1 / 36

Formação em Ação – Pedagogos 2012

Formação em Ação – Pedagogos 2012. Uma reflexão sobre: Aprovação, Reprovação, Evasão, Abandono, Avaliação e Conselho de Classe. A escola sendo reflexo da sociedade atual, tem sido ostensivamente cobrada pelas ações que ocorrem em seu interior: drogas, violência, desinteresse e demais mazelas.

cortez
Télécharger la présentation

Formação em Ação – Pedagogos 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Formação em Ação – Pedagogos 2012 Uma reflexão sobre: Aprovação, Reprovação, Evasão, Abandono, Avaliação e Conselho de Classe

  2. A escola sendo reflexo da sociedade atual, tem sido ostensivamente cobrada pelas ações que ocorrem em seu interior: drogas, violência, desinteresse e demais mazelas. No entanto, sua função social está relacionada ao trabalho com o conhecimento historicamente elaborado pelos homens. Neste sentido, como tem desenvolvido esta função?

  3. Como avançar no trabalho pedagógico, partindo do pressuposto que nosso foco/objetivo é a aprendizagem dos alunos? Que mecanismos podem ser utilizados para avançar e melhorar a qualidade do ensino ministrado na escola?

  4. 1° passo Analisar o contexto em que a escola está inserida, os índices e seus condicionantes intra e extra escolares.

  5. Índices a serem analisados

  6. Dados do Paraná Ensino Fundamental Ensino Médio

  7. Ensino Fundamental

  8. Ensino Médio

  9. Dados NRE

  10. Trabalho em Grupo Reflitam em grupo e registrem quais condicionantes estão presentes nos casos de abandono, evasão e reprovação escolar?

  11. Vídeo- Abandono/Evasão

  12. Abandono Fonte: MEC/INEP/Censo Escolar

  13. Abandono e Evasão Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.

  14. Aprovação Reprovação Fonte: MEC/INEP/Censo Escolar

  15. Análise dos dados das escolas

  16. Abandono / Evasão Quais séries, turnos apresentam maior índice de abandono ? Há registros de acompanhamento destes casos na escola? Que mecanismos são utilizados para este acompanhamento? Os alunos que abandonaram apresentam distorção idade série ou histórico de não aprendizagem? Eles frequentavam atividades de contraturno?

  17. Reprovação/Aprovação A demanda da sala de Apoio a Aprendizagem está de acordo com os indicativos de aprovação e reprovação? Os alunos reprovados frequentaram as atividades em contraturno, sala de apoio? Os alunos que foram reprovados ou então aprovados por Conselho de Classe estão sendo acompanhados neste ano? As reuniões pedagógicas contemplam estas discussões sobre a reprovação ?

  18. Avaliação • Avaliações internas • Avaliações externas

  19. Avaliações internas • Avaliação Institucional, • Avaliação dos profissionais , • Avaliação da Aprendizagem. • Em que momentos ocorrem cada uma delas?

  20. Sistema de Avaliação da Escola • Está organizado no Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica e Regimento Escolar . • Deve ser amplamente discutido e posto em prática através dos planos de trabalho docente. • Revelando a relação entre os documentos e a prática.

  21. LDB 9394/96 Art. 15 .... V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (...) e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos (1); 1- Grifos nossos.

  22. Art.3.° - A avaliação do aproveitamento escolar deverá incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem. §1.° - A avaliação utilizará técnicas e instrumentos diversificados. Del. 07/99 CEE

  23. Parágrafo único. Dar-se-á relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal, sobre a memorização. Del. 07/99 CEE

  24. Parágrafo único- Dar-se-á relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e a elaboração pessoal. Art. ... A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados , coerentes com as concepções e finalidades educativas expressas no Projeto Político Pedagógico Manual Regimento Escolar

  25. Parágrafo único- É vedado submeter o aluno a uma única oportunidade e a um único instrumento de avaliação. Manual Regimento Escolar

  26. Leitura do Texto: Recuperação

  27. Reflexões De acordo com o Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, qual a proposta de avaliação da aprendizagem de sua escola? Como as informações obtidas nos processos avaliativos – internos e externos- auxiliam a escola no desenvolvimento de ações que mantenham o aluno na escola até a conclusão da Educação Básica?

  28. Leitura do texto : O papel do pedagogo no Conselho de Classe.

  29. Avaliações externas

  30. IDEB e a participação em programas • Plano de Ações Articuladas – PAR (MEC); • Mais Educação (MEC); • Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE-Escola (MEC); • Escola Aberta (MEC); • Programa Saúde na Escola (MEC); • Superação (SEED).

  31. Como os resultados das avaliações externas são recebidas pela Escola? Os resultados geram intervenções pedagógicas que impulsionam a revisão do Projeto Político Pedagógico? São definidas ações, responsáveis e cronogramas de execução?

  32. Extras

  33. LDB 9394/96 Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

  34. LDB 9394/96 IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

More Related