Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual - PowerPoint PPT Presentation

sustentabilidade da rede aplmineral e dinamiza o da comunidade virtual n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual PowerPoint Presentation
Download Presentation
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual

play fullscreen
1 / 15
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual
61 Views
Download Presentation
buck
Download Presentation

Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira Persegona

  2. RedeAPLmineral • A Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (RedeAPLmineral) é uma rede de informação – sem fins lucrativos - responsável pela divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor mineral, compreendendo o processo de: extração, beneficiamento, e transformação mineral organizado em Arranjo Produtivo Local (APL) de base mineral.

  3. Ibict O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) tem a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico do Brasil. O Ibict é um órgão público federal da administração direta pertencente à estrutura de unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A transformação do IBBD em Ibict, em 1976, teve como objetivo preencher uma lacuna do Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico quanto à necessidade de fornecimento de informações em ciência e tecnologia. A ênfase era desenvolver uma rede de informação no País, envolvendo entidades atuantes em C&T, adotando-se para tanto um modelo de sistema de informação descentralizado.

  4. Desafios para o APLmineral • Integração de agentes, instrumentos e ações. • Sustentabilidade financeira. • Criação de produtos e serviços. Dinamização Sustentabilidade

  5. Agentes Instrumentos Núcleo de Inteligência do APL Mineral Ações

  6. Núcleo de Inteligência APL Mineral Agentes do APLmineral

  7. Núcleo de Inteligência do APLmineral Links Patrocinados Início Base de Conhecimento Mapas Sobre o Núcleo Contato Relatórios Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora O conteúdo organizado por assunto em categorias Agentes PúblicoPrivadoTerceiro SetorPesquisaTodos Produtos CerâmicaGemasGessoPedrasRocha Instrumentos Econômico LegalTécnico Capacitação Financiadores Conhecimentos Artigos Teses Boas Práticas Classificados Compra Venda Serviços Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora

  8. Núcleo de Inteligência do APLmineral Empresa patrocinadora Oportunidades mapeadas Comércio e Serviços Extração Número de estabelecimentos Número de estabelecimentos Extração Transformação Comércio e Serviços acima de 100 acima de 100 de 50 a 100 de 50 a 100 de 21 a 50 de 21 a 50 de 11 a 20 de 11 a 20 de 1 a 10 de 1 a 10 Consultoria Varejista Atacadista Serviços Capacitação Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Preparação Produção Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Extração Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Camada temática Empresa patrocinadora Empresa patrocinadora Elos da cadeia com oportunidades vinculadas.

  9. Núcleo de Inteligência do APLmineral

  10. Considerações finais • Local de hospedagem do Portal do APLmineral. • O que a legislação permite? • O que o APLmineral necessita com relação a produtos de informação e prospecção de oportunidades de negócios?

  11. Obrigado!!! Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira Persegona marcelo.persegona@gmail.com Nossa arte é o conhecimento!

  12. Mini currículo Marcelo Felipe Moreira Persegona é doutor em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília - UnB (2010) e mestre em Desenvolvimento Sustentável com ênfase em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia pela UnB (2005) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (1998). Atualmente é professor da Faculdade SENAC e exerce a função de Diretor de Projetos na IP Consultoria e Informática Ltda., associado à Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva, pesquisador da Universidade de Brasília e da American Association for the Advancement of Sciences nos temas de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gestão da informação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e mapserver.