1 / 8

Princípio de pascal

Princípio de pascal. Amanda Capeletti Vendrami Milene Stefani Pereira.

wilona
Télécharger la présentation

Princípio de pascal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Princípio de pascal Amanda CapelettiVendrami Milene Stefani Pereira

  2. O Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, é o princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), que estabelece que a alteração de pressão produzida num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido

  3. Aplicações do Princípio

  4. As prensas hidráulicas em geral, sistemas multiplicadores de força, são construídos com base no Princípio de Pascal. Uma aplicação importante é encontrada nos freios hidráulicos usados em automóveis, caminhões, etc. Quando se exerce uma força no pedal, produz-se uma pressão que é transmitida integralmente para as rodas através de um líquido, no caso o óleo. O ar comprimido, empurrando o óleo no tubo estreito, produz um acréscimo de pressão (Deltap), que pelo princípio de Pascal, se transmite integralmente para o tubo largo, onde se encontra o automóvel.

  5. Sendo p1 = D p2 e lembrando que D p = F/A , escrevemos: Como A2 > A1 , temos F2 > F1 , ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo. A prensa hidráulica é uma máquina que multiplica a força aplicada.

  6. Por outro lado, admitindo-se que não existam perdas na máquina, o trabalho motor realizado pela força do ar comprimido é igual ao trabalho resistente realizado pelo peso do automóvel. Desse modo, os deslocamentos – o do automóvel e o do nível do óleo – são inversamente proporcionais às áreas dos tubos: t 1 = t 2é F1d1 = F2d2 Mas na prensa hidráulica ocorre o seguinte:

  7. Comparando-se com a expressão anterior, obtemos: Comparando-se com a expressão anterior, obtemos:

  8. FIM!

More Related