1 / 30

Cenáculos de Oração Missionária

Cenáculos de Oração Missionária. CREIO EM JESUS, O MESSIAS SALVADOR. COM de…. Introdução.

crwys
Télécharger la présentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cenáculos de Oração Missionária CREIO EM JESUS, O MESSIAS SALVADOR COM de…

  2. Introdução AN – Irmãs e Irmãos, neste nosso Cenáculo de Oração missionária, sentimo-nos chamados pelo Senhor Jesus a estar com Ele, em comunhão com todos os outros Cenáculos, para depois nos sentirmos enviados a animar os nossos vizinhos e os povos distantes. Para isso oferecemos ao Pai, por Cristo a nossa vida quotidiana e pedimos sem cessar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para a humanidade.

  3. Cântico

  4. Saudação AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos – Ámen. AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco. Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

  5. Anúncio do Tema O Filho de Deus que, tornando-se homem, tomou o nome de Jesus, foi enviado com uma missão: tirar o mundo da escravidão do egoísmo, cuja marca está já presente na desobediência de Adão e que ainda mantém subjugada toda a humanidade. O próprio nome de Jesus significa "salvador". O grande sinal salvador de Jesus, que destruiu as fortes cadeias do egoísmo, foi a sua morte na cruz, momento de generosidade total, de entrega da própria vida, sem reservas, para o bem de todos. É de notar que este ato é realizado em total obediência ao Pai. Jesus faz, assim, o caminho ao contrário do de Adão. À medida que vamos acreditando nEle e O imitamos, vamos ficando salvos.

  6. Invocação do Espírito Santosobre o Cenáculo Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

  7. AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade. Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis! Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

  8. Oração Inicial Senhor Jesus, quiseste mostrar-nos o caminho da salvação, vencendo o mal e a tentação de usar o teu poder divino em teu proveito pessoal. Ao contrário, tornaste-te o Servo de todos, ao ponto de dares a vida por eles, generosamente, na cruz, seguindo o caminho oposto de Adão. Dá-nos a graça de seguirmos esse caminho que percorreste, à custa do sacrifício dos teus direitos, acreditando que esse é que é o caminho certo, o caminho do amor, que nos conduz à verdadeira felicidade. É o que te pedimos, inspirados pelo Espírito Santo. Ámen.

  9. Leitura Bíblica (Rom. 5, 1-10) 1Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo. 2Por Ele tivemos acesso, na fé, a esta graça na qual nos encontramos firmemente e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3Mais ainda, gloriamo-nos também das tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, 4a paciência a firmeza, e a firmeza a esperança. 5Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6De facto, quando ainda éramos fracos é que Cristo morreu pelos ímpios.

  10. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa boa talvez alguém se atreva a morrer. 8Mas é assim que Deus demonstra o seu amor para connosco: quando ainda éramos pecadores é que Cristo morreu por nós. 9E agora que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão havemos de ser salvos da ira, por meio dele. 10Se, de facto, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com Ele pela morte de seu Filho, com muito mais razão, uma vez reconciliados, havemos de ser salvos pela sua vida. PALAVRA DO SENHOR

  11. Comentário S. Paulo afirma claramente que a fé em Jesus nos salva, porque nos dá a esperança da felicidade, que é viver na glória de Deus. Ter fé em Jesus não é saber muitas coisas acerca dele: é gostar muito dele, é amá-lo e segui-lo, imitando a sua maneira de ser. Num dos seus discursos ao povo, depois do Pentecostes, Pedro fala de Jesus como alguém que passou por este mundo fazendo o bem a todos (Act.10, 38). A sua vida foi uma vida para os outros. Na cruz Ele está nu. Não guardou nada para si, nem sequer as últimas gotas de sangue e água que brotaram do seu coração aberto. Tal como viveu, assim morreu: amando, querendo o bem de todos. O amor, para Jesus, não é um sentimento romântico: é vida doada, mesmo à custa do próprio sacrifício: é carne entregue e sangue derramado pela remissão do pecado que consiste, precisamente em fugir ao sacrifício, desinteressando-se dos outros, egoisticamente. Quando o demónio tenta Jesus a usar o seu poder divino para seu próprio proveito, transformando as pedras em pão, uma vez que já há quarenta dias que não comia, Jesus recusa terminantemente fazê-lo (Mat. 4, 3-4).

  12. Quando Pedro tenta desviar Jesus da sua vontade de se entregar à morte, porque acha que isso não é digno da sua missão de Ungido do Senhor, Jesus chama-lhe Satanás e diz-lhe que, em vez de Lhe dar lições, se ponha no seu lugar, que é segui-lO (Mc. 8, 31-33). A carta aos Romanos diz que nem sempre o sofrimento é um mal: "a tribulação produz a perseverança; a perseverança uma virtude comprovada e a virtude comprovada produz a esperança". Quem quiser seguir o caminho de Jesus, pondo a sua vida ao serviço do bem dos outros, não pode querer excluir da sua vida o sacrifício. O amor exige a morte a si mesmo, para se viver para o outro. Este é o caminho oposto ao de Adão. É o caminho da salvação. Só quem o percorre sente que o amor de Deus é derramado em seu coração, pelo Espírito Santo e vive a reconciliação com Deus, com os outros e até com a natureza. O caminho de Jesus parece ser um caminho que nos desgasta e que não tem retorno: só se dá e não se recebe nada! Não é verdade. Há mais alegria no dar que no receber. E até, se todos entrarmos na lógica de Jesus, todos estaremos em competição, a ver quem faz coisas melhores para o bem do outro. E, então, haverá vida em abundância para todos! É com essa esperança que vivem os cristãos. É com essa mentalidade que se constrói o Reino de Deus e se começa a saborear o céu, já aqui, na terra.

  13. Pistas para o diálogo de grupo • Partilhar momentos em que experimentámos uma alegria profunda, ao sacrificar-nos por alguém. • É ou não verdade que o egoísta é um escravo de si mesmo e produz tristeza? E que quem ama é uma pessoa mais livre e gera alegria à sua volta?

  14. Leitura Missionária

  15. Preces AN - Bendigamos a Cristo, nosso Redentor que, para nos ensinar o caminho do amor, quis sofrer e morrer na cruz, para comunicar ao mundo a vida e a esperança. Rezemos confiantes, dizendo: Todos: Senhor, salvai-nos - Cristo, nosso Mestre, obediente a Deus até à morte, pelo bem de toda a humanidade: ensinai-nos a obedecer sempre à vontade do Pai e a sermos amigos uns dos outros. Oremos Todos: Senhor, salvai-nos - Cristo, nossa Vida, que, morrendo na cruz, destruístes a força do egoísmo, do mal e da morte e nos mostrastes o caminho da verdadeira felicidade, dai-nos a alegria de uma vida doada desinteressadamente. Oremos Todos: Senhor, salvai-nos

  16. - Cristo, nosso Senhor, que sendo grande e poderoso, vos tornastes humilde, pondo-vos ao serviço daqueles que não mereciam nada, ensinai-nos a pôr-nos ao lado dos que precisam, sem esperar retribuição. Oremos Todos: Senhor, salvai-nos - Cristo, nosso Salvador, que não só abristes os braços na cruz para acolher e abraçar a todos, mas deixastes abrir o coração para derramar o Espírito do amor de Deus sobre a toda a humanidade, dai-nos uma fé abundante que alimente a nossa caridade. Oremos Todos: Senhor, salvai-nos - Cristo ressuscitado, vencedor da morte, que nos mostrais que o vosso caminho não acaba no sofrimento mas, pelo sofrimento conduz à alegria da vitória e da liberdade, dai-nos uma confiança total, para vos seguirmos sem temor. Oremos Todos: Senhor, salvai-nos Outras intenções… Pai Nosso

  17. Oração pelo mundo AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis. Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

  18. AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador! Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos! AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  19. AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  20. AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra! AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho! Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

  21. AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam! Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!

  22. Entrega do Cenáculo AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos. Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.

  23. AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor. Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.

  24. AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai. Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização. AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.

  25. Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão. AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus… Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!

  26. IIIPARTE COMPROMISSOSE ACTIVIDADES • Ofertório • Acta • Revisão dos compromissos • Programação de actividades

  27. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.

  28. Oração Conclusiva Olhai, Senhor, para esta família do nosso Cenáculo por quem o vosso Filho se entregou às mãos dos seus inimigos e dai-lhe a graça de compreender o alcance deste gesto carregado de generosidade e fazei que aprenda a amar os que estão perto e os que estão longe, sem olhar a quem. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

  29. Cântico Final

  30. Bênção e Despedida AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. T – Ámen AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe. T – Graças a Deus.

More Related