1 / 11

O valor da DILIGÊNCIA

O valor da DILIGÊNCIA. Audácia – Junho 2014.

Télécharger la présentation

O valor da DILIGÊNCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O valor da DILIGÊNCIA Audácia – Junho 2014

  2. A diligência é uma das sete virtudes do cristianismo, a virtude humana de seguir e atingir um objetivo na vida de forma cuidadosa e atenta, esforçando-se na aplicação dos meios para fazer acontecer o que urge ser feito e da melhor forma possível.

  3. A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. • A pessoa diligente é aquela que age com amor e prontidão, procurando o bem e predispondo-se a atingi-lo. • Diligência é a capacidade de combinar persistência criativa e esforço inteligente com competência e eficácia.

  4. Ser diligente é fazer o que precisa ser feito, é não perder tempo, não acomodar-se ao “mais fácil”, não buscar desculpas, não adiar. • A diligência pressupõe uma atenção esmerada e cuidadosa para apreciar o valor dos deveres a cumprir e para os escolher conscientemente, como fruto de uma reflexão atenta e ponderada.

  5. Uma pessoa diligente é uma pessoa de reflexão. • Viver com diligência é saber aproveitar cada dia e não ser uma marionete puxada aos solavancos pelas cordas do nervosismo e da imprevidência.

  6. A diligência necessita do solo fecundo da serenidade e da meditação. • O homem moderno é pobre em interioridade: medita pouco e quer abranger muito. • A diligência combate essa pobreza interior.

  7. A diligência é o melhor antídoto para a preguiça. • Onde a preguiça cava um abismo, a diligência ergue uma montanha.

  8. Em confronto com a preguiça, a virtude da diligência consiste precisamente no contrário: na procura com amor do bem e na constante disponibilidade para fazer o melhor em qualquer projeto/trabalho/tarefa.

  9. A diligência é, também, um bom antídoto para o ativismo. • O “correr” domina-nos como um cavalo sem freio, do qual perdemos completamente as rédeas. • Não é diligente quem se precipita mas quem pondera o que fazer e como fazer.

  10. Pelo contrário, uma pessoa diligente aproveita e usa o tempo para uma reflexão atenta e ponderada, experimentando e afirmando que só há amor (diligência) quando se sabe apreciar e escolher alguma coisa depois de uma reflexão esmerada e cuidadosa.

  11. Pede a Deus o dom e o valor da DILIGÊNCIA. • Abel Dias - Junho 2014

More Related