1 / 10

Dante Ribeiro da Fonseca Doutorado NAEA 2004 Professor do departamento de História da UNIR

Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho. Dante Ribeiro da Fonseca Doutorado NAEA 2004 Professor do departamento de História da UNIR No livro: Porto Velho- conta a sua história 1998. Rondônia.

emele
Télécharger la présentation

Dante Ribeiro da Fonseca Doutorado NAEA 2004 Professor do departamento de História da UNIR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho Dante Ribeiro da Fonseca Doutorado NAEA 2004 Professor do departamento de História da UNIR No livro: Porto Velho- conta a sua história 1998

  2. Rondônia • Em 1943 é constituído o Território Federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, mediante o desmembramento de áreas pertencentes aos estados de Mato Grosso e Amazonas

  3. Uma cidade à Far West: tradição e modernidade na origem de Porto Velho • Objetivo: • Apresentar a origem e transformações sociais e espaciais que aconteceram por ocasião da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de 1907-1918 .

  4. A capital do estado de Rondônia, Porto Velho, nasce a partir de um núcleo de povoamento que se revelou estável, apesar das crises econômicas. Contudo o incremento populacional que se formou em torno das instalações da ferrovia Madeira–Mamoré e as demandas de infra-estrutura urbana e sanitária viabilizaram a modernização do então povoado.

  5. Santo Antônio do Rio Madeira era a povoação mais antiga, localidade de descanso e transbordo de mercadorias dos navios à vapor para embarcações menores (trecho encachoeirado). Contudo a insalubridade e o “ambiente social” da vila foram fatores que contribuíram para a mudança do local para o povoado em Porto Velho. O termo modernização, ocidentalização e europeização passam a ser operacionalizados na ferrovia e na cidade.

  6. Contexto da modernização • Transferência significativa de populações do campo para a cidade, decolagem da urbanização a partir da mecanização do campo (em outras regiões). Pressão para extinguir a escravidão, porém a amistosidade nas relações sociais tradicionais, as mudanças político, social e econômico não interessam os britânicos, pois a relevância está no estímulo aos hábitos de consumo, criar mercado consumidor. • A corrida dos países capitalistas centrais era pela obtenção de matérias primas e desenvolvimento de mercado consumidor nos “ espaços sombrios”.

  7. Matéria -prima • Quina- o principal produto de exportação do oriente boliviano até 1870, ano no qual o produto passa a ser produzido nas colônias inglesas da Ásia e África, resultado do contrabando. • Borracha • Castanha do Pará

  8. Dificuldades ... • A população nativa sentia-se mais atraída pelo trabalho nos seringais do que na ferrovia.Foram contratados estrangeiros “classes perigosas” para trabalharem na construção da estrada de ferro. A insalubridade do local, as doenças tropicais foram responsáveis pela alta morbidade.

  9. Absolutismo Higienista • Osvaldo Cruz, Carlos Chagas e Afrânio Peixoto aplicaram a mesma receita testada e aprovada no Rio de Janeiro, a constituição do absolutismo higienista em matéria profilética e aplicação compulsória das medidas de quinização, prêmios e punições.

  10. Surto efêmero da modernidade • O delírio do capitalismo que foi a Madeira-Mamoré Railway Company- a estrada de ferro no centro da floresta amazônica.

More Related