150 likes | 296 Vues
I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO. UAMSF - RJ. O PAPEL DO SEBRAE. O PAPEL DO SEBRAE. O PAPEL DO SEBRAE.
E N D
I SEMINÁRIO SOBRE LINHAS DE FOMENTO UAMSF - RJ
O PAPEL DO SEBRAE O PAPEL DO SEBRAE O PAPEL DO SEBRAE É apoiar e facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, estabelecendo parcerias com as instituições financeiras, cabendo à orientação ao cliente quanto às opções dos produtos disponíveis e a sua real utilização, auxiliando-os na tomada de decisão para comprovar se o momento é propício para o levantamento do financiamento
São disponibilizadas várias atividades como Cursos, Palestras de Orientação ao Crédito, Orientação Empresarial, com proposição de políticas e instrumentos que permitam o surgimento, crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, por meio de financiamento e capitalização.
São informadas as linhas de financiamentos direcionadas às pequenas empresas, os critérios definidos pelas instituições financeiras conveniadas, condições dos financiamentos, como também a elaboração dos estudos para avaliar a capacidade de pagamento das empresas, quando solicitado pelo Banco o Plano de Negócio Orientado.
O SEBRAE ainda disponibiliza para os empresários o FAMPE - instrumento para complementar as garantias bancárias exigidas na concessão do crédito.
AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS, PRECISAS E OPORTUNAS CAUSAM INDECISÕES QUE INVIABILIZAM BONS NEGÓCIOS.
COMO É REALIZADO O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DOS INVESTIMENTOS PARA O SEU NEGÓCIO? • Para que preciso; • Quanto preciso; • Como irei pagar; • Quando precisarei; • Que tipo de linha de crédito é mais adequado às necessidades do negócio.
PLANO DE NEGÓCIO • É um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num NEGÓCIO, OU SEJA, é onde registra o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio.
SINTOMAS DO DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO Insuficiência crônica de caixa; Dependência constante de empréstimos; Utilização de empréstimos com taxas de juros superiores a rentabilidade do negócio; Mudanças constantes de fornecedores; Alterações constantes do foco empresarial. DESEQUILÍBRIO FINANCEIRO
Crédito viabiliza oportunidades, não cria; O empréstimo precisa ser pago; Planejar bem a abertura ou expansão do negócio; O empréstimo deve sempre ser aplicado na finalidade para a qual foi obtido; O conhecimento prévio das opções das linhas e serviços financeiros. O QUE DEVE SER LEVADO EM CONTA AO SOLICITAR UM FINANCIAMENTO ?
Situação jurídica da empresa ou dos sócios desatualizada; Insuficiência de garantias; Falta de capital próprio; Incapacidade de pagamento; Falta de orçamentos relacionados aos investimento pretendido ou orçamentos desatualizados; Conflito de informações na elaboração do Plano de Negócio, e sua comprovação junto à Instituição Financeira. O QUE DIFICULTA O ACESSO AO FINANCIAMENTO ?
Implantação; Expansão; Modernização; Relocalização; Outros. IDENTIFICAR A FINALIDADE DO INVESTIMENTO
Prazo; Carência; Taxa de juros; Contrapartidas (percentual de recursos da própria empresa); Limites; Garantias reais e pessoais. ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
DINHEIRO DEVE SER A SOLUÇÃO... ... E NÃO MAIS UM PROBLEMA!!! CONSIDERAÇÕES FINAIS
OBRIGADO SEBRAE – 0800 570 0800 UAMSF