270 likes | 391 Vues
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS. 1 Quais são os escritores que falaram sobre o nordeste e suas críticas à economia local? 2 De qual ciclo econômico Menino de Engenho faz parte? 3 Menino de Engenho é que tipo de romance?
E N D
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
1 Quais são os escritores que falaram sobre o nordeste e suas críticas à economia local? 2 De qual ciclo econômico Menino de Engenho faz parte? 3 Menino de Engenho é que tipo de romance? 4 Inicialmente o livro contaria as memórias de quem? 5 Que tipo de narrador há no livro? 6 Quais são os três tipos de discurso e qual amplamente empregado pelo autor?
7 Que tipo de linguagem foi empregada no texto? 8 De que região do Nordeste vem o protagonista? 9 O que o leva ao engenho? 10 Fale sobre a figura de José Paulino. 11 O que o pai de Carlos fez? 12 Dona Clarisse era o que de Carlos?
13 Fale sobre a personalidade de tia Maria e de tia Sinhazinha. 14 O tempo é cronológico ou psicológico? 15 Explique sua escolha. 16 relate três pontos culminantes na história. 17 Qual o cenário ou ambiente da narrativa? 18 A personagem perde a virgindade aos _______.
19 dessa relação decorre uma complicação, qual? 20 Fale sobre as personagens Lili e Maria Clara, por quem o protagonista se apaixonou, qual das duas morre e qual delas volta para Recife. 21 Aos doze anos com uma sexualidade muito aflorada, devido a_______________________o personagem central é encaminhado para que lugar.
JOSÉ LINS DO REGO – CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR GRACILIANO RAMOS – RETIRANTES JORGE AMADO - CACAU
ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO INCIALMENTE AS MEMÓRIAS DE JOSÉ PAULINO NARRADOR-PERSONAGEM CRÍTICA AMAINADA PELA VONTADE DE REVIVER A HISTÓRIA.
EMPREGO DO DISCURSO INDIRETO-LIVRE DISCURSO DIRETO – DO PERSONAGEM –DIÁLOGO DISCURSO INDIRETO – NARRADOR LINGUAGEM REGIONAL
PROTAGONISTA – CARLINHOS ÓRFÃO AOS QUATRO ANOS VEM DE RECIFE JOSÉ PAULINO – FIGURA REPRESENTATIVO DO NORDESTE BRASILEIRO – UM DEUS PARA CARLOS.
DONA CLARISSE – MÃE DE CARLOS – ASSASSINADA PAI DE CARLOS – BOM, AMA O FILHO, MAS ENLOUQUECE E MATA A ESPOSA. TIA SINHAZINHA – (TIA VELHA) DESPÓTICA, RUIM, ANTIPÁTICA, ERA A QUE COMANDAVA OS EMPREGADOS E A CASA.
TIA MARIA – PESSOA BOA – “MÃE”. TEMPO: CRONOLÓGICO DOS QUATRO ANOS AOS DOZE ANOS. ENREDO CRONOLÓGICO: PERSONAGENS, ESPAÇO E TEMPO
A TRÁGICA MORTE DE CLARISSE, MÃE DE CARLINHOS. QUANDO ELE CHEGOU AO ENGENHO E FICOU MARAVILHADO COM O LUGAR QUE ERA TÃO IMAGINADO E IDEALIZADO POR ELE.
QUANDO OCORREU A CHEIA DO PARAÍBA, A ENCHENTE DEVASTADORA QUE MATOU PESSOAS E ANIMAIS, E DESTRUIU PLANTAÇÕES E CASAS. A PARTIDA DA PRIMA MARIA CLARA, POR QUEM CARLINHOS SE APAIXONOU. A PARTIDA IMINENTE DO MENINO PARA O COLÉGIO.
CENÁRIO OU AMBIENTE DA NARRATIVA ZONA DA MATA ENGENHO CASA GRANDE SENZALA
CONTEXTO HISTÓRICO: BRASIL COLÔNIA – REGIME ESCRAVOCRATA
PRIMA LILI PRIMA MARIA CLARA TIO JUCA