1 / 14

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA/MEC/FNDE Setembro/2010.

verdi
Télécharger la présentation

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA/MEC/FNDE Setembro/2010

  2. Objetivo do ProgramaO programa tem como objetivo contribuir, supletivamente, para melhoria da infra-estrutura física e pedagógica da escola, mediante a provisão direta de recursos financeiros, para assegura as condições indispensáveis ao seu bom funcionamento.

  3. Os recursos devem ser empregados:- na aquisição de material permanente, quando receberem recurso de capital;- na manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar;- na aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola;- na avaliação de aprendizagem;- na implementação do projeto pedagógico; e- no desenvolvimento de atividades educacionais;

  4. Unidade executoraNo caso da rede municipal de ensino, é a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola.

  5. DEFINIÇÃO DE PRIORIDADESA escola deve, democraticamente, definir suas prioridades, mediante a seleção das necessidades mais prementes e a partir daí, fazer valer a autonomia na gestão de seus recursos. Assim, a escola pode adquirir os bens/materiais e contratar os serviços que a comunidade escolar julgar necessários e que guarde estreita relação com seu projeto pedagógico e estejam condizentes com o objetivo e as finalidades do PDDE.

  6. CUSTEIO/CAPITALOs gastos efetuados com os recursos destinados a custeio e capital, não poderão ser usados um em complementação ao outro

  7. Em que o dinheiro do PDDE não podeser gasto? Aquisição de livros didáticos e de literaturaque compõem os acervos distribuídos,pelo FNDE, às escolas por meio do PNLD edo PNBE; Contratação serviços de servidores daadministração pública federal, estadual,distrital ou municipal (para prestação deserviços de pintura, marcenaria, reparosem geral);

  8. Em que o dinheiro do PDDE nãopode ser gasto? Pagamento de pessoal com ou semvínculo empregatício; Aquisição de gêneros alimentícios emgeral, garantidos pelo Programa Nacionalde Alimentação Escolar (PNAE); Aquisição de uniforme escolar, por tratar-sede benefício individual; Festividades, comemorações, coquetéis,recepções, flores, prêmios, presentes etc; Pagamento de serviço de água, energiaelétrica ou telefone;

  9. Em que o dinheiro do PDDE nãopode ser gasto? Pagamento de combustíveis, materiais paramanutenção de veículos e transportes paradesenvolvimento de ações administrativas; Pagamento de passagens e diárias; Pagamento de inscrição, transporte, alimentaçãoe hospedagem de participantes em cursos,congressos, seminários etc.; Realização de reformas de grande porte eampliação de áreas construídas;;

  10. Em que o dinheiro do PDDE nãopode ser gasto? Despesas com cheques, extrato bancário,encargos por devolução de cheque eoutros serviços bancários, pois os bancos,conforme acordo firmado com o FNDE,devem fornecer talões, saldos, extratos egarantir a manutenção da conta, emcondições de ser movimentada, sem ônuspara a escola; Despesas de qualquer espécie quecaracterizem auxílio assistencial ouindividual.

  11. Em que o dinheiro do PDDE nãopode ser gasto? Pagamentos de tributos federais,estaduais, distritais e municipais nãoincidentes sobre bens adquiridos ouproduzidos e serviços contratados para oatingimento dos objetivos do programa ouem ações que estejam sendo financiadaspelo FNDE.

  12. Principais procedimentos a serem observadospelas APM’s na realização das despesas pesquisa de preços, sendo recomendadaa avaliação de, no mínimo, 3 (três)propostas, com o objetivo de garantirpara a escola bens e serviços dequalidade pelo menor preço.** importante: a pesquisa de mercadodeverá ser registrada em ata;** anexada a respectiva nota fiscal.

  13. Principais procedimentos a serem observadospelas APM’s na realização das despesas Os pagamentos deverão ser efetuadosmediante emissão de cheques nominativosao credor ou ordem bancária; Os documentos comprobatórios dasdespesas realizadas no objeto doprograma (notas fiscais, recibos, faturas,etc.) deverão estar em nome da APM; conter os carimbos (PDDE, recebido/pago, ateste, tributos e confere com o original).

  14. Principais procedimentos a serem observadospelas APM’s na realização das despesas Observar o recolhimento dos impostosdevidos de acordo com a legislaçãovigente; Os bens patrimoniais adquiridos ouproduzidos com os recursos do PDDEdeverão ser incorporados ao patrimônioda escola.

More Related