1 / 17

Bactérias – Reino Monera

Bactérias – Reino Monera. Ciências 7º ano Profe. Cristiane. As bactérias. Enquanto algumas bactérias são patogênicas , outras são inofensivas. Andrew Syred / science photo library / LatinStock.

aoife
Télécharger la présentation

Bactérias – Reino Monera

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Bactérias – Reino Monera Ciências 7º ano Profe. Cristiane

  2. As bactérias Enquanto algumas bactérias são patogênicas, outras são inofensivas. Andrew Syred / science photo library / LatinStock • Qual a diferença entre uma bactéria e uma célula humana? Por que as bactérias são importantes para o ambiente? Que doenças podem causar?

  3. As bactérias - importância No solo e nas águas, as bactérias da putrefação decompõem matérias orgânicas de várias origens, devolvendo ao meio substâncias mais simples que poderão ser reutilizadas como nutrientes minerais pelas plantas e outros seres vivos. Bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, as nitrificantes, que convertem amônia em nitritos e estes em nitratos e as desnitrificantes, que a partir de nitratos, devolvem o nitrogênio para o ar. Agricultura = controle biológico de pragas Farmácia = antibiótico Alimentar = iogurte, queijos Pesquisas em genética e bioquímica. Lactobacillussp.

  4. As bactérias são organismos unicelulares procariotos, ou seja, seu material genético não está separado do citoplasma por uma membrana, como nos animais e plantas (eucariotos). parede celular material genético (DNA) luís moura / arquivo da editora rotação dos flagelos citoplasma membrana plasmática flagelo

  5. As bactérias podem ser classificadas de acordo com a sua forma e com o seu modo de vida (isoladas ou em colônias): bacilos Eye of science / science photo library / Latinstock vibrião espiroqueta sarcina (cocos formando cubos) coco estreptobacilo cocos ingeborgasbach / arquivo da editora estafilococo (cocos em cachos) diplococo estreptococo (cocos em fileiras) bacilos

  6. Nutrição e respiração A maioria das bactérias é heterotrófica, mas existem também bactérias autotróficas, como as cianobactérias. Bactérias aeróbias: utilizam oxigênio do ar para conseguir energia. visualsunlimited / corbis / latinstock Bactérias anaeróbias: obtêm energia a partir da fermentação, um processo que não depende do oxigênio. Colônia de cianobactérias. A fermentação realizada por bactérias é aproveitada por muitas indústrias.

  7. Gloeocapsasp. Nutrição As bactérias fotossintetizantes têm o pigmento bacterioclorofila, semelhante à clorofila das plantas. Saprófito: ser vivo que se nutre de matéria orgânica em decomposição As bactérias heterótrofas saprófitas nutrem-se de restos orgânicos, causando as putrefações, enquanto as parasitas obtêm substâncias orgânicas dos corpos dos seus hospedeiros.

  8. Reprodução Na maioria das vezes, as bactérias se multiplicam por reprodução assexuada. DNA duas células (bactérias) duplicação do DNA divisão do citoplasma Em condições ideais, as bactérias podem se dividir a cada 20 minutos!

  9. Reprodução

  10. Reprodução Em algumas espécies ocorrem processos sexuais, como por exemplo a conjugação, em que duas células se unem por uma fina ponte citoplasmática, podendo assim trocar o DNA, o que resulta em uma maior variabilidade genética na descendência. Plasmídeo: moléculas circulares de DNA.

  11. As bactérias e o equilíbrio da natureza decompositores (bactérias e fungos) plantas e animais mortos ingborgasbach / arquivo da editora Gás carbônico, água e sais minerais são absorvidos pelas plantas e usados na produção de açúcares e outras substâncias orgânicas. Bactérias e fungos transformam a matéria orgânica das plantas e dos animais mortos em substâncias minerais (água, gás carbônico e sais minerais). As bactérias sapróbias (absorvem substâncias orgânicas de organismos mortos) têm um papel importante na reciclagem da matéria.

  12. Associações de bactérias com outros organismos Comensalismo: um organismo se beneficia sem causar prejuízo ao outro, como as bactérias que vivem em nossa pele. Parasitismo: um dos organismos se beneficia e o outro sofre algum prejuízo. É o caso das bactérias patogênicas. davidmack / sciencephotolibrary / latinstock pele bactérias Bactérias na pele. Mutualismo: a associação traz benefícios para ambos os organismos envolvidos, como no caso das bactérias que vivem em nosso intestino.

  13. O organismo humano dispõe de várias linhas de defesa contra os microrganismos: bactéria 1. Epiderme e mucosas Glóbulo branco 2. Células especiais, como glóbulos brancos, que realizam a fagocitose de microrganismos destruição da bactéria luís moura / arquivo da editora 3. Produção de anticorpos Vesícula com substâncias que digerem a bactéria.

  14. Doenças provocadas por bactérias Cólera: a transmissão do Vibrio cholerae ocorre por ingestão de água ou alimentos contaminados, ou por contato com fezes ou vômito de pessoas contaminadas. • Sintomas: • diarreia intensa • cólicas • vômito • cãibras Eye of science / science photo library / Latinstock O Vibrio cholerae é um vibrião, uma bactéria em forma de vírgula.

  15. Leptospirose É uma doença causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) que normalmente se espalha pela água suja das enchentes e esgotos. Como as pessoas se contaminam? As pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores. A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com essas águas. Paulo nilson / arquivo da editora

  16. Alguns cuidados para se prevenir da doença: Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas (se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.

  17. Vídeos • Discovery na Escola – bactérias • Khan Academy – Bactérias • Globo repórter • Vigilância Sanitária de SC

More Related