam importantes conflitos, que passaram a demandar novas formas de intervenção do poder publico, colocando em xeque o papel do Estado enquanto afiançador da Segurança Pública. Desta forma, o desenvolvimento de novas estratégias começou a ser evocado.

  8. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Desperta então a necessidade de promover a segurança para o cidadão em contextos específicos, em que as medidas precisam se tornar mais eficazes e eficientes. Dentre as novas demandas surgiu a preocupação com a realização de grandes eventos de forma a proporcionar aos cidadãos a almejada sensação de segurança.

  9. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. É sobre este pano de fundo que se torna fundamental problematizar estratégias articuladas de intervenção para operacionalizar a Segurança Pública. Algumas delas revelam maior potencial de êxito nas condições específicas dos grandes eventos. Como elemento comum, as propostas englobam estratégias de base territorial e manuseio adequado de informações.

  10. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. PLANEJAMENTO : Envolve a identificação do que deve ser protegido e como deve-se fazê-lo para detectar o risco evidenciado. . As etapas do planejamento das ações podem envolver desde o planejamento das estruturas físicas até a realização das ações propriamente ditas. O planejamento dará origem a um relatório de atividades, necessário para orientar as medidas a serem adotada

  11. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. O Relatório de Análise dos Ambientes: Através da análises de riscos detecta-se  vulnerabilidades, mensura-se o risco e impactos do evento, ou no evento etc; proporcionando uma análise mais detalhada, fornecendo informações importantes para o tratamento ou aceitabilidade destes. Realizada a análise de ambientes , usa-se uma matriz para referenciar a elaboração das ações, que pode ser a SWOT ou FOFA (em português) – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

  12. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. O que se espera de um relatório de análise de riscos é obter por meta, o monitoramento e gerenciamento das incidências que possam causar eventuais perdas e danos ao patrimônio e à incolumidade física de pessoas, uma vez que o risco é oferecido contra a pessoa (pessoal), contra a propriedade, e, contra a credibilidade (de pessoas, instituições, sistemas de governo etc).

  13. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Quando se trata de grandes eventos, a garantia do direito dos cidadãos não pode prescindir de uma abordagem intersetorial, por esta razão a segurança privada exerce papel fundamental e complementar. Através do suporte adicional que oferece, procura-se assegurar a sensação de segurança durante o evento. Este trabalho destaca o aspecto físico por entendermos que sua relação direta com a incolumidade das pessoas é um importante fator a ser explorado para que cada participante do evento possa fazê-lo de forma segura.

  14. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Compartimentação dos perímetros de segurança:

  15. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Uma das importante medidas de segurança  física que pode ser bem empregada nestes casos é o conceito de CPTED (Crime PreventionThroughEnvironmental Design), assim como a Teoria dos Círculos Concêntricos. A aplicação das duas modalidades visa propiciar um ambiente de segurança, impondo barreiras por nível de importância. A abordagem do CPTED visa reduzir os atos criminosos e a sensação de insegurança, além de tornar a segurança menos agressiva para as pessoas, evitando o sentimento de "estar prisioneiro" naqueles que se pretende proteger.

  16. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. JUSTIFICATIVA: O uso do CPTED apresenta-se como o método menos agressivo no que concerne à viabilização da segurança física das instalações, que interfere diretamente na sensação de segurança das pessoas. Por esta razão, o presente estudo privilegia a adoção do referido mecanismo em detrimento de outras técnicas, principalmente diante das importante e recentes mudanças legais implementadas no país como a recente Resolução da SDH/PR que determina uma série de limitações e restrições ao uso de armamentos em meio a grandes aglomerações.

  17. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Concluindo: Esta breve abordagem visa demonstrar que existem boas possibilidades que se colocam aos gestores da política de segurança, trazendo reflexões de como se pode instrumentalizar as ações e obter êxito na desafiadora tarefa de operacionalizar a segurança pública em situações específicas como as verificadas durante os grades eventos.

  18. Grandeseventos: desafios e perspectivaspara a SegurançaPública no Brasil. Autores: Elaine A. AntunesPassos – antuneselaine@yahoo.com.br Adeildo Pereira dos Santos Filho – adeildosantos@yahoo.co.uk “A Utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que nunca a alcançarei. Se eu caminho dez passos, ela se distanciará dez passos. Quanto mais a procure, menos a encontrarei. Qual sua utilidade, então? A utopia serve para isso, para caminhar!” (Fernando Birri)

More Related