1 / 10

Ferro e Iodo

Ferro e Iodo. Carlos Eduardo Nº4. Onde se encontra o Ferro ?.

dwight
Télécharger la présentation

Ferro e Iodo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4

  2. Onde se encontra o Ferro ? O Ferro é um elemento de origem mineral e que se pode manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não hem” (também denominado por vezes de “inorgânico”, que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não hem” constitua cerca de 65% do total. O ferro “hem”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.

  3. CoMO É ABSORVIDO ? O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “hem” ou ferro “não hem”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efectiva.

  4. Tabela diária http://www.centrovegetariano.org/Article-84-Fontes-de-ferro.html

  5. Iodo

  6. Onde se encontra Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha. Mas, há outros alimentos ricos em iodo, tais como o sal iodado, leite e ovos. No entanto, os vegetais são, geralmente, pobres em iodo.

  7. Como é absolvido

  8. Tabela

  9. Doença por falta e excesso de Iodo Deficiência de iodo A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. A carência de iodo pode ainda resultar em problemas cognitivos nas crianças, se durante a gravidez a mãe não tiver consumido iodo suficiente e se a criança também não consumir alimentos fonte de iodo até os 3 anos de idade, gerando dificuldades na aprendizagem escolar. O cretinismo é uma consequência grave da carência de iodo. Iodo em excesso O consumo excessivo de iodo pode causar diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, taquicardia, lábios e pontas dos dedos azuladas.

  10. Receitas Bolo orgânico de iogurte 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral orgânica1 xícara (chá) de farinha de trigo branca orgânica1 colher (sopa rasa) de fermento em pó1 bandeja de morangos orgânicos para enfeitarMel orgânico a gosto para regar depois de pronto

More Related