1 / 12

Como evitar a repetição

Como evitar a repetição. A repetição de palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições: 1. Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos Ex.: Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu viajar.

Télécharger la présentation

Como evitar a repetição

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Como evitar a repetição

  2. A repetição de palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições: • 1. Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos Ex.: Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu viajar.

  3. 2. Quando os vocábulos são rigorosamente os mesmos, sem qualquer expansão ou redução e mesmo sem variação de gênero ou número. Ex.: Ao divulgar sua tabela de preços, a Sunab poderá anunciar a tabela de preços do frango vendido em corte, anexando-a a atual tabela de preços dos alimentos. • 3. Quando ocorre em número excessivo. Ex.: A fome vem se agravando nos países pobres. São vários os motivos que causam a fome, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

  4. Observações a) Em alguns casos especiais (textos publicitários, literários, ditados populares), a repetição não é vista como deficiência. Ex.: Quem bebe cerveja alemã, não bebe outra cerveja; Quem bebe cerveja dinamarquesa, bebe qualquer cerveja; Quem bebe cerveja inglesa, não gosta de cerveja. b) Também no caso de o termo repetido estar sendo usado em outro sentido, a repetição não é vista como um problema textual. Ex.: Há duas espécies de mulheres: as que arrumam a casa e as que se arrumam.

  5. Como evitar a repetição problemática de palavras? Podemos reunir os processos que evitam a repetição problemática em dois grupos: Substituição Omissão

  6. Substituição • Pronomes pessoais. Ex.: A pressão da sociedade de consumo foi elevada a tais extremos que ospresentes de Natal já não os damos por generosidade, mas por medo. • Pronomes relativos. Ex.: O homem é o único animal que ri. • Pronomes indefinidos. Ex: O mundo tem muitos idiotas, mas, felizmente, estão todos nas outras mesas.

  7. Pronomes adverbiais. Ex.: Devagar se vai ao longe, mas quando se chega lá não se encontra mais ninguém. • Pronomes numerais. Ex.: Chegaram separados o homem e a mulher, mas logo os dois se sentaram juntos. • Sinônimos ou quase sinônimos em substituição a termos anteriormente expressos. Ex.: Os alunos das escolas particulares estão em greve, pois esse foi o caminho que os estudantes encontraram para protestar contra as altas mensalidades.

  8. O emprego dos hiperônimos. Nesse caso duas situações podem apresentar-se: a) O hiperônimo tem por antecedente um só de seus hipônimos. Ex.: Logo depois de o sargento ter sido vítima de um acidente, o militar foi levado ao hospital. b) O hiperônimo pode abarcar uma série de hipônimos. Ditados, cópias, redações, todas essas atividades preenchiam o tempo de aula.

  9. Emprego de termos resumitivos. Ex.: Até o século XIX, as cidades ficavam em contato bastante estreito com o campo ou com o mar, de maneira que o homem podia satisfazer suas necessidades fisiológicas e psicológicas. Com a industrialização, elas se desenvolveram unicamente em função de imperativos econômicos ou políticos, ignorando os imperativos ecológicos naturais. As conseqüências dessa expansão desordenada foram trágicas.

  10. Nominalização, ou seja, a transformação de uma frase ou de uma proposição em grupo nominal, que pode ser feita a partir de: a) Verbo. Ex.: Armando se casou no final de 2006. O casamento, entretanto, não durou muito. b) Adjetivo. Ex.: Este trabalho é fácil. A facilidade deste trabalho.

  11. Emprego de termos cognatos dos antecedentes. Ex.: O emprego da vírgula é bastante difícil, mas não é por isso que devemos desistir de empregá-la. • Utilização de símbolos. Ex.: Santo Inácio foi um soldado da Igreja e divulgou, por meio de sua ordem, os ideais da cruz.

  12. Omissão • O soldado pretendia casar-se no final de semana. (?) Decidiu deixar o quartel e procurar a noiva.

More Related