1 / 22

UNIDADE 5: DIREITO TRIBUTÁRIO

UNIDADE 5: DIREITO TRIBUTÁRIO. 1 - Conceito. Direito Tributário é o conjunto de princípios, de regras e de instituições que regem o poder fiscal do Estado e suas relações. 2 - Princípios. 2.1 - Princípio da Legalidade

thuong
Télécharger la présentation

UNIDADE 5: DIREITO TRIBUTÁRIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIDADE 5: DIREITO TRIBUTÁRIO

  2. 1 - Conceito Direito Tributário é o conjunto de princípios, de regras e de instituições que regem o poder fiscal do Estado e suas relações.

  3. 2 - Princípios 2.1 - Princípio da Legalidade O princípio da legalidade mostra que não haverá tributo sem prévia determinação legal. 2.2 - Princípio da Anterioridade da Lei O princípio da anterioridade mostra que nenhum tributo pode ser exigido no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou (art. 150, III, b, da CF). A exceção ocorre em relação aos seguintes impostos: IPI, IOF, I Imp. e I Exp.

  4. 2 - Princípios 2.3 - Princípio da Igualdade Tributária Reza o princípio que todos são iguais perante a lei para efeito de tributação, não podendo haver exceção entre pessoas que estejam na mesma situação. 2.4 - Princípio da Vedação do Confisco Este princípio indica que os tributos não podem ser utilizados com efeito de confisco, ou seja, a tributação não pode ultrapassar 50% do patrimônio da pessoa.

  5. 2 - Princípios 2.5 - Princípio da Uniformidade É vedada a União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional ou que implique distinção ou preferência em relação a Estados, ao DF ou a Município.

  6. 3 - Tributo 3.1 - Imposto O imposto é o tributo que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte (art. 16 CTN). 3.2 - Taxa A taxa tem por fato gerador o exercício do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição (art. 77 do CTN).

  7. 3 - Tributo 3.3 - Contribuição de Melhoria Contribuição de melhoria é o tributo que visa a custear obra pública, decorrente de valorização imobiliária. 3.4 - Contribuição Social Contribuição social é o tributo destinado a custear atividades estatais específicas, que não são inerentes ao Estado.

  8. 3 - Tributo 3.5 - Empréstimo Compulsório São tributos que só podem ser criados nos casos de: (a) para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; (b) no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.

  9. 4 - Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar As limitações constitucionais ao poder de tributar são garantias do contribuinte contra o insaciável poder fiscal do Estado. É proibido à união, Estados, DF e Municípios: a) Exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. b) Instituir tratamento desigual entre contribuintes que estejam em situação equivalente.

  10. 4 - Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar c) Cobrar tributos: em relação a fatos geradores ocorridos antes do início de vigência da lei que os houver instituído ou aumentado; no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. d) Utilizar tributo com efeito de confisco. e) Estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.

  11. 5 - Discriminação de Rendas Tributárias 5.1 - Impostos da União Compete à União os seguintes impostos: a) I Importação; b) I Exportação; c) IR; d) IPI (produtos industrializados); e) IOF (operações de crédito, câmbio e seguro); f) ITR (propriedade rural); g) IGF (grandes fortunas).

  12. 5 - Discriminação de Rendas Tributárias 5.2 - Impostos dos Estados e do DF Compete aos Estados e DF os seguintes impostos: a) ITCM (transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens e direitos); b) ICMS (circulação de mercadorias e serviços); c) IPVA (propriedade de veículos auto- motores).

  13. 5 - Discriminação de Rendas Tributárias 5.3 - Impostos dos Municípios Compete aos Municípios os seguintes impostos: a) IPTU (propriedade predial e territorial urbana); b) ITBI (transmissão inter vivos); c) ISS (serviços de qualquer natureza).

  14. 6 - Fato Gerador Fato gerador é o conjunto dos pressupostos abstratos descritos na norma de direito. O fato gerador da obrigação principal é a situação definida em lei como necessária e suficiente a sua ocorrência (art. 114 CF).

  15. 7 - Sujeito Ativo Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de Direito Público titular da competência para exigir seu cumprimento (art. 119 do CTN). É a União, os Estados, o DF e os Municípios.

  16. 8 - Sujeito Passivo Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária (art. 121 do CTN).

  17. 9 - Obrigação Tributária Obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tendo por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária, e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente (§ 1º do art. 113 do CTN).

  18. 10 - Crédito Tributário O crédito tributário é constituído pelo lançamento fiscal. O crédito tributário regularmente constituído somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa ou excluída, nos casos previstos no CTN.

  19. 10 - Crédito Tributário Ficará a sua exigibilidade suspensa: - Pela moratória (ato de adiar os vencimentos das dívidas); - Pelo depósito do montante integral; - Pelas reclamações e recursos previstos no processo tributário; - Pela concessão de liminar em mandado de segurança.

  20. 10 - Crédito Tributário Extinguem o crédito tributário: - O pagamento; - A compensação; - A transação; - A remissão (perdão da dívida, pelo fato do crédito já está constituído) - A prescrição e a decadência...

  21. 10 - Crédito Tributário Existem duas hipóteses de exclusão do crédito tributário: a isenção e a anistia. - Isenção: é a dispensa pela lei de tributo devido. - Anistia: é a exclusão do crédito tributário, no que diz respeito a penalidades pecuniárias, como multa.

  22. 11 - Dívida Ativa Constituí dívida ativa tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular (art. 201 do CTN).

More Related