280 likes | 364 Vues
Todos Pela Aprendizagem Gestar II Lílian Tassara Santos Neves. Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos ”. O ato de brincar é intríseco no ser humano, todos nós nascemos com a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam da realidade .
E N D
Todos Pela Aprendizagem Gestar II LílianTassara Santos Neves Projeto de Implementação“Semana dos Jogos Matemáticos”
O ato de brincar é intríseco no ser humano, todos nós nascemos com a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam da realidade. O brincar faz com que a criança crie um ambiente simbólico, vivenciando "no faz de conta" a realidade.
Os Jogos e as Quatro Operações Básicas
Construção e internalização de conceitos, memorização e facilitação da resolução das quatro operações básicas da matemática despertando o interesse dos alunos, fazendo com que encontrem soluções para a resolução dos problemas na escola e na vida cotidiana, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico.
O estudo da matemática envolve o desenvolvimento do raciocínio lógico, a estimulação do pensamento independente da criatividade e da capacidade de resolver problemas.
O uso dos jogos como recurso pedagógico é de grande relevância visto que é alternativa e ferramenta para aumentar a motivação e solucionar os problemas de aprendizagem minimizando bloqueios, desenvolver a autoconfiança, a organização, a atenção, raciocínio lógico-dedutivo, a concentração, e o senso cooperativo, aumentando as interações e desenvolvendo a socialização do indivíduo com outras pessoas.
Sabendo que as operações básicas são pré-requisitos para todos os demais estudos matemáticos e que sem a compreensão e internalização delas o aluno perde a autoconfiança e diminui seu rendimento, é de se esperar que o estudo com os jogos e a “ Semana dos jogos matemáticos” sane, ou pelo menos minimize esses problemas vivenciados por todos os professores do projeto.
Deve-se ressaltar que o objetivo maior dessa prática é a busca pela melhoria no aprendizado, na dinâmica e no desenvolvimento individual do aluno minimizando bloqueios e resolvendo assim, problemas de aprendizagem.
Solucionar problemas e minimizar bloqueios de aprendizagem; • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; • Construir conceitos; • Estimular o pensamento independente; • Aumentar a capacidade de solucionar problemas; • Desenvolver autoconfiança, organização, concentração e socialização; • Estimular e motivar o estudo das quatro operações básicas.
Definição da equipe organizadora do projeto. • Encontro com o professor de educação física e inclusão digital para traçar os passos e o desenvolvimento do projeto. • Escolha dos jogos levando em consideração o uso das operações básicas. A escolha será feita pela equipe organizadora. • Treino dos alunos nos diversos jogos escolhidos usando as aulas de matemática e educação física. • Treino dos alunos nos jogos matemáticos on-line, usando a sala de inclusão digital.
Montagem da sala especial a ser usada para cada tipo de jogo. • Início da “Semana dos Jogos Matemáticos” com palestra aos pais sobre a importância dos jogos no desenvolvimento cognitivo. • Torneio dos jogos, o aluno fará inscrição no jogo de sua preferência logo após os dias de treino. • Torneio dos jogos on-line. • Torneio de desafios matemáticos. • Premiação dos alunos vencedores de acordo com definição da equipe organizadora do projeto.
Professores de matemática,inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica.
Analisar o desempenho de cada aluno, a partir da resolução das atividades proposta.
Sandra Alves de Oliveira,Pedagoga e especialista em Matemática e Estatística, professora no Departamento de Educação de Guanambi, BA, Uneb.Artigo publicado na edição nº 377, jornal Mundo Jovem, página 5. Matemágica - História, Aplicações E Jogos Matemáticos - FAUSTO ARNALD SAMPAIO Jogando e Construindo Matemática: a influência dos jogos e materiais pedagógicos na construção de conceitos em matemática - Maria Verônica Rezende de Azevedo – Editora Unidas 1992 A construção do signo numérico em situação de ensino. MOURA, M. O. de. São Paulo: USP,1991 A Formação do Símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. PIAGET, J. 3d. Rio de Janeiro. Zahar Editora, 1978. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: matemática/Ministério da Educação. Secretaria da Educação fundamental. – 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.www.pr.senai.br www.gogle.com.br