1 / 32

Cenáculos de Oração Missionária

Cenáculos de Oração Missionária. AMEN. COM de…. Introdução.

yehudi
Télécharger la présentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração Missionária AMEN COM de…

  2. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, somos um Cenáculo de Apóstolos, chamados pelo Senhor. Hoje, ao fim deste ano, em que aprofundámos a nossa fé, e em comunhão com os Cenáculos do mundo inteiro, reunimo-nos aqui para pedir o dom da fé para toda a humanidade e rezar para que o nosso testemunho missionário possa mostrar, diariamente, a imagem do amor de Deus a toda a humanidade.

  3. Cântico

  4. Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  5. Anúncio do Tema No Credo, ao dizermos AMEN, confirmamos a nossa aceitação de tudo o que foi proclamado: Assim é, assim quero que seja! Assim eu creio! Dizer Ámen significa assumir o compromisso de obediência e fidelidade a Deus, confiando no Seu amor e no projeto de felicidade que Ele nos oferece. Dizer Ámen é acolher Jesus Cristo: Ele é o verdadeiro e único “Ámen” de Deus para nós. Dizer Ámen impele-nos a imitar Maria, no seu Sim generoso e fiel, com o qual se tornou a melhor discípula de Jesus e nosso modelo de fé, pela sua obediência e disponibilidade ao amor de Deus, que só quer o bem da humanidade.

  6. Invocação do Espírito Santosobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

  7. AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

  8. Oração Inicial Ilumina, Senhor, os nossos corações neste encontro, para que encontremos o melhor caminho para sermos, na nossa comunidade, reflexo do Ámen em que acreditamos: o Teu Filho. Faz com que a nossa vida espelhe a solidez da fé, da fidelidade, da confiança e da obediência à Tua vontade, de modo que todos os que nos rodeiam se entusiasmem no seguimento de Jesus Cristo, Teu Filho, que vive e reina à Tua direita, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

  9. Leitura Bíblica (Ap 22, 6-17) 6E disse-me: «Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras: o Senhor Deus, que inspira os profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que brevemente vai acontecer. 7Eis que Eu venho em breve. Feliz o que puser em prática as palavras da profecia deste livro.» 8Eu, João, é que ouvi e vi estas coisas; e, depois de ouvir e ver, caí aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9Mas ele disse-me: «Guarda-te de fazer tal coisa! Eu sou teu companheiro, assim como dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. A Deus é que deves adorar!» 10E acrescentou: «Não escondas as palavras da profecia deste livro; pois o tempo está próximo. 11Que o injusto continue a cometer injustiças; que o impuro continue a cometer acções impuras; o que é honrado continue a ser honrado e o que é santo santifique-se ainda mais.

  10. 12Eis que Eu venho em breve e trarei a recompensa para retribuir a cada um conforme as suas obras. 13Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. 14Felizes os que lavam as suas vestes, para terem direito à árvore da Vida e poderem entrar nas portas da cidade. 15Fora os cães, os feiticeiros, os luxuriosos, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a fraude. 16Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos anunciar todas estas coisas acerca das igrejas: Eu sou o descendente e a estirpe de David, Eu sou a brilhante estrela da manhã.» 17O Espírito e a Esposa dizem: «Vem!» Diga também o que escuta: «Vem!» O que tem sede que se aproxime; e o que deseja beba gratuitamente da água da vida.»

  11. 18«E Eu declaro a todos os que escutam as palavras proféticas deste livro: Se alguém aumentar alguma coisa, Deus lhe aumentará os flagelos que estão descritos neste livro. 19E se alguém retirar palavras deste livro profético, Deus lhe retirará a parte que tem na árvore da Vida e na cidade santa, descritas neste livro. 20O que é testemunha destas coisas diz: ‘Sim. Virei brevemente.’» - Ámen! Vem, Senhor Jesus! 21A graça do Senhor Jesus esteja com todos vós. PALAVRA DO SENHOR

  12. Comentário Todos os anos chegamos a esta altura, a este mês, e preparamo-nos para receber, mais uma vez, a vinda de Jesus, que não desiste de entrar na vida de cada um de nós. Preparamos a nossa casa para O receber e fazemos o propósito de caminhar com Ele até ao calvário, na esperança de nos regozijarmos com a sua Ressurreição e de sentirmos o coração a arder com o fogo do Espírito Santo. Celebramos as grandes festas da nossa fé, mas o perigo é que elas fiquem só nas lindas cerimónias que fazemos na igreja. Nós deixamo-nos facilmente inflamar com o entusiasmo de alguns momentos, mas depois ficamo-nos por aí. E, no dia seguinte, voltamos ao de sempre! Cristo vem e quer instalar-se definitivamente na nossa vida. Estamos num tempo favorável para prepararmos o coração para O receber. Não como uma visita, mas como alguém que vai fazer parte do nosso quotidiano para sempre e nos vai orientar numa total obediência ao Pai.

  13. Testemunhas de Cristo, temos de fazer com que Ele seja o nosso guia diário, todos anos da nossa vida, para podermos finalmente ter direito à árvore da Vida e entrar nas portas da Cidade. O livro do Apocalipse chama a Jesus o Amen, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus (Apoc. 3,14). Ele tem as vestes brancas e luminosas, porque as branqueou no sangue da sua obediência ao Pai até à morte. Nele têm cumprimento todas as promessas de Deus. Jesus mostra-nos que Deus é fiel, a qualquer preço (2Cor. 1, 19-20). E é por Ele que também nós ousamos dizer Amen a Deus, como resposta da nossa fidelidade à fidelidade de Deus para connosco, em Jesus Cristo. O nosso «Amen» é o sinal da nossa confiança nAquele que nos propõe lavar as vestes no sangue do Cordeiro, imitando a fidelidade persistente e duradoira de Jesus, na rotina de todos os nossos dias. E, com a veste branca, poderemos entrar na festa de núpcias do Cordeiro com a humanidade, a festa da luz, da alegria e da felicidade para sempre.

  14. Pistas para o diálogo de grupo • Que homem ou mulher quero ser no mundo em que vivo? • Que quer Jesus para mim e de mim? • Que precisamos fazer, que ainda não tenhamos feito, para conhecer e dar a conhecer Jesus Cristo, de modo a mostrarmos que só com Ele se encontra a verdadeira felicidade?

  15. Leitura Missionária

  16. Preces AN. - Com a certeza de que Jesus virá de novo e com a esperança de alcançarmos a vida eterna, confiemos ao Senhor o nosso desejo de contribuir para a construção do Seu Reino e peçamos-Lhe a Sua fortaleza dizendo: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé - Para que as dificuldades, materiais e emocionais, que surgem no caminho de cada um, sejam uma oportunidade para descobrir que a humanidade só será feliz no amor de Deus, oremos: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé - Para que Deus ilumine os governantes deste mundo, de modo a que se preocupem verdadeiramente com os valores da justiça e da igualdade para todos, lutando por uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de ser felizes, oremos: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé

  17. - Para que todos os cristãos sejam fieis à sua fé e se empenhem ativa e alegremente em mostrar aos descrentes, ou receosos, que em Jesus está a grande esperança e a verdadeira felicidade de toda a humanidade, oremos: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé - Para que as famílias não tenham receio de orientar os seus valores de vida pelos valores do Evangelho e descubram em Cristo a alegria de viver, oremos: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé - Para que os jovens sintam que a adesão a Jesus Cristo é sinónimo de libertação e de felicidade e não tenham medo de colocar a sua vida nas mãos de Deus, oremos: Todos: Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé

  18. - Para que cada um de nós permaneça em Cristo, ponha em prática os seus ensinamentos e seja testemunha do amor de Deus, levando outros a experimentar esse Amor, oremos: Todos - Vem, Senhor, e aumenta a nossa fé Outras intenções… Pai Nosso

  19. Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

  20. AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  21. AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  22. AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  23. AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  24. Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

  25. AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  26. AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

  27. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  28. IIIPARTE COMPROMISSOSE ACTIVIDADES • Ofertório • Acta • Revisão dos compromissos • Programação de actividades

  29. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  30. Oração Conclusiva Senhor, aumenta a minha fé. Que ela cresça pelo menos até ao tamanho de um grão de mostarda e me faça ver a vida como um Dom para agradecer em cada dia. Senhor, aumenta a minha fé. Para que eu não me esqueça de que és Tu que me convertes e não desista de procurar mudar o meu coração e o meu olhar. Senhor aumenta a minha fé. Para que eu seja digno de ser chamado cristão e possa dizer com toda a sinceridade: Amen! Vem, Senhor Jesus!

  31. Cântico Final

  32. Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

More Related