INFORMÁTICA - PowerPoint PPT Presentation

slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
INFORMÁTICA PowerPoint Presentation
Download Presentation
INFORMÁTICA

play fullscreen
1 / 81
INFORMÁTICA
97 Views
Download Presentation
gilead
Download Presentation

INFORMÁTICA

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. INFORMÁTICA

  2. Parte 8

  3. INTERNET

  4. O QUE É A INTERNET

  5. Imagine uma grande malha, ou teia (em inglês, web). Veja na página seguinte...

  6. Modelo de rede utilizado na Internet... Se B sair da rede, A e C continuam conectados entre si.

  7. De um ponto (nó) qualquer, você pode chegar a outro ponto através de muitas maneiras. Se um computador tiver algum problema técnico e sair fora do ar, apenas as informações que estavam neste ponto são perdidas, não interferindo no pleno funcionamento de toda a Internet.

  8. Uma vez conectado, se torna possível acessar qualquer informação existente na rede, de qualquer parte do mundo, pois o local onde a mesma é guardada não faz diferença.

  9. Podemos dizer que o nome “Internet” é dado à possibilidade de milhares de computadores do mundo inteiro serem interligados, como se fossem um só, por isso, a mais conhecida definição é que a Internet é uma

  10. “REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES”

  11. E sendo uma “Rede mundial de computadores”, nada mais é do que a

  12. “COMUNICAÇÃO COM O MUNDO”...(E tudo em sair de casa)...

  13. Mas veja bem: no mundo existem coisas boas e ruins, por isso, na Internet encontramos de tudo, daí a necessidade de saber selecionar aquilo que é útil e rejeitar o que não presta...

  14. Pelo nosso próprio bem!

  15. O CURSO DE INTERNET

  16. O curso de Internet é feito junto com os cursos de Windows e Digitação, e o motivo é muito simples e lógico:

  17. quem está aprendendo a trabalhar com o computador, com o seu ambiente gráfico (Windows), necessariamente usará o teclado (Digitação) e à medida que vai avançando na escrita e no manuseio (informática), nada mais justo do que ir entrando também em contato com o mundo (Internet)...

  18. A Internet serve para todas as idades, e além de interessar diretamente para o estudo, a profissão e as notícias, é útil também para o lazer, não esquecendo da comunicação através das Redes Sociais (Facebook, orkut, msn, e-mails, etc.)...

  19. Podemos resumir tudo nesta frase: A INTERNET TEM A VER COM A VIDA E A FORMAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!

  20. Por isso, o Curso de Internet tem como objetivo principal ensinar a fazer pesquisas e se comunicar através dos e-mails, depois o restante vai adquirindo com a caminhada do dia a dia...

  21. O QUE É PRECISO PARA ACESSAR A INTERNET

  22. Para acessar a Internet é necessário ter: Um computador pessoal; Um programa instalado para poder navegar; Fazer um plano como por exemplo o Speed; Uma conta em um provedor de acesso.

  23. Vendo com mais detalhes:

  24. O computador deve estar em perfeito estado de conservação, não é necessariamente que seja novo (última geração), mas também não pode ser muito antigo (é preciso que a memória e o processador suportem a navegação e os programas que serão instalados em consequência da Internet).

  25. Programas para a Internet Browser ou Navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Google Chrome – pelo menos um deles, mas pode ter todos); Anti-Virus; Malwarebytes' Anti-Malware. DEEP FREEZE (substitui os itens “b” e “c”)

  26. O plano para a Internet muito conhecido é o “Speedy”, através da Telefônica (Vivo), mas em quase todas as cidades tem outros fornecedores, daí é necessário que cada um analise qual é o melhor para as suas necessidades e possibilidades.

  27. Além do plano é necessário também que se abra uma conta em um provedor de acesso, pois é ele que vai providenciar a conexão com a Internet (pode ser pago ou gratuito)... Daí entra a necessidade de analisar onde ou qual oferece mais vantagens!

  28. SERVIÇOS QUE A INTERNET OFERECE

  29. É muito difícil escrever todos os serviços que a Internet oferece, isso se vai descobrindo devagar, durante o curso e depois durante a caminhada, ao longo da vida!

  30. Quando estamos navegando na Internet, normalmente a primeira coisa que fazemos é ver notícias, pois esse é um dever que temos, de saber como anda o mundo em que vivemos!

  31. Após as notícias vem a pesquisa, que vai desde a música, vídeos,imagens, programas, até as compras em geral, enfim, conteúdos que podem ser apenas vistos ou transferidos para o computador (download).

  32. Existe o e-mail que permite a comunicação com outras pessoas, que também vai desde a escrita, passando pelas mensagens anexadas e chegando até as Redes Sociais com suas mais variadas formas.

  33. O QUE É A URL

  34. URL é a sigla de “UniformResourceLocator” (Localizador Universal de Recursos), mas podemos chamá-lo apenas de endereço...

  35. O grande problema é que corremos o risco de confundir o endereço de um site (URL) com um e-mail. Por isso, veja a seguir:

  36. URL ou endereço de um site:www.estadao.com.brE-mail:campos@yahoo.com.br

  37. Note que todos os endereços de e-mail devem ter a arroba @ separando o nome da pessoa (campos) do servidor onde os e-mails são guardados (yahoo.com.br).

  38. Aprofundando...

  39. Cada parte de um endereço na Web (URL) tem um significado muito importante, veja a seguir...

  40. http://www.tvcultura.com.br/aloescola/index.htm Protocolo Site Diretório Arquivo

  41. http://É o método (protocolo) pelo qual a informação deve ser buscada. No caso, http:// é o método utilizado para buscar páginas de Web. O HyperTextTransferProtocol é o protocolo responsável de transmitir textos, imagens e multimídia na Internet.Você também vai encontrar outras formas, como ftp:// (para entrar em servidores de FTP), mailto: (para enviar mensagens) e news: (para acessar grupos de discussão), entre outros. Para navegar na Web, não é uma parte obrigatória, já que os navegadores “entendem” o protocolo que devem usar automaticamente.Este protocolo regula as comunicações na www!

  42. www.tvcultura.com.brSe refere ao computador onde a informação está armazenada, também chamado de servidor ou site.Pelo endereço você pode antecipar que tipo de informação irá encontrar. Os que começam com www são servidores de Web e contém principalmente páginas de hipertexto. Esta é a parte mais importante, e pode ser dividida para que você entenda melhor.

  43. www (World Wide Web)Convenção que indica que o endereço pertence à Web. Entretanto, este “www” não é obrigatório, ou seja, pode-se encontrar em seu lugar “web”, “w3” ou qualquer outro nome.Podemos dizer que é um conjunto de instalações multimídia, da Internet, que podem ser acessadas graficamente.

  44. REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES WWW World Wide Web Mundial Larga Rede

  45. tvculturaNome da empresa ou instituição que mantém o site.

  46. .comTambém chamada de extensão, indica a categoria a que o site pertence. Neste exemplo, significa um site comercial. Existem categorias específicas para cada tipo de site. Entretanto, a grande maioria usa o famoso “.com”.

  47. Veja melhor a seguir diversas extensões, conforme a categoria que cada site pertence...

  48. .com – representa sites ou organizações comerciais ou companhias;.com.br – idem, mas brasileiros;net – sites hospedados nos Estados Unidos e/ou organização de redes;org – usa-se para demonstrar que o site é uma organização não governamental;gov – indica uma organização governamental;edu – indica uma organização educacional;ind – indica uma organização industrial;mil – indica uma organização militar.

  49. .brIndica que o endereço é no Brasil. Quando não existe esta parte final, significa que o site está registrado nos Estados Unidos, por exemplo, como em www.cnn.com – e ainda, podemos ver os exemplos de outros países: pt (Portugal), ar (Argentina), fr (França), uk (Reino Unido), es (Espanha), jp (Japão)...

  50. /aloescola/É o diretório (pasta) onde está o arquivo. Exatamente como no seu computador, a informação na Internet está organizada em diretórios dentro dos servidores. Não é necessário decorar; normalmente, chega-se a diretórios através de links em outras páginas.