1 / 27

Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)

Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM). Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013. Instituto dos Irmãos Maristas Secretariado da Missão Comissão Internacional da PJM.

adlai
Télécharger la présentation

Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Evangelizadores entre os jovensDocumento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)

  2. Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013 Instituto dos Irmãos Maristas Secretariado da Missão Comissão Internacional da PJM

  3. "Não posso ver uma criança, sem sentir o desejo de ensinar-lhe o catecismo, sem desejar fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a ama". (Champagnat)

  4. Vamos aos jovens lá onde eles estão. Vamos com ousadia aos ambientes, talvez inexplorados, onde a espera de Cristo se revela na pobreza material e espiritual. Em nossos encontros, manifestamos-lhes atenção marcada pela humildade, simplicidade e esquecimento de si. Apresentamos-lhes a pessoa de Cristo, a Verdade que liberta, que chama a cada um pelo nome. Ajudamo-los a descobrir sua própria vocação na Igreja e no mundo. Permanecemos disponíveis ao Espírito Santo que nos interpela através das realidades de suas vidas e que nos impulsiona a ações corajosas. (C. 83)

  5. “Somosconscientes de que a evangelização é obra do Espírito Santo e de que, semsuaação, tudo é palavra e fogo de artifício. Este documento não quer ser mais do que um humildeinstrumento a serviço do Instituto, com a esperança de quecontribua para reavivar o fogodapaixãopelo Evangelho, tanto entre osadultos como entre os jovens, chamados a ser atoresprivilegiados na evangelização de seus companheiros e companheiras.” Ir. Emili Turú – Superior Geral

  6. Somos ativos, apreciamos compartilhar, ajudar, contribuir, estar presentes quando precisam de nós. Temos muita vontade de fazer coisas e de trabalhar naquilo de que gostamos. Queremos partilhar isso com as outras pessoas. Queremos atingir os objetivos apesar das adversidades, e aprender com os erros. Sempre estamos dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o que queremos. Aceitamos as novidades e tentamos melhorar o mundo. (Depoimento de um jovem, Evangelizadores entre os jovens, p. 20)

  7. Comissão Internacional da PJM Ir. Ramon Rubies – L`Hermitage; Ir. Luiz André da Silva Pereira– Brasil Centro- Norte; Ir. Rommell Ocasiones – Ásia do Leste; Ir. João Carlos do Prado – Secretariado da Missão, coordenador; Ir. IfeanyiMbaegbu – Nigéria; Sra. Simone Boyd– Melbourne; Sr. Carlos Ulises Centeno López – México Ocidental

  8. APRESENTAÇÃO Apresentamos a todas as Unidades Administrativas (UAs) do Instituto Marista a proposta de processo para o estudo e a aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”. Ela foi desenvolvida pela Comissão Internacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e destina-se a todo o Instituto Marista. O objetivo do processo é ajudar as UAs no conhecimento e aplicação do documento. Será uma oportunidade privilegiada para a revisão e o fortalecimento dos projetos da PJM em andamento nas UAs que a promovem e para o início naquelas UAs que ainda não a organizaram. Os destinatários do processo são todas as Comunidades dos Irmãos Maristas, os leigos e as leigas, de modo especial aqueles e aquelas que exercem algum cargo de liderança nas obras e as lideranças que trabalham diretamente com a evangelização.

  9. COMISSÃO PROVINCIAL DE JOVENS O êxito dos grandesprojetosdependetambém de liderançascomprometidas de coração e mente. Nesse sentido, a Comissão internacionalda PJM recomendaquecada Província/Distrito organize uma Comissão provincial/distrital para coordenartodo o processo de estudo e aplicação do documento. EstaComissãotambémestaráencarregada de: • Adequar o processo e a metologiapropostapela Comissão Internacionalda PJM à realidade da Província/Distrito. • Desenvolverestratégias e recursosquecontribuampara um processo vivo e participativodaProvíncia/Distrito. • Garantir a comunicação com o Secretariado de Missão, em Roma. • Garantir articulação do processo da PJM com o Serviço de animação vocacionalda Província/Distrito. A Comissãopode ser compostaporIrmãos, leigos, leigas e liderançasjovens. É importanteque a Província/Distrito defina o/a coordenador (a) daComissão e envie o seunome e e-mail aoscuidados do Ir. João C. do Prado pelo e-mail jcprado@fms.itaté o final de novembro de 2011.

  10. Processo para estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”

  11. O PROCESSO O processo está dividido em quatro momentos: • Comunicação e estudo do documento. • Revisão e/ou desenvolvimento da proposta da Unidade administrativa. • Formação de lideranças para a PJM. • Implementação e avaliação da proposta da PJM da Unidade administrativa. No gráfico que segue é possível conhecer a sua duração e a metodologia proposta. Eles são orientativos, de modo que as UAs podem adequá-los de acordo com a sua realidade.

  12. PROPOSTA PARA A APLICAÇÃO DO DOCUMENTO Metodologia: Emaús • “Jesus começou a explicar-lhes todas as passagens das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando pelos profetas.” • “Os discípulos viam Jesus, mas algo lhes impedia de reconhecê-lo.” • “Contaram-lhes tudo o que tinha acontecido.” • “Sem hesitar, colocaram-se a caminho e voltaram para Jerusalém.” Regionais • “Jesus se aproximou deles e caminhou ao seu lado.” Outubro 2011 Setembre 2012 Janeiro 2013 Abril 2013 • Comunicação e estudo do documento • Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa • Formação de líderes e multiplicadores • Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa Encontros Responsáveis: Comissão Provincial da PJM

  13. ENCONTROS REGIONAIS Além dos quatro momentos que serão vividos em nível da UA, estamos oportunizando a realização de “Encontros Regionais da PJM” em cada um dos continentes. Eles serão espaço privilegiado para conhecer o documento “Evangelizadores entre os jovens”; partilhar o itinerário para seu estudo; e desenvolver estratégias para sua aplicação. Os Encontros Regionais se situam ao longo do primeiro ou no início do segundo momento do processo, de modo a respeitar os calendários regionais e favorecer a participação de todas as Unidades administrativas. A previsão é para a participação de 5 a 6 pessoas por UA dentre as quais destacamos: alguém responsável pelo governo e animação da Província; os coordenadores da PJM em nível de UA ou futuros coordenadores; alguma liderança jovem. Os encontros regionais serão um excelente espaço para a formação das lideranças da PJM com coração e mente internacional.

  14. CRONOGRAMA DOS ENCONTROS REGIONAIS Os Encontros Regionais seguirão o seguinte cronograma de realização: • Ásia: 26 – 30/03/ 2012 – Filipinas • Oceania: 16 – 20/04/ 2012 - Austrália • América: 30/07 – 03/08/2012 – Campinas, Brasil • África: 27/08 – 01/09/2012 – Nairóbi, Quênia • Europa: 24 – 28/09/2012 - L`Hermitage, França As informações sobre cada um dos Encontros Regionais e as orientações para inscrições serão enviados oportunamente.

  15. “Jesusmesmo se aproximou e se pôs a caminharcom eles” (Lc, 24, 13-15)

  16. METODOLOGIA DO PROCESSO A metodologiaproposta para realizar o processo de estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens” é a mesma oferecida no capítulo 4 do documento, onde se apontam as opçõespedagógicas e metodológicas e o itinerário a ser seguido para a PJM. É importanteque a Comissão da PJM, em nível provincial/distrital , considere: • A organização dos grupos de estudoda Província/Distrito: Comunidades dos Irmãos, lideranças provinciais; grupos de Irmãos e parceiros leigos nas obras; liderançasda evangelização… • O processo de estudo e a construção de propostas, em nível provincial e local (comunidades e obras); • O acompanhamento do processo.

  17. METODOLOGIA DO PROCESSO • A organização dos grupos, estruturas, recursos para suporte, comunicação entre osgrupos e, se possível, alguma experiência a ser vivida em nível provincial/distrital. • A formação de multiplicadoresparaacompanhar o processonosniveis provincial e local. O itinerário dos discípulos no caminho de Emaús é um paradigma para a evangelização dos jovens. É um itinerário de seguimento em queevangelizador e evangelizandopercorremjuntos um ciclodinâmico de diálogo e descobrimento.

  18. MOMENTOS DO PROCESSO O processoestádivididoemquatromomentosconformegráficojáapresentado. Para cada um desses momentos a Comissão Internacionalda PJM está indicando: objetivo, metodogia, propostas de estratégias, recursos, destinatários e responsávelpelacoordenação do processo em nível provincial/distrital. • A metodologia, estratégias e recursosapresentadossão o mínimoasseguradoparagarantir a realização do processo. • Cabe à Comissão provincial complementar a propostada Comissão Internacional a fim de assegurar um processo transformador e profético de acordo com a sua realidade. A seguirseráapresentadocada um dos momentos do processoparaestudo e aplicação do documento.

  19. Entrega e estudo do documento • Objetivos: • Organizar a Comissão Provincial/Distrital da PJM e seu plano de trabalho. • Formar multiplicadores para ajudar a pôr em ação o processo. • Dar a conhecer o documento em todos os níveis da Unidade administrativa. • Metodologia: • “ Jesus mesmo se aproximou e caminhouao lado deles” (Lc 24, 13-15) • Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: • A Comissão Internacional da PJM oferece um Guiapara a apresentação e o estudo do documento. • A Unidade administrativa organiza grupos de estudo para a partilha. • Os grupos de estudoelaboram um relatório com recomendações à Comissão provincial da PJM • Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: • - Guia para a apresentação e estudo do documento (anexo). • - Cartazes, faixas, braceletes, site web do Instituto e da Unidade Administrativa, blog, facebook e twitter, marcadores de página, pop-up, canções, vídeos… disponíveis no siteweb www.champagnat.orgno link da PJM, a partir de novembro de 2011. Destinatários: As comunidades de Irmãos, Leigos, Leigas e os jovens implicados na ação pastoral. Responsáveis: Conselho provincial e Comissão provincial da PJM

  20. Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa • Objetivo: • Favorecer processos de revisão dos projetos de evangelização de jovens, na Unidade administrativa. • Possibilitar, à luz da revisão do documento internacional e dos projetos de evangelização de jovens, a ação evangelizadora dos jovens, na Unidade administrativa • Metodologia: • “Os discípulos viam a Jesus, mas algo os impedia de reconhecê-lo” (v 16-17). • “Contaram-lhetudo o que tinha acontecido” (v. 18-24). Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: Definir pautas para rever a ação evangelizadora com os jovens. Sugestões para a Comissão provincial da PJM: Criação de instrumentos de consulta, A partir dos diagnósticos e do documento da PJM, elaborar uma proposta provincial e plano estratégico de implementação. Será possível contar com grupos de trabalho para ajudarnessatarefa. • Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: • - Carta com orientações para rever a ação evangelizadora na Unidade administrativa. Disponível no site web www.champagnat.org no link da PJM, a partir de janeiro de 2012. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM

  21. Formação de líderes e multiplicadores • Objetivos: • Proporcionar formação aos Irmãos, leigos e jovens para trabalhar na PJM. • Metodologia: • “Jesus se pôs a explicar-lhes todas as partes das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando por todos os profetas” (v 25-27). • Proposta de Estratégias à Comissão Provincial: • Identificação de possíveis líderes e animadores onde não há PJM; • Nas Unidades administrativas que jádispõem da PJM fortalecer a formação das lideranças; • Organização e/ourevisão dos programas de formação; • Garantir nos programas de formação para Irmãos e leigos os temas da PJM; • Estudarpossíveis programas de formação para a PJM em nível interprovincial. • Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: • Oferecer linhas de orientação para os programas de formação. Disponíveis no site web www.champagnat.org no link da PJM, a partir de março de 2012. • Proporcionar assessoria internacional para as Unidades administrativas que o necessitem. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial Responsáveis: Comissão provincial da PJM

  22. Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa • Objetivos: • Pôr em prática os consensos e as decisões da proposta evangelizadora para jovens, na Unidade administrativa. • Rever os resultados da aplicação da proposta na Unidade administrativa. • Metodologia: • “Sem esperar mais, puseram-se a caminho e regressaram a Jerusalém” (v. 33-35). • Proposta de Estratégias para a Comissão Provincial: • Identificação dos lugares que têminteresse em implementar a PJM; • Desenvolvimento de uma campanha de divulgação da PJM; • Adequação e fortalecimento da PJM nas Unidades administrativas que mantêm PJM; • Criaçãooufortalecimento de estruturas para a continuidade do processo. • Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: • Os mesmos recursos da fase nº 01 podem ser utilizados nesta fase. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho Provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM.

  23. ESTRATÉGIAS E SUBSÍDIOS As propostas de estratégias e de subsídios oferecidos são apoio para o processo das UAs. Recomendamos que em nível local também sejam desenvolvidas estratégias e subsídios para fortalecer o processo e, se possível, partilhados. O link da PJM junto à página web do Instituto www.champagnat.org será o espaço onde serão disponibilizados os recursos em nível institucional e para partilha do processo vivido por cada UA. As músicas, hinos, imagens... criados para a PJM serão muito bem acolhidos na página web.

  24. APOIO E ORIENTAÇÕES As Unidadesadministrativasquenecessitarem de apoio e orientação para o processo poderão entrar em contato com o Ir. João Carlos do Prado, Diretor do Secretariado da Missão, em Roma, pelo e-mail: jcprado@fms.it .

  25. AGRADECIMENTO Muito obrigado a todas as Unidadesadministrativaspelaacolhida do Documento “Evangelizadores entre os jovens” e do processo de estudo e aplicação. Desejamos-lhesumaexcelentecaminhadanesselindo e fecundoitinerário de evangelizaçãodajuventude. Que Maria, Marcelino e nossosIrmãos, leigos e leigas e jovenspredecessoresinspirememtodos e todas novo ardor paraseguir e anunciar Jesus Cristo e seuReino. ComissãoInternacionalda PJM SecretariadodaMissão Roma, agosto de 2011.

More Related