1 / 22

LINGUAGEM E LÍNGUA

LINGUAGEM E LÍNGUA. “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.

telyn
Télécharger la présentation

LINGUAGEM E LÍNGUA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves

  2. “ O termo ‘linguagem’ apresenta mais de um sentido. Ele é mais comumente empregado para referir-se a qualquer processo de comunicação, como a linguagem dos animais, a linguagem corporal, a linguagem das artes, a linguagem da sinalização, a linguagem escrita, entre outros. Os linguistas definem o termo como a capacidade que apenas os seres humanos possuem de se comunicar por meio de línguas. Por sua vez, o termo ‘língua’ é normalmente definido como um sistema de signos vocais utilizado como meio de comunicação entre os membros de um grupo social ou de uma comunidade linguística.” (CUNHA, Angélica F. da; COSTA, Marcos Antônio; MARTELOTTA, Mário Eduardo. p. 15- 16)

  3. LINGUAGEM LINGUAGEM VERBAL: FALA ESCRITA LINGUAGEM NÃO VERBAL

  4. A origem da linguagem: dom divino? Crença judaico-cristã: Deus concede a Adão o dom de nomear os seres na Terra. Deus egípcio Tot: o criador da fala e escriba dos deuses.

  5. Deusa Sarasvati: deusa hindu das letras e da arte. Torre de Babel Deus Nebo: o deus babilônico da sabedoria .

  6. Crianças “selvagens” : Caso Amala e Kamala- 1920

  7. CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM • Técnica articulatória complexa: conjunto de movimentos corporais necessários para a produção dos sons que compõem a fala.

  8. CORDAS VOCAIS

  9. Uma base neurobiológica composta de centros nervosos que são utilizados na comunicação verbal. o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade.

  10. O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.

  11. SINTOMAS DA AFASIA DE WERNICKE • Perda da capacidade de simbolizar; • Observa - se erros de trocas e repetição de palavras na linguagem oral; • Dificuldade de nomear cores, números (com mais de 2 algarismos), objetos, formas, letras e categorias (ex: animais); • Em alguns casos, perda da escrita; • Em alguns casos, perda da leitura compreensiva e silenciosa; • Dificuldade de narrar fatos e outros; • Dificuldade de memória.

  12. SINTOMAS DA AFASIA DE BROCA • Entonação vocal é prejudicada, ritmo lento e articulação tensa; • O paciente fala pouco e tem consciência de seus erros; • Têm dificuldade em encontrar as palavras que deseja; • Sua articulação é pobre.

  13. Uma base cognitiva, que rege as relações entre o homem e o mundo biossocial e, consequentemente, a simbolização ou representação desse mundo em termos linguísticos.

  14. Uma base sociocultural que atribui à linguagem humana os aspectos variáveis que ela apresenta no tempo e no espaço.

  15. LINGUAGEM NÃO VERBAL

  16. 1- Conceitos de comunicação; 2- Elementos da comunicação; 3- Funções da linguagem; 4- Atividade significativa em grupo (Valor: 1,5). ANDRADE, Maria Margarida de Andrade; HENRIQUES, Antônio. Introdução à teoria da comunicação. In: ______. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 3-21.

More Related