1 / 13

Química dos Biocombustíveis

CET: ESTTEB-TMR3. Química dos Biocombustíveis. Cálculo Estequiométrico aplicado aos Biocombustíveis Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias. Instituto Politécnico de Tomar, Abril, 2012. Biocombustíveis.

cherie
Télécharger la présentation

Química dos Biocombustíveis

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CET: ESTTEB-TMR3 Química dos Biocombustíveis Cálculo Estequiométrico aplicado aos Biocombustíveis Valentim M B Nunes Unidade Departamental de Engenharias Instituto Politécnico de Tomar, Abril, 2012

  2. Biocombustíveis O decreto-lei que transpõe para a legislação portuguesa a Directiva n.º 2003/30/CE e cria mecanismos para promover a colocação no mercado de quotas mínimas de biocombustíveis, prevê dez tipos. Alguns exemplos são: Bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa e ou da fracção biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível; Biodiesel: éster metílico produzido a partir de óleos vegetais ou animais, com qualidade de combustível para motores diesel, para utilização como biocombustível; Biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível, ou gás de madeira; Biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível;

  3. Exercício 1: No motor de um carro a álcool, o vapor do combustível é misturado com ar e queima-se à custa da faísca eléctrica produzida pela vela interior do cilindro. A queima do álcool pode ser representada pela equação: C2H6O(g) + 3 O2(g) 2 CO2(g) + 3 H2O(g) Calcular a quantidade, em moles, de água formada na combustão completa de 138g de etanol (C2H6O).

  4. Exercício 2: A obtenção de etanol, a partir de sacarose (açúcar) por fermentação, pode ser apresentada pela seguinte equação: C12H22O11 + H2O  4 C2H5OH + 4 CO2 Admitindo-se que o processo tem um rendimento de 100% e que o etanol é anidro (puro), calcule a massa (em kg) de açúcar necessária para produzir um volume de 50 litros de etanol, suficiente para encher um tanque de um automóvel. Dados: Densidade do etanol = 0.8 g/cm3; Massa molar da sacarose = 342 g/mol ; Massa molar do etanol = 46 g/mol

  5. Exercício 3: A gasolina, como combustível para automóveis, é uma mistura de vários hidrocarbonetos parafínicos. Quando queimada completamente produz CO2 e H2O. Se considerarmos que a gasolina tem a fórmula C8H18, qual o volume de CO2 produzido, a 300 K e 1 atm, quando 1,25 moles de gasolina são completamente queimadas? Considere o CO2 um gás perfeito.

  6. Exercício 4: Considere o etanol anidro e o n-octano, dois combustíveis que podem ser empregados em motores de combustão interna. Sobre estes dois combustíveis, são disponíveis os dados fornecidos a seguir. Considere dois motores idênticos em funcionamento, cada um deles movido pela queima completa de um dos combustíveis, com igual aproveitamento de energia gerada. a) Escreva as equações químicas que representam a combustão completa de cada um dos combustíveis. b) Sabe-se que, para realizar o mesmo trabalho gerado pela queima de 10 litros de n-octano, são necessários 14 litros de etanol. Nestas condições, compare, através de cálculos, a poluição atmosférica por gás carbónico produzida pelos dois combustíveis.

  7. Exercício 5: Uma empresa afirma que uma grande exploração de algas junto a uma central térmica de 1 GW poderia produzir cerca de 190 milhões de litros de etanol por ano. Essa transformação dá-se por um processo global que pode ser descrito a seguir: 2 CO2(g) + 3 H2O(ℓ)  C2H6O(ℓ) + 3 O2(g). Calcule o volume de gás carbónico retirado da atmosfera, em litros, no período de um ano. Dados: Densidade o etanol = 0,8 g/cm3; Volume molar = 24,5 L. mol-1.

  8. Exercício 6: O esquema mostra a reacção de transesterificação para formar biodiesel. Numa fábrica de produção de biodiesel, fez-se reagir 1200 gramas de óleo e obtiveram-se 1092 gramas de biodiesel. Calcular o rendimento desta reacção.

  9. Exercício 7: O Biodiesel, um éster metílico do ácido linoleico tem a seguinte fórmula química: C20H36O2. a) Escreva a equação acertada para a combustão completa do biodiesel; b) Se 20 kg de biodiesel sofrerem combustão completa, qual a massa de CO2 libertada para a atmosfera?

  10. Rácio Estequiométrico O rácio estequiométrico é a razão entre a quantidade de ar e de fuel para assegurar a combustão completa do fuel. Também é designada por rácio ar-fuel ideal. Air–fuel ratio (A/F) Este rácio é o mais utilizado para caracterizar misturas utilizadas em motores de combustão interna.

  11. Cálculos ideais • Para calcular a quantidade de oxigénio e a partir daí a quantidade de ar necessário para a combustão completa do fuel resolve-se a equação estequiométrica ideal. Esta equação significa que não se adiciona ar extra para a combustão. • Escrever a equação para a combustão. Por exemplo, CH4 + O2 CO2 + H2O • Acertar a equação: CH4 + 2O2 CO2 +2H2O • Converter para massa molecular. Por exemplo , a massa molar do metano, CH4 é igual a 16 g/mol, logo o oxigénio necessário para a combustão completa de 1 mol de metano é igual a 2×32 = 64 g. • Calcular a quantidade necessária para queimar o fuel. Isto significa que é necessário 64/16 = 4 kg de oxigénio para a combustão de 1 kg de metano. • O oxigénio está presente no ar na proporção de 21% em volume e 23% em massa. São pois necessários 4/0.23 = 17.39 ou ≈ 17.4 Kg de ar para a combustão completa de 1 kg de metano. Assim, o rácio ar-fuel do metano é 17.4

  12. Rácios ar/fuel

  13. Exercício 8:Calcular o rácioar-fuel para o octano. Comparar com o respectivo valor para a gasolina. Exercício 9:Calcular o rácioar-fuel para o etanol.

More Related