1 / 20

A Narrativa e seus Elementos Básicos

A Narrativa e seus Elementos Básicos.

aric
Télécharger la présentation

A Narrativa e seus Elementos Básicos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Narrativa e seus Elementos Básicos Narração é um relato centrado num fato ou acontecimento (o quê?); há personagens (quem?) atuando e um narrador que relata a ação. O tempo e o ambiente (ou cenário) são outros elementos importantes na estrutura da narração (quando? onde?). Nem sempre ocorrerá a presença de todos esses elementos no texto narrativo. Porém, os imprescindíveis são o fato e o narrador.

  2. A Narrativa e seus Elementos Básicos • O texto narrativo apresenta respostas para as perguntas: • Como? • Onde? • Quando? • Por quê? • Nem sempre responde a todas elas.

  3. A Narrativa e seus Elementos Básicos ELEMENTOS BÁSICOS DA NARRATIVA: FATO NARRADOR

  4. A Narrativa e seus Elementos Básicos 1. NARRADOR: quem conta o fato. Tipo de narrador: em 1ª e em 3ª pessoa: narrador onisciente e onipresente. a) ONIPRESENTE = narrador-personagem: 1ª pessoa, é uma espécie de testemunha invisível de tudo o que acontece e, com uma linguagem subjetiva, ele tenta passar para o leitor o que os personagens estão sentindo e pensando. b) ONISCIENTE = narrador-observador: 3ª pessoa, o narrador não participa dos acontecimentos, limitando-se a contar sem se envolver, usando uma linguagem objetiva.

  5. A Narrativa e seus Elementos Básicos 2. FATO: o acontecimento em si. 3. ENREDO: é a trama, comparada ao esqueleto da narrativa, que dá sustentação à história, geralmente está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.  4. AMBIENTE: é o espaço onde os personagens atuam e se desenrola o enredo.  5. TEMPO: quando os fatos aconteceram.

  6. A Narrativa e seus Elementos Básicos 6. PERSONAGENS: são os seres que atuam, isto é, que vivem o enredo. Os participantes dos acontecimentos, normalmente, falam ou dialogam. A fala dos personagens é chamada de discurso, que pode ser: discurso direto, o discurso indireto e o indireto livre.

  7. A Narrativa e seus Elementos Básicos a) discurso direto: reprodução fiel da fala do personagem, como ocorre no exemplo seguinte: Filho: Mamãe, me dá aí umas pratas prum sanduíche no Bob´s? Mãe: Como assim? “Me dá umas pratas aí”, sem aviso nem nada? Que pratas são essas? Não dou. Chega! Toda hora dinheiro, dinheiro, dinheiro... Você pensa que eu sou o Ministro da Fazenda? Eu tenho cara de Delfim, tenho? Não dou nada. Filho: Ué, essa daí quer ter as alegrias da maternidade sem gastar um tostão. (Millôr Fernandes – Conflitos de Geração)

  8. A Narrativa e seus Elementos Básicos b) discurso indireto: quando o narrador usa suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. Veja o exemplo: • A menina afirmou que não bebia daquela água. Se fosse utilizado o discurso direto, o trecho ficaria assim: • -- Não bebo dessa água. – afirmou a menina. ou: • Afirmou a menina: -- Não bebo dessa água.

  9. A Narrativa e seus Elementos Básicos c) discurso indireto livre: neste tipo de discurso as falas do narrador e dos personagens se fundem. Observe o trecho do romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles: “Aperto o copo na mão. Quando Lorena sacode a bola de vidro a neve sobe tão leve. Rodopia flutuante e depois vai caindo no telhado, na cerca e na menininha de capuz vermelho. Então ele sacode de novo. “Assim tenho neve o ano inteiro.” Mas por que neve o ano inteiro? Onde é que tem neve aqui? Acha lindo neve. Uma enjoada. Trinco a pedra de gelo nos dentes.”

  10. A Narrativa e seus Elementos Básicos Na forma de discurso direto, teríamos: E na forma de discurso indireto: (...) Então ele sacode de novo e diz que assim tem neve o ano inteiro. (...) (...) Então ele sacode de novo e diz: __ Assim tenho neve o ano inteiro. Mas por que neve o ano inteiro? (...)

  11. Descrição e Dissertação: Conceitos e Elementos Básicos DESCRIÇÃO É construir imagens utilizando a linguagem verbal. É caracterizar alguém ou alguma coisa. Nesse tipo de texto, usam-se os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Sujeito Percebedor Objeto Percebido

  12. Os Tipos de Descrição 1. Descrição subjetiva ou impressionista: quando a descrição é feita com mais profundidade, mostrando até características psicológicas da pessoa, personagem ou animal que se está descrevendo. Parte-se de um ponto de vista pessoal.

  13. Os Tipos de Descrição 2. Descrição objetiva ou expressionista: prende-se à reprodução fiel de um objeto, pessoa, cena, personagem ou animal, destacando-se com exatidão e precisão vocabular todos os detalhes observados, aproximando-se bastante da imagem real.

  14. Os Tipos de Descrição “Na descrição subjetiva, a interferência do autor é sempre maior e costuma ser caracterizada pela emissão de juízos de valor. Já na descrição objetiva, o autor interfere menos, tentando passar-nos uma imagem mais próxima ao real, evitando os juízos de valor”.(TERRA, 2001, p.392).

  15. Dissertação: Conceitos e Elementos Básicos É o texto em que se faz exposição de idéias sobre um assunto, debate um tema com ponto de vista e argumentação. O texto dissertativo caracteriza-se pela exposição de idéias e pontos de vista, pela reflexão, chegando a uma conclusão. Este tipo de texto exige maior raciocínio, pois, para se discutir a respeito de qualquer tema é necessário apresentar bons argumentos.

  16. Os Elementos da Dissertação PONTO DE VISTA + ARGUMENTO Esse tipo de texto é o mais usado no nosso cotidiano. Quando nosso filho pede o carro emprestado e o questionamos, quando interrogamos e criticamos a realidade, defendemos nossos direitos ou fazemos propostas de transformação do mundo, estamos dissertando. Trabalha-se com dados, fatos, argumentos para reforçar ou justificar as idéias.

  17. Os Elementos da Dissertação Na dissertação deverá constar: • Introdução: o tema e o ponto de vista • Desenvolvimento: argumentação (os porquês, os exemplos) • Conclusão: síntese reafirmadora das idéias (conclusão-resumo e conclusão-proposta)

  18. Tipos de Dissertação Expositiva ou objetiva, cujo objetivo é explicar de modo impessoal uma idéia para esclarecimento de outras pessoas, com intuito de informar (normalmente, não é esta a modalidade exigida nos vestibulares). A dissertação objetiva caracteriza-se pelo texto escrito em terceira pessoa. Embora você saiba que o autor esteja nos transmitindo sua visão pessoal a respeito do tema, ele jamais aparece para o leitor como uma pessoa definida.

  19. Tipos de Dissertação Argumentativa ou subjetiva, que visa a persuadir, por meio de provas, argumentos e técnicas de convencimento, procurando levar o interlocutor a pensar como o autor do texto. Tenta convencer o leitor de que a razão está com quem escreve. Um exemplo é a crítica de cinema ou de teatro que se lê constantemente nos jornais. Nesse tipo de dissertação, escrita em primeira pessoa, o autor assume, de forma explícita, um caráter subjetivo, pessoal.

More Related