1 / 12

W IKIPEDI A , a enciclopédia livre.

W IKIPEDI A , a enciclopédia livre. W IKIPEDI A é uma enciclopédia multilingue online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns, de diversos regiões do mundo e todas elas voluntárias.

tory
Télécharger la présentation

W IKIPEDI A , a enciclopédia livre.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. WIKIPEDIA, a enciclopédia livre.

  2. WIKIPEDIA é uma enciclopédia multilingue online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns, de diversos regiões do mundo e todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que os direitos de cópia e modificações sejam preservados, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL.

  3. O modelo “wiki” é uma rede de páginas web, contendo informações das mais diversas, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa, através de navegadores comuns, tais como o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Opera, Netscape ou qualquer outro programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o factor que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é um potencial colaborador do projecto.

  4. “Todos podem participar na Wikipédia! Nosso vôo deve ser o mais alto possível, do tamanho deste projeto de conhecimento que pertence a todos os países da língua portuguesa. Pense grande! Seja ousado a cada minuto que estiver editando a Wikipédia!” Gervásio Santana de Freitas, brasileiro (Administrador)

  5. H i s t ó r i a - Em 2001, Jimmy Wales, o fundador, teve a ideia de criar uma enciclopédia “online” escrita por especialistas, a “Nupédia”, mas ao fim de um ano apenas tinha 21 artigos, percebendo que assim não tinha futuro. - Nesse mesmo ano ouve falar dum sistema “Wiki” de edição de páginas na Internet, concebido para trabalho colaborativo, que permitiria a edição por qualquer pessoa mantendo um registo completo, incluindo data, hora e elementos de identificação do autor. - Colando um desses sistemas à Nupédia e “rezando” para que o projecto tivesse o seu êxito, ao fim de um mês tinha ultrapassado as melhores expectativas, com 600 artigos e ao final do primeiro ano eram já 20 000.

  6. N ú m e r o s • Em menos de 5 anos volvidos: • mais de 4,6 milhões de artigos em 230 línguas e dialectos; • 11 das línguas estão acima dos 100 000 artigos; • 1 360 000 artigos em inglês, o que torna a Wikipédia 18x maior que a Enciclopédia Britânica; • o Português está no “top ten” com mais de 177 000 artigos, a grande maioria deles redigidos pelos incansáveis wikipedistas brasileiros; • há planos para produzir em papel da edição alemã, que tem uns meros 459 000 artigos, estimando-se que sejam necessários 100 volumes de 800 páginas cada; • 7º domínio mais procurado no mundo, equiparando-se ao Google, Yahoo e MSN.

  7. - Este extraordinário sistema de acervo do conhecimento humano, que permite ligar cem vezes mais artigos do que os mais completos sistemas que os antecederam, e num período de tempo sem rival, tem estado debaixo de fogo. As duas principais questões dos críticos prendem-se primeiro com a exactidão possível num sistema editorial democratizado, e depois com o vandalismo que necessariamente afecta o sistema aberto a toda e qualquer pessoa e mesmo aos robos. • Mas esta teoria nunca foi efectivamente provada, porque nunca antes houve forma e talvez necessidade de o provar, mas os seus defensores dão-na como verdadeira. • Diz o sistema que a validação das enciclopédias tradicionais dá garantias de uma maior precisão, uma grau de perfeição maior, do que o sistema democrático, aberto a toda e qualquer pessoa.

  8. Por outro lado, os processos editoriais da enciclopédia “online” e em papel não andam assim tão longe uns dos outros: primeiro os caça-factos vasculham e mondam, preparando cada artigo para a redacção por um especialista ou conjunto deles, sendo depois submetido a uma ou várias aprovações, laterais e superiores, cabendo a responsabilidade final a um macro-editor cujo trabalho não é validar artigos mas pessoas. • O modelo Wikipédia segue passos muito idênticos; um utilizador abre uma entrada sobre um novo assunto, um wikipedista é avisado e vai ler e retocar, outro wikipedista com mais responsabilidade verifica a correcção geral – tudo de forma transparente, o que é um alívio para muita gente.

  9. A grande diferença neste mundo dos “bits”, qualquer erro, em qualquer fase da edição, é corrigido no minuto seguinte a ser detectado, enquanto na edição em papel pode demorar uns anos até a “verdade” ser reposta. • Se fosse preciso apresentar um argumento, a recente reclassificação do Sistema Solar era o exemplo perfeito da vantagem da Wikipédia sobre qualquer enciclopédia do mundo dos átomos. Enquanto a Wikipédia viu essa actualização feita de imediato, a Enciclopédia Britânica continuará a afirmar que o Sistema Solar tem 9 planetas, continuando desactualizada por uns anos, até à próxima revisão.

  10. Em Dezembro de 2005, a revista cientifica ”Nature” publicou os resultados de um teste sobre a exactidão da Wikipédia. Escolhidos ao acaso artigos em tópicos científicos e comparados com os seus correspondentes na Britânica. A diferença não era especialmente nítida. Em média, uma entrada cientifica da Wikipédia continha quatro inexactidões - contra três na Britânica. • No entanto o fundador da Wikipédia não se cansa de dizer que toda esta gritaria é um perfeito disparate porque se comparam maças com laranjas.

  11. Este Verão houve um pequeno escândalo na Alemanha: uma resposta da versão local do concurso televisivo “Quem Quer Ser Milionário” estava errada. Tinha sido retirada da Britânica. «Também estava errada na Wikipédia», referiu Wales «mas podemos corrigir o erro imediatamente». • Hoje a qualidade geral aumentou, os artigos possuem mais autocrítica e a elite dos wikipedistas debate que medidas devem ser introduzidas para aperfeiçoar o sistema. • - A discussão não terá fim, pelo menos enquanto continuarem a se vender enciclopédias em papel. Mas do ponto de vista do consumidor avisado a discussão é inutil.

  12. F I M

More Related