1 / 22

Cenáculos de Oração Missionária Oração e Silêncio: Jesus Mestre de Oração

Cenáculos de Oração Missionária Oração e Silêncio: Jesus Mestre de Oração. COM de …. Introdução.

Télécharger la présentation

Cenáculos de Oração Missionária Oração e Silêncio: Jesus Mestre de Oração

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração MissionáriaOração e Silêncio: Jesus Mestre de Oração COM de …

  2. Introdução • Anim. –Irmãos, mais uma vez nos encontramos aqui, reunidos com Maria, nossa mãe e mãe de Jesus. O Mestre da Oração, ensina-nos e motiva-nos para a Oração pessoal com Deus. A Oração é meio mais profundo para falarmos ao Pai. No silêncio encontramo-nos na intimidade com o nosso Pai. O COM é o local onde podemos fazer esta experiência pessoal com Deus e com os irmãos.

  3. Cântico

  4. Saudação Anim. – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen! Anim. – A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração Aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  5. Anúncio do Tema • Para melhor entendermos o valor da oração e do silêncio, olhemos a experiência de Job. Em pouco tempo este homem perde tudo: família, amigos e saúde, mas nunca deixa de se relacionar com Deus. Fala com Ele e, conservando intacta a sua fé, descobre o valor da sua experiência e do silêncio de Deus (Jb. 42,5). Procuremos também conhecer a Oração de Jesus, através do que as suas testemunhas nos dizem: primeiro contemplando-O a Ele próprio; depois escutando-O e vendo como Ele nos ensina a rezar; por fim reconheçamos o modo como Ele atende a nossa oração. Procuremos ir à Fonte. N´Ela encontramos a esperança e a salvação que sustenta e alimenta a vida.

  6. Invocação do Espirito sobre o Cenáculo Anim. - Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni- nos num só coração e numa só alma. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar! Anim. - Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para a cumprir com prontidão e generosidade. Todos - Vinde, Espírito Santo, e ensinai-nos a rezar!

  7. Oração Inicial • PAI NOSSO MISSIONÁRIO • Pai-nosso que estás nos céus: • Cheio de amor por todos os homens. Mas no mundo ainda há milhões e milhões de pessoas que não Te conhecem, que ainda não Te podem chamar Pai. • Santificado seja o teu nome: • Também nos pobres e nos humildes e naqueles que não têm rosto, que não vêem respeitados os seus direitos, que não são amados por ninguém. • Venha a nós o teu Reino: • De justiça, paz, amor e fraternidade... Sim, não podemos cruzar os braços! Continuamos a acreditar que esse Reino, pelo qual o teu Filho Jesus deu a sua vida, ainda é possível.

  8. Oração Inicial • Seja feita a Tua vontade: • Que é a vida em abundância para todos: uma vida digna e feliz. É essa a tua vontade e é isso que queremos fazer: dar a nossa vida pela Boa Nova do amor. • O pão nosso de cada dia nos dá hoje: • O pão necessário para todos, o pão da paz, da saúde, da educação, do trabalho, da alegria, …o pão da Palavra e da Vida! Dá pão aos que têm fome e o pão da justiça e da partilha aos que vivem na opulência! • Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: • Pai, perdoa-nos por pensarmos demasiado em nós próprios e esquecermos os que mais precisam! Que saibamos mostrar o teu rosto de bondade e oferecer sinais de perdão e de amor ... • Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal: • Sim, a tentação é grande, ó Pai! A tentação do amor-próprio, do egoísmo, comodismo e das escolhas mais fáceis e mais aprazíveis. Livra-nos da tentação de dizer NÃO, quando o Teu Filho Jesus nos chama a colaborar com Ele na transformação do mundo, na luta contra todo o tipo de mal

  9. Leitura Bíblica(LC. 11, 5-8) 5 E prosseguiu: «Suponham que têm de ir a casa de um amigo à meia-noite e lhe pedem: “Empresta-me três pães, 6 porque me apareceu em casa um amigo que vem de viagem e eu não tenho nada para lhe dar.” 7 Ora imaginem que o outro grita lá de dentro: “Não me incomodes! A porta já está fechada; os meus filhos e eu já estamos na cama. Não posso levantar-me para te dar os pães.”» 8 Jesus acrescentou: «Pois digo-vos: ainda que ele não se queira levantar para lhe dar os pães, acaba por levantar-se e dar-lhe tudo o que for preciso, não por ser seu amigo, mas para não ser mais incomodado.

  10. Ressonância da Palavra • Salmo 41 (42) • Refrão: Como suspira o veado pelas correntes das águas, Assim minha alma suspira por Vós, Senhor. • Como suspira o veado pelas correntes das águas, Assim minha alma suspira por Vós, Senhor. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: Quando irei contemplar a face de Deus? Refrão • A minha alma estremece ao recordar Quando passava em cortejo para o templo do Senhor, Entre as vozes de louvor e de alegria Da multidão em festa. Refrão • Enviai a vossa luz e verdade, Sejam elas o meu guia e me conduzam Á vossa montanha santa/ E ao vosso santuário. Refrão • E eu irei ao altar de Deus,/ a Deus que é a minha alegria. Ao som da cítara Vos louvarei,/ Senhor, meu Deus. Refrão

  11. Partilhar a leitura missionária • Comentário: (Da Catequese do Papa Bento XVI) • “ A dinâmica de palavra e silêncio, que caracteriza a oração de Jesus em toda a Sua existência terrena, sobretudo na cruz, diz respeito também à nossa vida de oração, em duas direções…” • A 1ª direção refere-se “… ao acolhimento da Palavra de Deus. É necessário o silêncio interior e exterior, para que tal palavra possa ser ouvida. E este é um ponto particularmente difícil para nós, no nosso tempo. Com efeito, a nossa é uma época na qual não se favorece o recolhimento; aliás, às vezes a impressão é de que as pessoas têm medo de se separar, mesmo por um instante, do rio de palavras e de imagens que marcam e enchem os dias…’’

  12. Partilhar a leitura missionária • “A grande tradição patrística ensina-nos que os mistérios de Cristo estão ligados ao silêncio e só nele é que a Palavra pode encontrar morada em nós, como aconteceu em Maria, mulher inseparável da Palavra e do silêncio. Este princípio - de que, sem silêncio, não se sente, não se ouve, nem se recebe nenhuma palavra - é válido sobretudo para a oração pessoal, mas também para as nossas liturgias: para facilitar uma escuta autêntica, elas devem ser também ricas de momentos de silêncio e de acolhimento não-verbal.”

  13. Partilhar a leitura missionária • A 2ª direção dirige-se à importância da “ relação do silêncio com a oração. Com efeito, não há apenas o nosso silêncio para nos dispor à escuta da Palavra de Deus; muitas vezes, na nossa oração, encontramo-nos diante do silêncio de Deus, experimentamos quase um sentido de abandono, parece-nos que Deus não ouve e não responde. Mas este silêncio de Deus, como aconteceu também para Jesus, não significa ausência. O cristão sabe bem que o Senhor está presente e escuta, mesmo na escuridão da dor, da rejeição e da solidão.

  14. Partilhar a leitura missionária • Jesus garante aos discípulos e a cada um de nós que Deus conhece bem as nossas necessidades, em qualquer momento da nossa vida. Ele ensina aos discípulos: “Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais, antes que vós Lho peçais” (Mt 6, 7-8): um coração atento, silencioso e aberto é mais importante que muitas palavras. Deus conhece-nos no íntimo, mais do que nós mesmos, e ama-nos: e saber isto deve ser suficiente.” • “…Todos nós conhecemos Deus quase só por ter ouvido falar d´Ele, e quanto mais abertos permanecermos ao Seu e ao nosso silêncio, tanto mais começamos a conhecê-l´O realmente, por experiência direta.”

  15. Preces • Senhor Jesus, que o vosso Espírito desperte em cada um de nós a fome e a sede de vossa Palavra e nos torne anunciadores e testemunhas do Evangelho. • Todos - Ensina-nos, Senhor, a escutar e meditar a tua Palavra • Senhor Jesus, tu dizes a cada um: Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele (Ap 3,20. Abre-nos os ouvidos e o coração para que Te acolhamos espontaneamente, pois só Tu tens palavras de vida eterna. • Ensina-nos, Senhor, a escutar e meditar a tua Palavra • Senhor Jesus, ensina-nos a fazer silêncio para ouvir a tua Palavra e meditá-la, a fim de que ela, pela ação do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida. • Ensina-nos, Senhor, a escutar e meditar a tua Palavra

  16. Preces • Senhor Jesus, faz com que o Teu Espírito escolha, entre os jovens, bons ouvintes e anunciadores convictos da Tua Palavra, em benefício daqueles que ainda a não ouviram, seguindo o exemplo de S. Daniel Comboni. • Ensina-nos, Senhor, a escutar e meditar a tua Palavra • Cada um pode, espontaneamente, a partir dos textos ouvidos e partilhados, pôr outras intenções… • Todos: Senhor Jesus, Tu nos revelaste o segredo da verdadeira alegria quando disseste: “Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11,28). Te pedimos por intercessão da tua e nossa Mãe, que a saibamos acolher e pôr em prática para encontrarmos a verdadeira alegria. Amen

  17. Oração pelo mundo • Anim. - Pai Santo, o mundo e os seres humanos que criastes à vossa imagem pela vossa Palavra muitas vezes não a escutam, ignoram-na ou se lhe opõem. Por eles vos pedimos: • Todos – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. • Anim. - Pai de misericórdia, Vós enviastes o vosso Filho Jesus como vítima de expiação dos nossos pecados e pelos do mundo inteiro. Por isso te pedimos: • Todos – Mandai Vosso Espírito para que saibamos reconhecer a raiz do pecado pela não escuta da Palavra do Senhor e aprendamos a acolher, em Jesus, Verbo de Deus, o perdão que nos abre à salvação • Anim.– Pai, dai às religiões e ao mundo o Vosso Espírito! • Todos – Por esse Sopro criador, em ação nos acontecimentos do mundo, na Palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros, continuai a inspirar, guiar e fecundar os esforços de tantas mulheres e homens por uma nova humanidade, justa e fraterna.

  18. Entrega do Cenáculo • Anim.- Unidos a Maria, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-lhe os Cenáculos. • Todos - Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos e com as santas e os santos missionários, Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária. • Anim.- Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça. • Todos - Que neles e com eles, o Vosso Espírito relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. • Anim.- Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus... • Todos -... seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. A Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  19. III Parte – Compromissos e Atividades • Leitura da Ata anterior, ofertório e avisos • Revisão do compromisso anterior – Cada um narra como o realizou. • Novo compromisso: Escolhe-se o que fazer até ao próximo encontro.

  20. Oração Conclusiva • Todos - Senhor Jesus, aumenta a nossa fé, à medida que vamos crescendo na capacidade de rezar. Pedimos-Te com confiança o dom da fidelidade no caminho da oração filial, aprendendo de Ti, Filho Unigénito que Se fez homem, o modo de nos dirigirmos quotidianamente ao Pai. Faz que as palavras de São Paulo sobre a vida cristã em geral sejam válidas também para a nossa oração: “Nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem a altura nem o abismo, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está nem Nosso Senhor Jesus Cristo.” Ámen

  21. Cântico

  22. Bênção e Despedida • Anim.- Por intercessão da Estrela da Evangelização, abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espirito Santo. • Todos - Amen. • Anim. Vamos em paz e que o Senhor, com Maria, Sua Mãe, nos acompanhe. • Todos:Graças a Deus

More Related