1 / 24

Ecoturismo

Ecoturismo. Impactes do Ecoturismo. Ecoturismo. Má representação do ecoturismo. Há actividades que deliberada ou inadvertidamente apresentam uma representação errada do ecoturismo. Por vezes não se distingue de outras formas de turismo (de natureza, de aventura, sustentável).

washi
Télécharger la présentation

Ecoturismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ecoturismo Impactes do Ecoturismo

  2. Ecoturismo Má representação do ecoturismo Há actividades que deliberada ou inadvertidamente apresentam uma representação errada do ecoturismo. Por vezes não se distingue de outras formas de turismo (de natureza, de aventura, sustentável). Outras vezes é deliberadamente utilizado apenas para dar uma imagem mais “ecológica” a um produto. Estas interpretações erradas podem afectar negativamente a reputação dos produtos genuínos.

  3. Ecoturismo Impactes ambientais Benefícios directos Incentivo à protecção do ambiente natural Incentivo à recuperação de habitats alterados Geração de fundos para gerir e expandir áreas protegidas Os ecoturistas participam na manutenção ou melhoria dos habitats Os ecoturistas monitirizam os ambientes naturais Benefícios indirectos Fomento do ambientalismo As áreas protegidas para o ecoturismo originam benefícios ambientais Custos directos Geração de resíduos Efeito de uma permanente reestruturação ambiental Custos indirectos Efeitos induzidos pela reestruturação ambiental Exposição a formas menos benígnas de turismo Problemas associados à valorização económica da natureza

  4. Ecoturismo Impactes ambientais Benefícios directos Incentivo à protecção do ambiente natural Há uma pressão, devido à demografia e à necessidade de desenvolvimento, de utilizar áreas anteriormente ocupadas por ecossistemas naturais. É difícil justificar a manutenção desses espaços naturais apenas com base em motivos éticos ou ecológicos, ou com base em benefícios económicos a longo prazo, derivados do controlo da erosão e da protecção da biodiversidade. Se o ecossistema natural não gerar rendimentos, é provável que seja alvo de cortes de madeira, instalação de agricultura ou minas. No entanto, em muitos destinos os ecossistemas naturais têm-se revelado como importantes recursos na área do turismo. Por exemplo nas zonas de savana em África, zonas dedicadas à caça grossa são dezenas de vezes mais valorizadas do que as dedicadas ao pastoreio.

  5. Ecoturismo Impactes ambientais Benefícios directos Incentivo à protecção do ambiente natural Por exemplo um leão pode “valer” muito mais como atracção turística, do que como troféu ou simplemente como fonte de carne e pele. Outro exemplo é a conservação de uma zona florestada, o que impedirá a erosão e o arrastamento de sedimento para o mar, diminuindo perdas ao nível da pesca e do turismo. Benefícios directos Incentivo à recuperação de habitats alterados Na maior parte dos casos a recuperação é feita por razões de melhoria do ambiente, no entanto, os custos associados poderão ser parcialmente cobertos por receitas ligadas ao turismo. Benefícios directos Geração de fundos para gerir e expandir áreas protegidas. O pagamento de entradas nas áreas protegidas ajuda a regular o número de visitantes e a suportar as despesas de manutenção.

  6. Ecoturismo Impactes ambientais Benefícios directos Os ecoturistas participam na manutenção ou melhoria dos habitats Trabalho de voluntariado Deixar o local melhor do que o encontraram Donativos Benefícios directos Os ecoturistas monitorizam os ambientes naturais Detectam comportamentos desadequados de outros visitantes Detectam actividades ilícitas no local (abate de árvores, depósito de lixos).

  7. Ecoturismo Impactes ambientais Benefícios indirectos Fomento do ambientalismo A participação em actividades de ecoturismo poderá levar a um aumento da consciência ambiental. Pode alterar as atitudes das comunidades locais, levando-as a reconhecer o rendimento proveniente do ecoturismo, e reduzindo o recurso a actividades como a caça e o corte de vegetação. É necessário para tal que a comunidade local seja envolvida e sinta os resultados positivos das actividades turísticas. Benefícios indirectos As áreas protegidas para o ecoturismo originam benefícios ambientais Se uma área é preservada para o ecoturismo então os benefícios ecológicos mais amplos resultantes são um resultado dessa actividade. Protecção de bacias hidrográficas e do solo, manutenção da biodiversidade, regulação do clima e dos ciclos biogeoquímicos.

  8. Ecoturismo Impactes ambientais Custos Directos Geração de resíduos Efeito de uma permanente reestruturação ambiental Remoção de vegetação, terraplanagem, construção de estruturas: alojamentos, plataformas e miradouros, trilhos, estacionamento. Os custos ambientais poderão ser mitigados se o distúrbio for local e se se proceder a uma recuperação do local, após a fase de instalação. De preferência, as construções devem ser feitas em locais já alterados. Introdução de sementes e de patogéneos. Efluentes – problemático se não existir uma estrutura para tratamento de águas residuais. Podem ocorrer contaminações dos lençóis freáticos. Restos de alimentos, gases de escape, lubrificantes, fumo da queima de madeira.

  9. Ecoturismo Impactes ambientais Custos Directos Geração de resíduos Efeito de uma permanente reestruturação ambiental Impactes “off–site” Escapes de automóveis, aviões e outros transportes que contribuem para a rarefacção do ozono e para o aquecimento global. Custos Directos Actividades dos turistas A entrada em zonas pouco alteradas, ou a acumulação de turistas em volta de centros de interpretação pode levar a uma perturbação da vida selvagem, especialmente das mais raras, e à introdução de espécies. Pode também atrair espécies oportunistas, alterando o equilíbrio ecológico anteriormente existente.

  10. Ecoturismo Impactes ambientais Custos Directos Actividades dos turistas Observação da vida selvagem Os animais passam mais tempo em vigília e menos a alimentar-se e a descansar. Para evitar estas situações há que criar áreas de tampão entre os observadores e os animais. Evitar a habitução à presença humana. Pedestrianismo e mergulho Erosão, compactação do solo, destruição da vegetação. A relação pode ser linear ou não-linear (com uma assímptota). O efeito do pisoteio varia com o habitat, mas é em geral muito localizado. O mergulho pode levar a sedimentação e destruição de corais. Introdução de espécies exóticas Pode levar à introdução de flora exótica. O mesmo acontece em relação aos insectos e até aos patogéneos.

  11. Ecoturismo Impactes ambientais Custos Indirectos Efeitos induzidos pela reestruturação ambiental Construção de habitação para os trabalhadores. Aumento do número de habitantes das zonas de acesso ao parque. Necessidade de zonas de tampão em redor das reservas. Custos Indirectos Exposição a formas menos benígnas de turismo Os ecoturistas iniciam um fase de exploração, seguida por uma fase de desenvolvimento, que surge na sequência da abertura de caminhos e da publicidade. Se não existir regulação, o ecoturismo pode dar lugar a turismo de massas. O local pode até manter-se sustentável mas as áreas adjacentes podem ser alvo de um desenvolvimento turístico desregulado.

  12. Ecoturismo Impactes ambientais Custos Indirectos Problemas associados à valorização económica da natureza O valor monetário atribuído ao ambiente natural através do ecoturismo é um incentivo contra o avanço de utilizações menos sustentáveis. Um habitat deveria ser interpretado e apeciado de um modo global, mas muitos ecoturistas estão apenas interessados num elemento específico desse sistema, havendo o risco de se desvalorizarem elementos que não são atractivos mas que são fundamentais para a manutenção do ecossistema. Pode levar a uma gestão centrada em espécies e não no ecossistema. Isso pode causar desequilíbrios. A interpretação deverá facultar uma apreciação holística do ecossistema.

  13. Ecoturismo Impactes Económicos Benefícios directos Geração de rendimentos e emprego Oportunidades económicas para regiões periféricas Benefícios indirectos Elevado efeito multiplicador e criação indirecta de emprego e de rendimento Estímulo do turismo de massa Apoio ao turismo cultural e de património Benefícios económicos provenientes das áreas protegidas para o ecoturismo Custos directos Despesas de instalação (aquisição de terrenos, estabelecimento de áreas protegidas, superestruturas e infraestruturas) Despesas de manutenção (manutenção de infraestruturas, promoção, odenados) Custos indirectos Incerteza nos resultados financeiros Perda de rendimentos por importação e participação externa Custos de oportunidade Prejuízos na agricultura devidos à vida selvagem

  14. Ecoturismo Impactes Económicos Benefícios directos Geração de rendimentos e emprego Despesas efectuadas no local pelos turistas. Criação de emprego. Venda de artesanato. Há que avaliar aquilo que é efectivamente parte do rendimento da comunidade local, retirando as perdas para entidades externas (agência de viagens, marketing, etc.). Benefícios directos Oportunidades económicas para regiões periféricas Pode ser uma das poucas actividades, na área dos serviços, que origina um desenvolvimento económico sustentável em zonas remotas. Em algumas regiões, onde actividades como a exploração de madeira ou a mineração estão em declínio, poderá ser uma opção válida.

  15. Ecoturismo Impactes Económicos Benefícios Indirectos Elevado efeito multiplicativo e criação indirecta de emprego e de rendimento Ex: um hotel utiliza os pagamentos do turistas para adquirir alimentos ou para pagar aos funcionários. Criação de postos de trabalho indirectos – na produção de produtos agrícolas ou de artesanato. Benefícios Indirectos Estímulo do turismo de massa Muitos turistas comuns visitam destinos particulares devido à existência de atracções ligadas à vida selvagem. Podem alojar-se longe dessas zonas, criando rendimentos noutras áreas. Requer cuidado, uma vez que o turismo de massas poderá ser considerado como um custo e não um benefício, dependendo das áreas em questão.

  16. Ecoturismo Impactes Económicos Benefícios Indirectos Apoio ao turismo cultural e de património São tipos de turismo complementares. Benefícios Indirectos Benefícios económicos provenientes das áreas protegidas para o ecoturismo Prospecção de substâncias com utilização farmacêutica, colheita sustentada de sementes e de outros produtos, prevenção de cheias, manutenção de recursos hídricos, etc.

  17. Ecoturismo Impactes Económicos Custos directos Despesas de instalação (aquisição de terrenos, estabelecimento de áreas protegidas, superestruturas e infraestruturas) Despesas de manutenção (manutenção de infraestruturas, promoção, odenados) Não devem ser considerados como impactes negativos. Compra de terrenos, construção de trilhos interpretativos, centros de visitantes, parqueamento. Actualização e manutenção das instalações, custos do trabalho e marketing. É necessário considerar os custos fixos e os custos variáveis (com o número de clientes). Todos estes custos podem ser considerados como benefícios directos e indirectos, dependendo de quem vai beneficiar do seu pagamento.

  18. Ecoturismo Impactes Económicos Custos indirectos Incerteza nos resultados financeiros O rendimento depende das leis da oferta e da procura. A procura pode diminuir em tempos de crise económica. Distúrbios políticos e sociais podem afectar a oferta. Custos indirectos Perda de rendimentos por importação e participação externa Podem atingir-se perdas de 90% na região onde decorre a operação. A perda poderá não ser total, se reverter para o país. As maiores perdas relacionam-se com os agentes de viagem (externos ao destino) e com as agências de marketing e publicidade.

  19. Ecoturismo Impactes Económicos Custos indirectos Custos de oportunidade Quais os rendimentos que se perdem devido à não utilização de uma área para outros fins (agricultura, floresta, minas). Custos indirectos Prejuízos na agricultura devidos à vida selvagem Prejuízos ao nível da agricultura ou da pecuária: leões e outros predadores; elefantes e outros herbívoros; aves migradoras. Esses prejuízos devem ser considerados e cobertos pelos turistas, caçadores, gestores das áreas protegidas. É de evitar conflitos com os proprietários desses terrenos, evitando o surgimento de antipatia pelo turismo e pela vida selvagem.

  20. Ecoturismo Impactes Sócio-Culturais Benefícios directos e indirectos Estabilidade e bem-estar da comunidade pela geração de benefícios económicos e pela participação local Beneficios estéticos e espirituais e satisfação por parte dos residentes e dos turistas Acessibilidade a uma parte considerável da população Custos directos Intrusão cultural e social Imposição de um sistema de valores externo Erosão do controlo local (peritos externos, imigração de trabalhadores) Desigualdades locais Custos indirectos Potencial para ressentimento e antagonismo local Oposição dos turistas em relação a aspectos da cultura ou do estilo de vida locais

  21. Ecoturismo Impactes Sócio-Culturais Benefícios directos e indirectos Estabilidade e bem-estar da comunidade pela geração de benefícios económicos e pela participação local Beneficios estéticos e espirituais e satisfação por parte dos residentes e dos turistas Acessibilidade a uma parte considerável da população (não exige preparação especial, é pouco dispendioso, pode acomodar indivíduos com limitações físicas ou mentais)

  22. Ecoturismo Impactes Sócio-Culturais Custos directos Intrusão cultural e social Há casos em que a comunidade receptora assume dois espaços, um em que mantém a sua cultura, e outro destinado aos turistas. Alguns ecoturistas poderão tentar intervir no espaço “reservado” à cultura local mais genuína. Custos directos Imposição de um sistema de valores externo Pode se visto como uma forma de neo-colonialismo, em que se assume que o ecoturismo é o modo preferido pelas comunidades locais. Isso é visível na publicidade pela utilização de termos como: remota, primitiva, tradicional, autêntica, descoberta. Poderá dar a ideia que os ecoturistas não pretendem que essas zonas evoluam no sentido de um desenvolvimento comparável ao que eles gozam nas suas zonas de origem.

  23. Ecoturismo Impactes Sócio-Culturais Custos directos Erosão do controlo local (peritos externos, imigração de trabalhadores) As comunidades locais perderam, inevitavelmente, algum controlo numa economia mundial globalizada. Será positivo que mantenham controlo operacional ao nível local. Muitas vezes isso não acontece porque as iniciativas são dominadas por elementos de outros países ou de cidades de maior dimensão. Custos directos Desigualdades locais É importante evitar o seu surgimento. Algumas famílias, inicialmente mais fortes em termos económicos, podem concentrar o domínio sobre a actividade turística, aumentando ainda mais as assimetrias.

  24. Ecoturismo Impactes Sócio-Culturais Custos indirectos Ressentimento ou antagonismo local A perda de recursos, devido a medidas de protecção ambiental dos espaços dedicados ao ecoturismo, poderá originar sentimentos negativos por parte das populações locais, levando a publicidade negativa e declínio do destino turístico. Custos indirectos Oposição dos turistas em relação a aspectos da cultura ou do estilo de vida locais Conflitos e publicidade negativa. Ex: práticas locais de caça.

More Related