1 / 10

Tipos de originais

Tipos de originais. Original é tudo aquilo que se pretende reproduzir em artes gráficas. Originais a Bitmap

ciara-rojas
Télécharger la présentation

Tipos de originais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tipos de originais Original é tudo aquilo que se pretende reproduzir em artes gráficas. Originais a Bitmap Qualquer imagem, desenho ou pintura, que após scaneado pode ser trabalhado em software de tratamento de imagem. Ex: Photoshop. A imagem é formada na tela do computador por um mapa de bits, uma grade de pontos luminosos que forma a imagem. Este tipo de imagem deve ser trabalhada no tamanho original no qual foi scaneado pois perde qualidade se ampliado

  2. Originais Vetoriais Qualquer imagem gerada em programas vetoriais como o Corel Draw, Ilustrator... é chamada de Vetor. Ao contrário do bitmap, esta imagem é formada por linha, lida pelo software como linha e não como mapa de bits. Geralmente são imagens à traço que também ao contrário do bitmap, podem ser ampliadas sem a perda de sua qualidade. GARBO GARBO GARBO

  3. Tipos de originais De acordo com a natureza dos grafismos. Originais a Traço Qualquer imagem em cor absoluta, sem gradação de tom. Ex: linhas, traços, texto, pontos, fios e massas compactas, etc. GARBO Tom contínuo Qualquer imagem que tenha gama de tons (variação tonal) misturando-se uma dentro da outra, sem interrupções (degradê). Ex: fotografias, cromos, pinturas, desenhos a grafite, lápis de cor ou carvão.

  4. Retícula de Meio-Tom Convencional (AM – Amplitude Modulada) Quando um original tom contínuo é reticulado diz-se que ele foi transformado em meio-tom. A quantidade de pontos por unidade de medida é chamada de linhagem, linhatura ou lineatura. (linhas de pontos por centímetro ou por polegada quadrada). Os pontos estão dispostos de maneira organizada, regular, como numa grelha ou rede (por isso retícula), à mesma distância um dos outros.

  5. Assim, quanto mais alta a lineatura,mais linhas ou seja pontos por unidade de medida, logo mais precisa será a imagem. Quanto menos o número de linhas, maior o tamanho do ponto. (imagem menos precisa). A retícula e a lineatura a ser usada é determinada pelo tipo de papel usado como suporte e pelo processo de impressão. É medida em lpi (lines per inch ou linhas por polegada) ou lpc ou lcm (linhas por centímetro) – menos comum.

  6. baixa resolução em lineatura média resolução em lineatura alta resolução em lineatura

  7. Retícula de Meio Tom e Benday O Benday é também uma retícula que se aplica geralmente às áreas de traço – chapadas – quando se quer compor uma nova cor a partir de duas ou mais já utilizadas, ou para rebaixar (clarear) uma cor existente. Nesse caso indicamos a porcentagem desejada. Por exemplo: 100% preto indica uma área de cor chapada, potanto sem benday. Preto 50% indica uma área semelhante a um cinza médio, confeccionado por uma retícula de pontos pretos.

  8. Inclinação de Retículas Quando imprimimos em cores, observamos que os pontos de retícula não se sobrepõem uns aos outros, mas ficam lado a lado com um mínimo de impressão sobreposta. A mistura óptica das cores é feita no olho humano. Na impressão em cores cada cor tem um determinado ângulo de retícula. Desse modo, na impressão em 4 cores, devemos manter as cores separadas em 30 graus para evitar o fenômeno do moirê.

  9. Moirê Efeito visual causado pela mistura de retículas sobrepostas em inclinações erradas ou quando se reticula pela segunda vez um material já reticulado.

  10. Retícula de Meio Tom Estocástica (FM – Frequência Modulada) É também um tipo de retícula que forma imagens em um material impresso. Ao contrário da retícula de meio tom convencional a retícula estocástica não possui variação no tamanho, amplitude de seu ponto. Eles encontram-se de maneira desordenada em uma imagem sendo que em áreas mais claras são encontrados um número menor de pontos. Em áreas mais escuras um número maior.

More Related