1 / 42

EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS. vamos falar sobre as crianças de hoje. elas passam menos tempo com os pais. Classified - Internal use. mais tempo com mais brinquedos. Classified - Internal use. pressionadas pela performance escolar.

aoife
Télécharger la présentation

EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDUCAÇÃO INFANTIL: AFETIVIDADE, LUDICIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

  2. vamos falar sobre as crianças de hoje

  3. elas passam menos tempo com os pais Classified - Internal use

  4. mais tempo com mais brinquedos Classified - Internal use

  5. pressionadas pela performance escolar Classified - Internal use

  6. um modelo que reproduz pequenos espectadores ao invés de grandes criadores

  7. QUAL SERIA UM BOM ESTÍMULO EDUCATIVO, CRIATIVO E INTERATIVO PARA CRIANÇAS DO NOSSO TEMPO CRESCEREM BEM ?

  8. isso mesmo, uma folha em branco.

  9. A ciência comprova “A atividade de desenhar é um dos estímulos exteriores mais importantes para o desenvolvimento da criança, para exercitar sua mente e imaginação” (PIAGET, 1978) “As crianças que utilizam o desenho para se expressar têm maior facilidade de aprender. O desenho é um pré-requisito para a aquisição da linguagem escrita” (MELLO, 2012) “De forma prazerosa, aprende a desenvolver noção de espaço, apropriando-se do seu próprio conhecimento construído respeitando seu ritmo.” (MELLO, 2012) “O modo como o desenho infantil vem sendo trabalhado na escola tem desvalorizado o processo de criação das crianças, tendo em vista a obtenção de um produto final a partir de modelos prontos, sem significado para as crianças. (AFFONSO; SOUZA, 2007).

  10. DESENHAR NA INFÂNCIA É UM DIREITO TÃO IMPORTANTE QUANTO O “ENSINO FUNDAMENTAL” Classified - Internal use

  11. “TODA CRIANÇA É ARTISTA, NASCE ARTISTA. O PROBLEMA É COMO FAZER COM QUE ELA SE CONSERVE ARTISTA DEPOIS DE CRESCIDA.” Pablo Picasso

  12. “CRIANÇA QUE DESENHA NÃO PASSA A INFÂNCIA EM BRANCO”

  13. Classified - Internal use

  14. SÉCULO XX - ERA DA INFORMAÇÃO SÉCULO XXI - ECONOMIA CRIATIVA ERA DE CONCEITOS NINGUÉM PODE SE DAR AO LUXO DE IGNORAR O ARTISTA QUE MORA EM SI, NO LADO DIREITO DO CÉREBRO

  15. OS DOIS LADOS DO CÉREBRO TROCAM SINAIS A TODO O TEMPO, POR UMA REDE DE 200 MILHÕES A 300 MILHÕES DE FIBRAS NEURAIS QUE AJUDAM A BALANCEAR A APRENDIZAGEM, ANÁLISE, COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS DO CORPO ENTRE OUTRAS FUNÇÕES.

  16. MENTE ALERTA nos permite ENXERGAR ALÉM MTE ALERTA

  17. INTERAÇÃO COGNITIVA A análise de figuras A análise de desenhos “incoerentes” despertou muito interesse de psicólogos estudando o processo de interação cognitiva. O espectador depara-se realmente com uma experiência deceptiva, como um problema sem solução. Apenas para constatar como é complexo o ato perceptivo quando se trata de uma ILUSÃO DE ÓTICA.

  18. Classified - Internal use

  19. A FALTA DE RECURSOS NÃO PODE SER • ENCARADA COMO UM FREIO DA • INICIATIVA, • CRIATIVIDADE, • INOVAÇÃO. • AO CONTRÁRIO, DEVE SER UM • ACELERADOR PARA A SUPERAÇÃO QUE • NOS LEVA DE ENCONTRO AO OBJETIVO.

  20. Classified - Internal use QUAL É O COMBUSTÍVEL DA CRIATIVIDADE?

  21. CRIATIVIDADE PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS VOGAIS:

  22. 4 “Cs” 4 Cs

  23. Classified - Internal use “ DESCOBRIR CONSISTE EM OLHAR PARA O QUE TODO MUNDO ESTÁ VENDO E PENSAR UMA COISA DIFERENTE.” Albert Szent-György Prêmio Nobel de Medicina

  24. Classified - Internal use

  25. Classified - Internal use

  26. Classified - Internal use

  27. Classified - Internal use

  28. “O HOMEM É DO TAMANHO DO SEU SONHO” Fernando Pessoa

More Related