1 / 17

Professor Edley

Professor Edley. www.professoredley.com.br. As Pólis Gregas. Na p ólis, os cidadãos participavam das decisões a serem tomadas nas cidades, discutindo questões tanto de caráter político quanto social, militar e econômico. maior de 30 anos. cidad ãos.

aida
Télécharger la présentation

Professor Edley

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Professor Edley www.professoredley.com.br

  2. As Pólis Gregas Na pólis, os cidadãos participavam das decisões a serem tomadas nas cidades, discutindo questões tanto de caráter político quanto social, militar e econômico. maior de 30 anos cidadãos maior de 18 anos e filho de cidadão Esparta Atenas mulheres escravos ex-escravos estrangeiros não cidadãos

  3. O Mundo das Pólis residências dos artesãos, comerciantes e proprietários de terras ásty edifícios públicos, ginásios, teatros, oficinas e ágora A ágora era uma praça onde se reuniam os cidadãos; as mercadorias eram vendidas; os julgamentos aconteciam; e eram realizados os festivais culturais. Pólis residências dos agricultores, pastores e escravos khóra produção agropastoril que garantia a subsistência da população da pólis

  4. Acrópole Na parte mais alta da ágora existia a acrópole, o centro religioso da pólis. Nessa cidadela fortificada eram erguidos templos para a divindade protetora da cidade. 1. Templo de Atena Nike 2. Santuário de Pandroso 3. Altar de Atena 4. Santuário de Zeus 5. Santuário de Pandion 6. Templo de Augusto 7. Partenon 8. Via-Sacra – percorrida durante festejos 9. Estátua de Atena 10. Calcoteca – depósito de objetos sagrados 11. Recinto sagrado de Atena Erganê (a Artesã) 12. Santuário de Ártemis 5 6 7 4 3 10 8 2 11 9 12 1

  5. Os Jogos Olímpicos A partir de 776 a.C., a cada quatro anos, acontecia na cidade de Olímpia os Jogos Olímpicos em homenagem ao deus Zeus. Os Jogos Olímpicos reuniam atletas de toda a Grécia. Eles aconteciam durante sete dias no verão, mas por três meses todos os conflitos entre as pólis eram suspensos, incluindo as guerras, para que os atletas pudessem se preparar. Somente atletas do sexo masculino podiam participar. As mulheres estavam excluídas das competições e eram proibidas de ficar na plateia. Estátua de mármore de um atleta se preparando para lançar um disco, c. 450 a.C.

  6. Os Jogos Olímpicos Uma das modalidades mais famosas das Olimpíadas era o pentatlo, que envolvia salto, corrida, lançamento de disco, arremesso de dardo e luta. Algumas modalidades eram utilizadas como treinamento de guerra, como o lançamento de dardo, que preparava para o uso da lança, e a corrida armada, em que os atletas usavam trajes pesados de guerra. A vitória nos Jogos Olímpicos era motivo de glória e orgulho tanto para o atleta quanto para toda a pólis a que ele pertencesse. Ânfora representanto a corrida, uma das modalidades do pentatlo, c. 530 a.C.

  7. Pólis Esparta Atenas Fundada pelos dórios do Peloponeso no século IX a.C. Fundada pelos jônios no século IX a.C., localizada na Ática. A população masculina vivia sob rígida disciplina militar e a cidade foi mantida isolada de outras pólis. A população praticava a pesca e o comércio, o que contribuiu para que a cidade se tornasse um importante centro comercial da Grécia antiga.

  8. Esparta A sociedade espartana era dividida em três grupos sociais:

  9. Esparta A missão do soldado espartíata era garantir a liberdade de Esparta. Para isso, tornavam-se guerreiros e viviam em rígida disciplina: • Aos 7 anos eram afastados da família e levados para um quartel. Lá praticavam esportes e aprendiam valores, como bravura, força, disciplina e solidariedade. • A partir dos 18 anos enfrentavam o treinamento militar. • Dos 20 aos 30 anos permaneciam no quartel à espera de um combate. • Os soldados mais ricos e poderosos combatiam a cavalo, os demais (chamados hoplitas) marchavam a pé. • Aos 30 anos eram liberados do serviço militar e adquiriam a cidadania. Escultura do século VI a.C. retratando um hoplita.

  10. Esparta A pólis espartana tinha três instituições de governo (Ápela, Gerúsia e Eforato) e era governada por dois reis. Um rei cuidava da vida religiosa, o outro comandava a vida militar da cidade. Rei Rei preside fiscaliza Gerúsia (28 anciões) Eforato (5 membros) fiscaliza elege elege Ápela (assembleia popular formada por todos os espartíadas do sexo masculino)

  11. Atenas A sociedade ateniense era dividida em três grupos sociais:

  12. O Nascimento da Democracia A administração ateniense variou no decorrer dos séculos. No século VI a.C. foram aprovadas leis que fortaleciam as camadas médias da população: • fim da escravidão por dívidas; • estabelecimento do número máximo de terras que uma pessoa poderia ter; • participaçao dos cidadãos na escolha de seus dirigentes, na elaboração das leis e na aplicação da justiça. Relevo representando a democracia coroando o povo de Atenas, c. 337 a.C.

  13. A Atenas de Clístenes Clístenes (565 a.C.- 492 a.C.) promoveu mudanças nas quais os cidadãos passaram a participar ativamente da vida política de Atenas, debatendo e votando todas as questões relacionadas à vida pública da pólis. demo = povo governo do povo Democracia cracia = governo

  14. A Pólis Ateniense A pólis ateniense tinha três instituições de governo: Eclésia, Bulé e Heleia.

  15. O Esplendor de Atenas No governo de Péricles (século V a.C.), Atenas se consolidou como potência econômica e militar e experimentou um período de esplendor cultural. Foram construídos templos, tribunais, mercados; e feitas muitas esculturas e obras de artes plásticas. Ruínas do Teatro de Dioniso, século V a.C.

  16. Referência Bibliográfica • Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, • Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

  17. Professor Edley www.professoredley.com.br

More Related