1 / 16

No domingo passado...

No domingo passado. 1. 2. 3. A sucessão de muitos dias vividos no deserto cria a sensação de um certo distanciamento por parte de Deus. Altas doses de angústia, desânimo, insegurança, solidão... agridem, lesionam e sujeitam o nosso espírito.

Télécharger la présentation

No domingo passado...

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. No domingo passado... 1 2 3 • A sucessão de muitos dias vividos no deserto cria a sensação de um certo distanciamento por parte de Deus. • Altas doses de angústia, desânimo, insegurança, solidão... agridem, lesionam e sujeitam o nosso espírito. • A experiência do deserto torna patente a insuficiência dos nossos recursos, bem como a suficiência dos recursos de Deus.

  2. O DESERTO NA VIDA DE DAVI... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido para ser rei em Israel. Entrou para a corte do rei Saul, e ali o estimaram como amigo e cantor. Salvara seu país das mãos dos filisteus, e para o seu povo se tornara um herói. Mas foi forçado a abandonar tais honrarias e apreços, para sobreviver como pudesse no deserto. Não temos uma cronologia exata, mas, por alto, calcula-se que Davi tenha vivido uns 10 anos no deserto na condição de fugitivo (Eugene Peterson).

  3. O DESERTO NA VIDA DE DAVI... DO PALÁCIO PARA O DESERTO: Em fuga, Davi chegou à cidade de Gate, na Filístia. Para sobreviver, Davi se tornou servo de um rei filisteu - Aquis. Acompanhado por 600 homens e suas famílias, Davi passou a viver na cidade de Ziclague. E M B A I X A

  4. Se você acha que as coisas estão ruins... ...saiba que elas podem piorar!

  5. 1 SAMUEL 30.1-6 1 Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague. 2 Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. 3 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. 4 Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.

  6. 1 SAMUEL 30.1-6 5 As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. 6 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas...

  7. O que podemos aprender com este MOMENTO desesperador da vida de DAVI ?

  8. Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague(v. 1). 1 • Investimos mal o nosso tempo atendendo a causas absurdas. Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, e Israel acampou junto à fonte de Jezreel. Enquanto os governantes filisteus avançavam com seus grupos de cem e de mil, Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis. Os comandantes dos filisteus perguntaram: "O que estes hebreus fazem aqui?” (1 Samuel 29.1-3).

  9. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros (v. 3). Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (v. 4). 2 • Ganhamos quinquilharias e acabamos perdendo bens inestimáveis.

  10. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas... (v. 6). 3 • Deixamos maus momentos fragilizarem antigas alianças. Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles (1 Samuel 29.1-2).

  11. O que podemos aprender com DAVI, diante deste MOMENTO desesperador ?

  12. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus (v. 6). 4 • Davi encontrou forças em Deus. Em virtude do nosso coração incrédulo, o mínimo perigo que ocorre no mundo influi mais em nós do que o poder de Deus. Trememos ante a mais leve tribulação, pois olvidamos ou nutrimos conceitos mui pobres acerca da onipotência divina (João Calvino).

  13. Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: "Traga-me o colete sacerdotal". Abiatar o trouxe a Davi, e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los?" E o Senhor respondeu: "Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros" (vs. 7-8). 5 • Davi (re)ativou a sua conexão com Deus. Orar é manter companhia com Deus (Clemente de Alexandria: 150-215 d. C.)

  14. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo (vs. 18-19). 6 • Davi reconheceu o êxito da empreitada, como reflexo da providência de Deus. Davi respondeu: “Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós (v. 23).

  15. PARA MEDITAR E ORAR... 1) Com o que (ou com quem) você tem gastado o seu tempo? Será que você não tem investido (tempo, energia, $) em causas absurdas? 2) Você tem buscado forças e orientação em Deus? 3) “Quanto ao mais , sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6.20). * Você encontra os slides da série em: www.ipjsp.org.br

More Related