1 / 17

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Soci

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança . Nono domingo 28.Ago.2011. 6.Oração. Estudo 09 “O dever de orar sempre” O ministério do intercessão

wyatt
Télécharger la présentation

Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Soci

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão 2.Proclamação 5.Aconselhamento Intercessão 3.Adoração 1.Serviço Social 4. Ensino Mordomia Liderança Nono domingo 28.Ago.2011 6.Oração

  2. Estudo 09 “O dever de orar sempre” O ministério do intercessão Textos bíblicos: Gênesis 18.23-33 Êxodo 32.30-35 1Samuel 7.5 2Crônicas 7.14 João 17.1-26 Atos 9.32-43; Atos 12.1-12 Tiago 5.14-16 Texto áureo: João 17.20: ”E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim”

  3. Introdução (I) Nosso comentarista da lição escreve: “Orar é falar com o Deus Trino, apresentando-lhe nosso louvor, confissão de pecados, petições e ações de graças”, ao que não poderíamos deixar de acrescentar, “e também a nossa intercessão em favor dos outros”. Wesley Duewell, autor do livro “Toque o mundo através da oração”, afirma o seguinte: A oração é o maior recurso da igreja. Ela é o meio mais eficaz de preparar o caminho do Senhor”… Para a vitória do seu povo, para o triunfo de sua igreja e para a volta de Cristo”

  4. Introdução (II) Uma outra frase bem significativa é quando o autor indica a cada um de nós: “Você mesmo pode influenciar mais pessoas para Deus, e ter um desempenho maior no avanço da causa de Cristo pelo poder da oração, do que por qualquer outro meio”. O mesmo escritor nos aponta: “Orar, não é a única coisa que você deve fazer em prol da causa de Cristo e da igreja, mas, sem dúvida, é a maior coisa que pode fazer.”

  5. Introdução (III) O ato de orar é mais do que um privilégio para o crente… Mais do que um dever para o salvo… É um meio, um instrumento para nos aproximar de Deus! A oração, no entanto, não pode ser vista apenas como algo de proveito próprio, pessoal e egoísta… Existem muitos tipos de oração: de ação de graças… de dedicação… de louvor… de consagração… de confissão… Porém, sem dúvida, a oração intercessória, dentre todas as demais, é aquela mais necessária nos tempos de hoje.

  6. Introdução (IV) • Num mundoemderrocada moral, social • e espiritualcomoesteemquevivemos, o • crentedeveestarsempreemespírito de • oraçãoporaquiloqueestáacontecendo • aoseuredor: • Porseusfamiliares, amigos, irmãos… • Pelosenfermos e emdificuldadespessoais… • Porseu pastor, pelaliderançanaigrejaquefrequenta; • 3. Porsuavidaprofissional, chefes, colegas, clientes; • 4. Porseusgovernantes, pelasautoridadesconstituídas; • 5. Pelapaznacidadeemque reside e vive; • 6. Pelasituação no mundo: guerras, situaçõesclimáticas; • 7. Poraquelesquenospedemqueoremosporeles. • Assim, o Ministério da Intercessão se efetivanaigreja

  7. Introdução (V) Os textos que estaremos lendo nos vão mostrar como a oração intercessória já se dava nos tempos bíblicos, começando mesmo no AT, e se estendendo por todo o NT. 1. Em Gênesis 18.23-33, Abraão ora pelos justos; 2. Em Êxodo 32.30-35, Moisés ora pelo povo hebreu; 3. Em 1Samuel 7.5, o profeta ora pela vitória na batalha; 4. Em 2Crônicas 7.14, o rei ouve este conselho do Senhor 5. Em João 17.1-26, Cristo ora por seus discípulos; 6. Em Atos 9.32-43, Pedro ora por uma irmã querida; 7. Em Atos 12.1-12, a igreja ora por seu líder; 8. Em Tiago 5.14-16, o apóstolo nos exorta a orar uns pelos outros.

  8. Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre o exercício do ministério da intercessão: Nos textos mais longos, vamos fazer o destaque de alguns versículos mais diretamente voltados para o tema da lição.

  9. Sodoma e Gomorra não eram cidades que merecessem a intercessão de Abraão. Especialmente pela ingratidão de Ló, seu sobrinho. Mas ainda assim: “E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver 50 justos na cidade?... Se eu achar 50 justos, pouparei o lugar. E 45?... E 40?... E 30?... E 20?... E 10?...Ainda assentiu o Senhor: Por causa de 10 não a destruirei! E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar!” • Ministério Cristão • Abraão ora por Sodoma e Gomorra • Gênesis 18.23-36

  10. Ministério Cristão 2) Moisés ora pelo povo infiel Êxodo 32.30-35 O povo trai a confiança de Moisés. Mal ele se afasta, o povo se volta para os ídosos. Mas, ainda assim: “Vós tendes cometido grande pecado... Subirei ao Senhor e farei expiação por vosso pecado. Assim tornou Moisés ao Senhor e disse: Ó, este povo cometeu um grande pecado... Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou senão, risca-me do teu livro, que tens escrito... Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro.”

  11. Ministério Cristão 3) Samuel ora pelo povo na batalha 1Samuel 7.5 O povo de Deus vinha sofrendo humilhação nas mãos dos inimigos filisteus. Samuel pede um voto de fidelidade e com base nesta disposição do povo ele se dispõe a ajudar: “Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá, e orarei por vós ao Senhor”.

  12. Ministério Cristão 4) Salomão ouve de Deus o conselho sobre a oração 2Crônicas 7.14 Salomão ora a Deus e o Senhor vem-lhe ao encontro, com um sublime conselho sobre a oração intercessória: ” E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

  13. Cristo sabia o quanto seus discípulos iriam precisar deste apoio por meio da oração. É quando pronuncia a chamada oração sacerdotal: “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus... ... Guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um assim como nós... Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno...Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade... E rogo não somente por estes, mas também por aqueles Que pela sua palavra hãi de crer em mim.” Ministério Cristão 5) Jesus ora por seus discípulos João 17.1-26

  14. Ministério Cristão 6) Pedro exerceu este ministério: At 9.32-43 “Achou ali certo homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia numa cama, porque era paralítico. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou... Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e voltando-se para o corpo disse: Tabita, levanta-te... Ele, dando-lhe a mão, levantou-a!

  15. A libertação milagrosa de Pedro “Pedro, pois, estava guardado na prisão, mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam” Ministério Cristão 7) A igreja primitiva exercia este ministério At 12.1-12

  16. Ministério Cristão 8) O apóstolo orava pelos enfermos Tiago 5.14-16 Tiago em sua carta nos ensina sobre o valor da oração intercessória: “Está aflito alguém entre vós? Ore! Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, eo Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”

  17. Conclusão 1.Você ora pelos outros? 2. Você exerce o ministério da intercessão? 3. Você tem algum resultado em que a sua oração ajudou a alguém a vencer um problema? 4. Você não gostaria de exercer este ministério? 5. Não estamos falando de orar eventual ou esporadiamente pelos outros, mas fazê-lo de forma regular?

More Related