1 / 8

O N D A S

O N D A S. (2). Prof. Cesário. 6 – REFLEXÃO DE ONDAS. Quando uma onda atinge um anteparo ela retorna ao meio de origem. Este fenômeno é conhecido com reflexão. 6.1 – Reflexão de uma onda em uma dimensão. É o caso de ondas em molas ou cordas. Devemos considerar dois casos:

yitta
Télécharger la présentation

O N D A S

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O N D A S (2) Prof. Cesário

  2. 6 – REFLEXÃO DE ONDAS Quando uma onda atinge um anteparo ela retorna ao meio de origem. Este fenômeno é conhecido com reflexão. 6.1 – Reflexão de uma onda em uma dimensão É o caso de ondas em molas ou cordas. • Devemos considerar dois casos: • reflexão em extremo fixo e, • (ii) reflexão em extremo livre. (i) Extremo da mola fixo Quando o extremo onde a onda se reflete for fixo, ela retorna invertida.

  3. (ii) Extremo móvel Quando a extremidade da corda pode se movimentar, a onda volta sem inversão. (Uma argola na extremidade da mola)

  4. As ondas incidem nessa direção. e refletem nessa direção i normal r 6.2 – Reflexão em duas dimensões Ocorre com ondas na água. O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r).

  5. Corda leve Corda pesada Onda refratada – diminui a velocidade Onda refletida – invertida e mantém a velocidade. Onda refratada – aumenta a Velocidade. Onda refletida – não inverte e mantém a velocidade. 7 - REFRAÇÃO Nas molas e nas cordas, a velocidade depende da densidade linear. Quanto maior a densidade, menor será a velocidade. Assim, numa corda (ou mola) mais pesada, a velocidade da onda diminui. Essa mudança de velocidade em meios diferentes é denominada refração. A onda ao atingir a separação dos dois meios também sofre reflexão. Passando da mola leve para a pesada. Passando da mola pesada para a leve.

  6. 1 – parte da onda se atrasando por estar em local mais raso. 2 - As duas ondas mais próximas da areia apresentam uma distância menor entre as cristas. Na água a refração se dá devido à diferença de profundidades. Em águas mais profundas as ondas caminham com maior velocidade. Observe: Porque?

  7. Direção de propagação da onda. sen i sen r 2 1 v2 v1 raso n = = = 1 2 i r profundo N A figura a seguir mostra a direção das ondas produzidas na água ao atravessar de uma região profunda para outra rasa. Obtém-se o efeito colocando uma placa de vidro no fundo de uma cuba de ondas. Na parte rasa a velocidade da onda é menor. Parte da onda que permanece na parte profunda mantém a velocidade enquanto que a parte que passou para a parte rasa tem uma velocidade menor. Isto provoca um desvio da onda. Com relação às velocidades, os comprimentos de onda e os ângulos i e r com a normal (N) tem-se: n – é chamado índice de refração.

  8. EXERCÍCIOS 1 – Esboce a onda refletida para a onda indicada na figura, se o extremo é fixo. 2 - Repita o exercício se o extremo for livre. 3 – A velocidade da onda na corda pesada é 40 cm/s, sendo 20 cm, o comprimento de onda. Se o comprimento de onda na corda leve é 50 cm, qual será a velocidade da onda na corda leve? 4 – Uma onda com velocidade de 40 m/s incide na superfície que separa duas regiões com água formando um ângulo  com a normal, tal que sen  = 0,625. Se ao passa a superfície, o ângulo com a normal é de 30º, qual será a velocidade da onda na outra região?

More Related