1 / 31

Cenáculos de Oração Missionária

Cenáculos de Oração Missionária. CREIO EM JESUS, FILHO DE MARIA. COM de…. Introdução.

cael
Télécharger la présentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração Missionária CREIO EM JESUS, FILHO DE MARIA COM de…

  2. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, bem-vindos! Encontramo-nos aqui reunidos mais uma vez neste Cenáculo de Oração Missionária para agradecer, louvar e bendizer a Deus nosso Pai pela Sua ternura, dando-nos Jesus para a nossa salvação. Agradecemos a nossa vida e a de todos os irmãos com quem partilhamos esta oração nas mais diversas partes do mundo. Assim (re)unidos, pedimos ao Espírito Santo o dom da fé em Jesus, Deus feito homem, filho da Virgem Maria. Queremos ser testemunho autêntico do Seu amor para com toda a humanidade e, como a Maria, os que nos rodeiam possam dizer-nos: “Feliz és Tu, porque acreditaste!

  3. Cântico

  4. Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  5. Anúncio do Tema Em Nazaré da Galileia, vivia uma jovem, chamada Maria. A sua vida era como a de todas as raparigas do povo: muito trabalho, mas também muita oração e muita alegria de viver numa confiança total em Deus. Um dia!…O Anjo do Senhor anunciou a Maria: «Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo»(Lc 1,28). Para salvar a humanidade, Deus quis inserir-se nela, para a renovar por dentro. Ei-lo a pedir a colaboração duma mulher da raça humana, para ser a mãe do Seu Filho. E Ela disponibilizou a sua condição humana: “Eis a Serva do Senhor, faça-se segundo a Tua Palavra!” E concebeu pelo poder do Espírito Santo. E a Palavra eterna tomou carne humana e habitou entre nós! É este o tema do nosso encontro: “Creio em Jesus, Filho de Maria”.

  6. Invocação do Espírito Santosobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

  7. AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

  8. Oração Inicial Espírito Santo de Deus, pedimos-Te que abras o nosso coração aos mistérios de Deus na encarnação do Seu Filho Jesus no seio de Maria. Derrama sobre nós os Teus dons para que, a exemplo de Maria, possamos corresponder à vontade do Pai obedecendo com total abandono, confiança e fidelidade. Possamos, assim, reconhecer e louvar a Sua grande misericórdia para com a humanidade, no amor de Jesus, nosso Salvador. Ámen.

  9. Leitura Bíblica (Lucas 1, 26-38) 26 Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

  10. 34Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37porque nada é impossível a Deus.» 38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela. PALAVRA DO SENHOR

  11. Comentário Deus desejava estar mais perto da humanidade, para injetar nela o remédio salvador, que lhe restituísse a dignidade perdida e decidiu enviar-lhe o Seu Filho. Mas, para Lhe «formar um corpo», quis pedir a livre cooperação duma criatura. Deus escolheu para Mãe do Seu Filho a Virgem Maria. Movida pela graça de Deus, Maria aceita numa humildade extrema: «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» O Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la por obra divina, Ele, que é «o Senhor que dá a vida», faz com que o Filho de Deus seja concebido, como homem, no seio da jovem noiva, desposada com José.. O Filho de Deus, Jesus, não encarnou sem o consentimento daquela que devia ser Sua mãe. Deus quer estar connosco, quer fazer parte da nossa vida, quer santificar-nos. Para isso são necessárias: a Sua graça e a nossa cooperação.

  12. O SIM de Maria não a fechou em si mesma, a pensar só nos seus problemas ou a gozar as suas alegrias. Ei-la a caminho para casa de Isabel. Já levava Jesus dentro de si. Ela é o primeiro sacrário da Terra e a primeira Evangelizadora. Ela não vai só para ajudar, para evangelizar, mas também para ser ajudada, na fé. No encontro com Isabel, Maria procura a confirmação das promessas de Deus, vendo, com os seus próprios olhos, o sinal que o Anjo lhe dera: a gravidez de Isabel, na sua velhice. Quantas vezes o evangelizador é evangelizado por aqueles a quem é enviado! Isabel confirma a fé de Maria, mostrando-lhe o que a graça de Deus tinha feito nela mesma e dizendo a Maria : «Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»(Lc 1,42-43). Maria é chamada «a Mãe do meu Senhor» e esse que se tornou verdadeiramente Seu Filho segundo a carne, não era outro senão o Filho do Altíssimo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade!

  13. No Credo, nós dizemos: «Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus … e por nós, homens e para nossa salvação, desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e Se fez homem». Sem perder a natureza divina, Jesus assume a natureza humana: eis a maravilha da bondade de Deus para com a humanidade rebelde! Eis como Deus toma a iniciativa da salvação, reconciliando-nos consigo: «Foi Deus que nos amou e enviou o Seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados» (1Jo. 4,10). «O Pai enviou o Filho como Salvador do mundo» (1Jo. 4, 14). «Ele veio para tirar os pecados» (1Jo. 3, 5). O Verbo fez-se carne para nos tornar «participantes da natureza divina»( 2 Pe 1, 4): «O Filho de Deus fez-se Filho do Homem para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo assim a filiação divina, se tornasse filho de Deus». O Verbo fez-Se carne, para ser o nosso modelo de santidade: «Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração« (Mt 11, 29). «Eu sou o Caminho, A Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim» ( Jo 14, 6).

  14. Pistas para o diálogo de grupo • Como Maria, sabemos descobrir os projetos de Deus para a nossa vida? Temos o hábito de discernir a vontade de Deus ou deixamo-nos levar pelos impulsos, ideias e vontades pessoais? Que meios usamos para o nosso discernimento: oração, encontro na comunidade, escuta do irmão? • Já alguma vez considerámos a imensa bondade de Deus, vindo ao encontro da nossa fragilidade humana? Sabemos agradecer essa ternura? • Deus dá-nos a fé, para nós podermos dar testemunho. Que podemos fazer na comunidade, a exemplo de Maria, para testemunharmos Jesus?

  15. Leitura Missionária

  16. Preces AN. - Invoquemos Aquele que Deus enviou como nosso Salvador e peçamos-lhe a capacidade de O acolher na nossa vida, como o fez a virgem Maria, dizendo: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!» - Senhor, dá-nos o dom da fé e ajuda-nos a cultivá-la com a oração e o encontro com os irmãos, seguindo o exemplo de Maria. Nós Te pedimos: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!» - Maria, obrigado pelo Teu SIM generoso. Intercede por nós, para que saibamos sempre dizer SIM à vontade de Deus, sem criarmos resistência, mesmo quando isso exige de nós sofrimentos e incompreensões, nós te pedimos: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!»

  17. - Virgem Imaculada, concede-nos que permanecemos sempre unidos a Jesus por meio da Sua graça e através de uma fé pura, sem misturas nem cedências à nossa mentalidade rebelde. Nós Te pedimos: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!» - Senhor Jesus, que deste à tua mâe a graça de te seguir e imitar fielmente, ajuda-nos a praticar como Ela a humildade, a delicadeza com os outros e a caridade. Nós Te pedimos: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!» - Maria, Mamã, ensina-nos a seguir e a imitar Jesus, como tu, para que Ele se torne também o nosso Salvador! Ajuda todas as mães a aceitarem os seus filhos como um dom de Deus e a educá-los na Fé. Nós Te pedimos: Todos - «Feliz és Tu, porque acreditaste!» Outras intenções… Pai Nosso

  18. Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

  19. AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  20. AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  21. AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  22. AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  23. Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

  24. AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  25. AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

  26. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  27. IIIPARTE COMPROMISSOSE ACTIVIDADES • Ofertório • Acta • Revisão dos compromissos • Programação de actividades

  28. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  29. Oração Conclusiva Pai, Criador Omnipotente, nós vos damos graças por terdes enviado ao mundo o Vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Assumindo a nossa condição humana no seio da Virgem Maria, Ele indicou-nos o caminho da santidade e da justiça. Por intercessão de Maria, nossa Mãe, Missionária e Estrela da Evangelização, nós Vos pedimos a graça de nos tornamos cada vez mais vossos filhos, seguindo o exemplo de vida do Vosso Filho Unigénito. E acendei no nosso coração um zelo ardente que nos entusiasme a levar Jesus a toda a gente, para que muitos mais O conheçam e, acreditando nEle, se alegrem também de Vos ter como Pai. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

  30. Cântico Final

  31. Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

More Related