1 / 12

CETEM SUSTENTÁVEL . Promovendo mudanças.

GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA De Loys Serviços de Arquitetura Ltda. e Econova Sistemas de Energia Ltda. de Minas Gerais. CETEM / MCTI. CETEM SUSTENTÁVEL . Promovendo mudanças. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA. PROPOSTA TÉCNICA – ESCOPO DE SERVIÇO

craig
Télécharger la présentation

CETEM SUSTENTÁVEL . Promovendo mudanças.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICADe Loys Serviços de Arquitetura Ltda. e Econova Sistemas de Energia Ltda. de Minas Gerais.CETEM / MCTI CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças.

  2. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PROPOSTA TÉCNICA – ESCOPO DE SERVIÇO DECRETO Nº: 7.746, DE 05/06/2012, Art. 4º lista algumas diretrizes de sustentabilidade, entre outras: I – menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e água. II – preferência para materiais, tecnologias e matérias-primas de origem local. III – maior eficiência na utilização de recursos naturais como água e energia. IV – maior geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local. V – maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra. VI – uso de inovações que reduzam a pressão sobre recursos naturais. VII – origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, serviços e obras.

  3. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10 DE 12/11/2012, Art. 8º serão atendidas algumas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços, que deverão abranger, no mínimo, os seguintes temas: I – material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão. II – Energia Elétrica. III – água e esgoto. IV – coleta seletiva. V – qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

  4. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA Para a realização deste serviço de consultoria a De Loys Serviços de Arquitetura Ltda., em parceria com a Econova Sistemas de Energia Ltda de Minas Gerais, irá compartilhar a execução de todos os pacotes de trabalho propostos entre dois profissionais da área: um engenheiro eletricista e um arquiteto, doutores e especialistas em Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica, que possuem excelente experiência no mercado brasileiro e internacional.

  5. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA 1) Análise detalhada do local da instalação: Análise da área como um todo, identificação dos melhores locais para a instalação (telhado ou sobre solo). 2) Proposta de arranjo a ser instalado em concordância com as limitações impostas pelo local da instalação: Definição da potência máxima a ser instalada e indicação das tecnologias mais adequadas de módulos fotovoltaicos e inversores a serem empregados. 3) Análise dos produtos fotovoltaicos já disponibilizados no mercado brasileiro e a serem utilizados na instalação: Seguindo as especificações definidas no WP2 será feito um levantamento de todas as tecnologias já existentes no Brasil.

  6. PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA 4) Análise de produtividade do sistema e retorno do investimento considerando pelo menos 4 arranjos diferentes e 4 fornecedores diferentes: A partir dos dados obtidos no WP2 e no WP3 cada opção de arranjo será avaliada em termos de produtividade elétrica anual dos diferentes sistemas (kWh/kWp/ano), assim como o custo total final de cada opção (R$/Wp) e o retorno do investimento. 5) Elaboração de documento de apoio visando a elaboração de edital para processo de licitação de contratação de serviços e equipamentos para a execução do sistema: Baseado nos resultados obtidos nos WPs 1 a 4 será elaborado um documento em forma de especificação técnica que consiga contemplar os diferentes arranjos analisados, visando uma futura licitação que não priorize uma ou outra solução, mas que contemple o maior número de produtos disponíveis no mercado brasileiro.

  7. PERFIL DOS PROFISSIONAIS / CONSULTORES Gustavo Malagoli Buiatti: Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Dispositivos Eletrônicos a Semicondutores pelo Politécnico di Torino, Itália (2005). Realizou pós-doutorado entre 2006 e 2008 junto à Alstom Transport (França) em colaboração com a Universidade de Coimbra (Portugal), na área de manutenção preditiva e diagnóstico de trens (Predictive Maintenance and Diagnostics of Railway Power Trains). Tem experiência nas áreas de Eletrônica de Potência (componentes ativos e passivos, conversores CC/CC, CC/CA e CA/CC), Energias Renováveis (sistemas fotovoltaicos) e Manutenção Preditiva (sistemas de tração elétrica), tendo trabalhado nas empresas multinacionais International Rectifier (Itália), Alstom Transport (França) e Mitsubishi Electric (França/Japão), onde nesta última foi chefe de projetos de P&D ligados a produtos fotovoltaicos conectados à rede elétrica (2008/2011).

  8. PERFIL DOS PROFISSIONAIS / CONSULTORES Se especializou no dimensionamento de projetos fotovoltaicos conectados à rede elétrica pelo INES (Institut National de l'Energie Solaire), França, em 2011. Tem diversos trabalhos publicados em revistas e conferências internacionais, além de 10 pedidos de patentes no âmbito de aplicações fotovoltaicas. Atualmente se encontra desenvolvendo projetos e atividades de pesquisa sempre ligadas a aplicações fotovoltaicas (coordenador de projeto estratégico da ANEEL: Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira , planta fotovoltaica de 3 MWp).  Projetou e executou a primeira instalação conectada à rede elétrica da CEMIG (6.58 kWp) após a REN 482/2012, a primeira instalação fotovoltaica enquadrada como microgeração/minigeração e registrada junto à ANEEL do Brasil.

  9. EXEMPLOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS SOBRE TELHADOS

  10. EXEMPLOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS SOBRE TELHADOS

  11. EXEMPLOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS SOBRE TELHADOS Primeira instalação conectada à rede elétrica da CEMIG e primeira do Brasil a ser registrada junto à ANEEL seguindo os requisitos da REN 482: 6.58 kWp – Uberlândia, MG.

More Related