1 / 19

IT Governance and Business Value

IT Governance and Business Value. http://idc.innovagency.com/site. IT Governance and Business Value.

yitta
Télécharger la présentation

IT Governance and Business Value

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IT Governance and Business Value http://idc.innovagency.com/site

  2. IT Governance and Business Value Um dos aspectos mais críticos na gestão das TI, ou “IT Governance”, e que tem um impacto significativo no retorno dos investimentos, é o conceito de alinhamento das TI com a estratégia da organizaçãode forma a criar valor para o negócio – “Business Value”.Acreditamos que a necessidade de alinhamento crescerá em importância à medida que as organizações tiverem de se adaptar mais rapidamente aos mercados, de reagir à necessidade de mudar de orientação ou de modelo de negócio. Neste sentido, queremos com este inquérito entender qual o impacto que as TI (sistemas de TI e respectivas aplicações) têm no negócio e, quais os processos utilizados pelas grandes organizações portuguesas no sentido de garantir o seu alinhamento.

  3. Quão importantes são as TI para a execução dos processos de negócio da sua organização?

  4. Independentemente de medir o seu impacto, na sua opinião, qual o contributo das TI para o sucesso do negócio da sua organização?

  5. Com que frequência os projectos de TI têm como suporte um plano de negócios?

  6. Com que frequência são quantificados os benefícios tangíveis e intangíveis a atingir, para o negócio, com um projecto de TI?

  7. Com que frequência é delegado a um executivo da organização a responsabilidade de garantir que os benefícios definidos para o projecto de TI sejam de facto cumpridos?

  8. Das seguintes opções, qual aquela que mais se aproxima da forma de reporting dos projectos de TI na sua organização?

  9. Com que frequência os projectos de TI são revistos e alterados para reflectir novas realidades de negócio?

  10. Dentro do departamento de TI, quais as tecnologias/áreas que considera mais interdependência terem com a estratégia da sua organização?

  11. Em que tipo de situações são utilizados Service Level Agreements (SLA’s), na implementação e gestão de projectos de TI?

  12. Na sua opinião, qual o impacto que uma estratégia de Outsourcing, de todo ou parte dos SI, tem na capacidade de alinhamento das TI com o negócio?

  13. Na implementação de projectos de TI, o chefe de projecto é:

  14. Qual considera ser o papel das TI na definição da estratégia da sua organização ?

  15. Comentário Uma grande maioria das organizações inquiridas é utilizadora de Outsourcing de TI e pretende continuar a utilizar, demonstrando que efectivamente o conceito está já solidamente instalado no mercado. A agudização da crise económica deu provavelmente um forte contributo para tal, já que no ano passado o uso e as intenções de usar se ficavam pelos 60%. Não deixa de ser curioso, aliás, verificar que ocorreu uma drástica alteração de opinião dos que nos anos anteriores tinham optado pela hipótese «não utiliza e não pretende utilizar», passando de cerca de 40% (44% em 2003 e 41% em 2004) para apenas 7%De notar o facto de, em qualquer das pesquisas, ser praticamente nulo o número dos que escolheram a resposta «Utiliza mas deixará de utilizar», traduzindo uma significativa fidelidade dos que já possuem o estatuto de utilizador. Os resultados são obviamente diferentes da mesma questão relativa aos Sistema de Informação. Efectivamente, o facto de o BPO estar ainda em fase emergente e de consolidação surge claramente expresso nas respostas do painel.

  16. Se, todavia, cerca de um terço das organizações fazem já uso deste tipo de Serviços de Outsourcing, isso significa que o mercado está a reagir muito positivamente à oferta que ele oferece. Reforçando esta ideia surgem os 20% que afirmam não serem ainda utilizadores mas que tencionam vir a sê-lo. Por outro lado, o facto de rondar os 40% a percentagem que entende nunca vir a utilizar BPO deve ser visto com a relatividade que estas coisas invariavelmente encerram, ou seja, não será de admirar que de hoje a um ano à mesma questão as respostas sejam em muito menor número. Apesar do sucesso que os Serviços de Outsourcing têm tido é sabido que as resistências, sobretudo nos primeiros tempos, não têm sido poucas. A principal questão é, diríamos inevitavelmente, o receio de perda controlo sobre os processos, referida por 7 em cada 10 dos inquiridos Surge depois um grupo de dois itens: - A especificidade de processos internos, mencionada por 54% - Os custos ou dificuldade em medir o retorno do investimento, alvo da preocupações de 50% dos membros do painel

  17. Firms that do IT Governance well can have up to 20% greater profitability than firms with poorer governance, given the same strategic objectives. MIT, Peter Weill

More Related