1 / 94

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Data: março 2010 Professor: Marco Vezzani

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Data: março 2010 Professor: Marco Vezzani. OBJETIVO Capacitar gestores e técnicos para subsidiar as tomadas de decisões administrativas, a partir do conhecimento técnico e prático em Planejamento Estratégico Participativo. Apresentação. Dinâmica de Apresentação.

zilya
Télécharger la présentation

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Data: março 2010 Professor: Marco Vezzani

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO • Data: março 2010 • Professor: Marco Vezzani

  2. OBJETIVO Capacitar gestores e técnicos para subsidiar as tomadas de decisões administrativas, a partir do conhecimento técnico e prático em Planejamento Estratégico Participativo.

  3. Apresentação

  4. Dinâmica de Apresentação

  5. Acordo de Convivência

  6. Pré-Teste

  7. P L A N E J A M E N T O

  8. POR QUE PLANEJAR?

  9. É inerente à racionalidade humana. Usado implícita ou explicitamente pelos indivíduos, organizações e governos para assegurar seus objetivos.

  10. DEFININDO PLANEJAMENTO Processo consciente e metódico de construção do futuro. O conceito de planejamento se impõe cada vez mais como imperativo para qualquer tipo de ação. O planejamento, como função específica da empresa, representa as aspirações da organização, é um dos mais eficientes instrumentos de atuação racional sobre os espaços sócio-econômicos que se deseja modificar.

  11. O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao cliente através de suas políticas de ação, diante de um contexto competitivo.

  12. Ele diz respeito à formulação de estratégias para a seleção de metas e ações, levando em conta as condições internas e externas da organização e sua evolução esperada. É um instrumento de gestão que deverá ter a participação de todos os envolvidos ou partes interessadas.

  13. Projete Seu Futuro Através de Seus Sonhos

  14. Mas, haja com flexibilidade......

  15. COMO ACOMPANHAR O DESEMPENHO EFICAZ DO PLANEJAMENTO?

  16. Sistemática de Monitoramento e Avaliação

  17. ENTENDENDO AS DIFERENÇAS DO PLANEJAMENTO, ENTRE......

  18. Planejamento Privado: • Usado para alcançar objetivos de interesse privado; • Atende a demandas manifestadas no mercado; • Pode fazer tudo o que a Lei não proíbe.

  19. Planejamento Público: • Voltado para a solução dos problemas da sociedade, de interesse da maioria, que não encontram solução nas forças do mercado; • Sujeito à prescrições constitucionais e legais.

  20. PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO

  21. 1) O princípio da contribuição aos objetivos 2) O princípio da precedência do planejamento 3) O princípio da maior penetração e abrangência 4) Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade

  22. TIPOS DE PLANEJAMENTO Estratégico Tático Operacional

  23. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Todo o mundo corporativo terá de ser repensado, reestruturado, desde as relações com empregados e fornecedores até o uso da tecnologia e do marketing. O que você faz agora, qualquer que seja a sua empresa, vai sofrer profundas mudanças com a nova economia que terá uma nova lógica.” Arie deCeus Shell

  24. VANTAGENS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição de objetivos, metas e indicadores para a organização, com uma metodologia própria de acompanhamento e controle gerencial Envolvimento de toda a equipe no processo de formulação do planejamento, comprometendo-os com o processo de mudança, através da participação Criação de uma infra-estrutura para realização da mudança organizacional, através da profissionalização, usando técnicas modernas de gestão (gerenciamento por objetivos, programas de liderança, padronização de procedimentos, desenvolvimento de pessoas etc.)

  25. RISCOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  26. Engessamento • Burocracia e Centralização • Rebuscamento • Impaciência • Dicotomia entre Plano e Prática • Descontinuidade

  27. Fases do Planejamento Estratégico

  28. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Missão Visão Valores

  29. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL Oportunidades Pontos Fortes AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Ameaças

  30. ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS Metas Ações

  31. MONITORAMENTO AVALIAÇÃO

  32. Missão Visão Valores Oportunidades Pontos Fortes AMBIENTE EXTERNO DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL AMBIENTE INTERNO IDENTIDADE ORGANIZACIONAL Ameaças Pontos Fracos ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS Metas Ações MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

  33. O exercício de criar o futuro resulta numa Visão Estratégica, que é a referência máxima de todos os funcionários de uma organização, ou seja: "A sua Missão“. José Antônio Fechio Diretor de Informática CTBC Telecom

  34. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

  35. "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker

  36. "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa."Philip Kotler "Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la."S. Tilles "Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo."Peter Drucker

  37. MISSÃO É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, pois a missão representa a sua razão de ser.

  38. a quem se destinam seus produtos e serviços? o que faz? Missão por que faz?

  39. a quem se destinam seus produtos e serviços? o que faz? por que faz? Despertar no cidadão a consciência para a responsabilidade na condução, aplicação e fiscalização dos recursos públicos, através do incentivo permanente à educação.

  40. Assistir e auxiliar socialmente o estudante carente vindo do interior, em suas necessidades básicas, visando o melhor desempenho de suas atividades e contribuindo para a sua formação educacional e capacitação sócio-profissional. A QUEM SE DESTINAM SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS? O QUE FAZ? POR QUE FAZ?

  41. Outros exemplos: CENTRO DE PESQUISA DE ENERGIA ELÉTRICA – CEPEL Contribuir para o permanente aprimoramento e adequação do serviço de energia elétrica. Efetivando novos padrões de qualidade, produtividade e economicidade, mediante ações de pesquisa e desenvolvimento, promoção e transferência de tecnologia para o setor elétrico brasileiro.

  42. PETROQUISA Desenvolver a indústria química do Brasil, inclusive através de participação empresarial, contribuindo para elevar os padrões de competitividade do setor e zelando pelos interesses nacionais. COPEL Gerar, transmitir, distribuir e comercializar energia, bem como prestar serviços correlatos, promovendo desenvolvimento sustentável com retorno para a sociedade paranaense.

  43. VISÃO É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. A VISÃO representa o que a organização quer ser!

  44. Exemplos de Visão Ser a melhor empresa do setor elétrico no Brasil até 2006, mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas. O que a empresa quer ser? a melhor empresa do setor elétrico Onde? espaço no Brasil Quando? tempo até 2012 “mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas” Demonstração clara da essência da empresa e dos propósitos de seus gestores.

  45. Amoco – American Oil Company Ser uma empresa global, reconhecida mundialmente pelos empregados, clientes, concorrentes, investidores e pelo público.Nós seremos o padrão pelo qual outras empresas avaliarão suas performances. PETROBRÁS Ser uma empresa de energia de classe mundial. COPERGÁS Ser referência nacional na gestão da distribuição de gás natural até 2011.

  46. VALORES Os valores de uma organização representam os princípios éticos que norteiam todas as ações dessa mesma organização. Normalmente os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.

More Related