Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Ferro e Iodo PowerPoint Presentation
Download Presentation
Ferro e Iodo

Ferro e Iodo

237 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Ferro e Iodo

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4

  2. Onde se encontra o Ferro ? O Ferro é um elemento de origem mineral e que se pode manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não hem” (também denominado por vezes de “inorgânico”, que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não hem” constitua cerca de 65% do total. O ferro “hem”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.

  3. CoMO É ABSORVIDO ? O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “hem” ou ferro “não hem”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efectiva.

  4. Tabela diária http://www.centrovegetariano.org/Article-84-Fontes-de-ferro.html

  5. Iodo

  6. Onde se encontra Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha. Mas, há outros alimentos ricos em iodo, tais como o sal iodado, leite e ovos. No entanto, os vegetais são, geralmente, pobres em iodo.

  7. Como é absolvido

  8. Tabela

  9. Doença por falta e excesso de Iodo Deficiência de iodo A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. A carência de iodo pode ainda resultar em problemas cognitivos nas crianças, se durante a gravidez a mãe não tiver consumido iodo suficiente e se a criança também não consumir alimentos fonte de iodo até os 3 anos de idade, gerando dificuldades na aprendizagem escolar. O cretinismo é uma consequência grave da carência de iodo. Iodo em excesso O consumo excessivo de iodo pode causar diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, taquicardia, lábios e pontas dos dedos azuladas.

  10. Receitas Bolo orgânico de iogurte 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral orgânica1 xícara (chá) de farinha de trigo branca orgânica1 colher (sopa rasa) de fermento em pó1 bandeja de morangos orgânicos para enfeitarMel orgânico a gosto para regar depois de pronto