1 / 21

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira. ATENÇÃO PROVA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: 16.05.2014 DIRETRIZES: Conteúdo trabalhado até a data anterior à prova. A partir do 5; Prova Individual; Prova valerá 7,0 pontos.

clio
Télécharger la présentation

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL– 2 ANO Professora: Daniele Ferreira

  2. ATENÇÃO PROVA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: 16.05.2014 DIRETRIZES: Conteúdo trabalhado até a data anterior à prova. A partir do 5; Prova Individual; Prova valerá 7,0 pontos. Nota da prova deverá ser somada com mais duas outras avaliações do Bimestre: trabalhos.

  3. TRABALHO Entrega e Apresentação: 09.05.2014; Grupo: até 4 alunos; Vale: 1,5 ponto; Tema: Aula de Hoje: Treinamento. Dentre os 4 tipos de mudança comportamental estudados: 1) Avaliar e analisar cada um dos 4 tipos; 2) Selecionar um que o Grupo mais se identificou; 3) Criar (fictício) pequeno projeto de treinamento sobre qualquer Tema, considerando: Tema; Principais sub-temas ou aspectos que deverão ser trabalhados; Carga horária; Público alvo; Principais Objetivos.

  4. TEMA DE HOJE: Recursos Humanos: Planejamento de Treinamento Corporativo;

  5. VÍDEO: ATENDIMENTO DISNEY http://www.youtube.com/watch?v=mb1S-R3jxH0

  6. Recursos Humanos: planejamento de Treinamento Corporativo; CONCEITOS BASICOS Segundo a visão do autor IdalbertoChiavenato, é um processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio do qual as pessoas aprendem ou desenvolvem um novo conhecimento, informação ou comportamento. Os Treinamentos podem envolver 4 tipos de mudança comportamental:

  7. TREINAMENTO Transmissão de informação: o elemento principal é o conteúdo. É a transmissão de uma informação nova, de serviços, produtos, estrutura organizacional, etc. Ex: Treinamento de integração ou ambientação de novos profissionais; Fonte: site mrv engenharia, pesquisa em 23.04.2014.

  8. TREINAMENTO Desenvolvimento de Habilidades: habilidades, destrezas e conhecimentos diretos relacionados ao cargo ou atividades desenvolvidas. É um treinamento orientado para as tarefas e operações a serem desenvolvidas no cargo. Ex: atendimento ao cliente para operadores de telemarketing;

  9. TREINAMENTO 3) Desenvolvimento ou Modificação de Atitudes: foca na mudança ou minimização de atitudes negativas para que se tornem mais favoráveis. Ex: Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças, 5´S, Programação Neurolinguística, etc;

  10. TREINAMENTO 4) Desenvolvimento de Conceitos: foca na elevação do nível de filosofias e ideias, sendo possível pensar em termos mais globais, complexos.. Ex: Treinamento para vendedores, não somente focando em produtos e serviços, mas nos clientes, mercado, concorrência, habilidades e competências, etc.

  11. TREINAMENTO Todo Treinamento, independente do tipo, considera alguns aspectos fundamentais: Público alvo: para quem o treinamento é direcionado; Tema: Treinamento em si; Módulos ou sub-temas: são outros temas relacionados diretamente ao Tema principal; Carga horária: estimativa de horas que deverão ser trabalhadas; Objetivos: são os principais resultados que o Treinamento deverá trazer para os participantes; Facilitador: quem desenvolverá o treinamento; Metodologia: vivencial, teórica, prática, etc.

  12. TREINAMENTO QUANDO DEVO TREINAR

  13. TREINAMENTO QUEM DEVO TREINAR

  14. TREINAMENTO EM QUÊ DEVO TREINAR

  15. TREINAMENTO QUEM É RESPONSÁVEL POR TREINAR

  16. TREINAMENTO COMO SURGE A NECESSIDADE DO TREINAMENTO

  17. VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=g7Z0xZatw-M

  18. PLANEJAMENTO: LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO É um diagnóstico. Considera os objetivos e estratégias da empresa e quais são as principais competências e conhecimentos que suas equipes de trabalho devem desenvolver. É realmente um levantamento, que se faz com cada Gestor, Gerente, Líder de equipe, identificando quem, o quê e, se possível, quando devo treinar. Em alguns casos, na LNT, o RH solicita, inclusive, a Instituição, caso haja, que o colaborador gostaria de ser treinado.

  19. PLANEJAMENTO: LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO Aspectos fundamentais: A LNT funciona como processo formal para consolidar as demandas das equipes quanto aos Treinamentos; Depende de um “budget” Empresarial, ou seja, uma verba, um orçamento destinado para esta finalidade; Depende da aprovação das Gerências e Diretorias; Em alguns casos é atrelada a avaliação de desempenho; É utilizado como forma de remuneração indireta / reconhecimento / benefício / Motivação para os funcionários que se destacam.

  20. PLANEJAMENTO: LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO A LNT normalmente é estabelecida como uma Política Interna nas Empresas, de acordo com a importância e verba disponível para o investimento no crescimento / desenvolvimento dos funcionários. O padrão de mercado é que ocorra 1 ou 2 vezes por ano, normalmente o levantamento inicia em Novembro, Dezembro de um ano, para em Janeiro do ano seguinte, estar tudo certo, especialmente para Cursos que tenham semestre ou ano Letivo: Graduações, pós-graduação, etc. O planejamento, desenvolvimento, consolidação dos dados, cronograma, acompanhamento, controle da Verba e toda a Gestão da ferramenta da LNT se faz pelo RH, com o apoio dos Gestores, Líderes de área.

  21. BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

More Related