1 / 22

Limpeza

Limpeza. Transporte de materiais contaminados. Tec.: Ana Beatriz, Beatriz, Sirlaine, Vanusa. Recebimento.

evelyn
Télécharger la présentation

Limpeza

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Limpeza Transporte de materiais contaminados Tec.: Ana Beatriz, Beatriz, Sirlaine, Vanusa.

  2. Recebimento • É no CME que os materiais são recebidos das unidades, bloco cirúrgico e ambulatórios onde sofrem o primeiro passo do seu reprocessamento antes de chegar à esterilização.Após a primeira conferência, o material é submetido a uma limpeza prévia,em lavadora ultra sônica. • Bloco cirúrgico O correto seria não deixar o sangue secar no instrumental onde facilitaria a limpeza dos mesmos. Pois acarretará: tempo,custo,desgaste físico do profissional.Este material seria transportado em tupperware submerso em água destilada e transportado para o CME.

  3. CERTO ERRADO

  4. Recebimento dos materiais dos postos Certo Errado

  5. Limpeza: • Limpeza é o processo que visa a remoção de sujidade visível e diminuição da carga microbiana .

  6. Tipos de Limpeza • Existem dois tipos de limpeza do CME. Manual Mecânica

  7. Limpeza Manual Os artigos são limpos peça por peça, utilizando água corrente, escovas, detergentes neutros ou produtos enzimáticos, não usar produtos abrasivos, usar sempre E.P.I (equipamento de proteção individual): luvas de borracha, aventais, bota, gorro, protetor facial ou máscara e óculos.Desvantagens: exposição dos funcionários aos produtos químicos, umidade, aerossóis, ocorrência de ferimentos, disseminação de microorganismos, maior consumo de tempo.

  8. Limpeza Manual

  9. Limpeza Mecânica • Lava os artigos por meio de equipamentos que operam em diferentes condições. A ultra sônica com o detergente enzimático e com a temperatura em 40°c favorece uma limpeza eficaz, diminuindo assim a exposição dos profissionais aos riscos ocupacionais, reduz o manuseio do material sujo, mantém uma limpeza adequada e uniforme, otimizando os recursos humanos.Vale lembrar que devemos garantir que materiais canulados tenham seu lúmen preenchido com solução enzimática. Se necessário, utilizar o auxilio de uma seringa; para uma limpeza eficaz, todo material deve ser desmontado, caso seja possível, antes de dispô-lo na lavadora ou mesmo para realizar a limpeza manual. Desvantagens: custo inicial alto e local adequado para a instalação.

  10. Limpeza Mecânica

  11. Enxágüe • Com água potável ou água corrente, enxágüe o material quantas vezes for necessário,até a retirada de todo o produto.

  12. Observação em Lupa • O instrumental após a limpeza deverá ser observado na lupa.Quando não enxaguado de maneira adequada pode ocorrer danificação deste material como: corrosão e manchas.

  13. Carga Microbiana dos materiais • Quanto mais cedo iniciar a limpeza dos materiais, mais rápida e eficiente será. A maioria dos dispositivos médicos utilizados em cirurgia geral possui uma carga microbiana (bioburden) menor que 10³, exceto os endoscópios gastrointestinais especialmente os colonoscopios que tem uma carga microbiana maior.

  14. Produtos de Limpeza: • 1. Detergente industrial: limpa através da redução da tensão superficial, dispersão e suspensão da sujeira;2. Detergente Enzimático: neutros, não devem causar corrosão, atóxicos, biodegradáveis, fácil de manipulação. São compostos por enzimas, surfactantes e solubilizantes.3. Desincrustante: devem ser usados em artigos de inox, remove manchas, placas minerais e oxidação.4. Lubrificantes: lubrifica e protege o instrumental cirúrgico, é permeável ao vapor, calor seco, peróxido de Hidrogênio e óxido de etileno; não é diluído e não precisa de enxágüe.5. Água oxigenada: limpeza de aspiradores, agulhas entre outros.6. Água destilada: enxágüe de materiais como frascos de punção lombar, agulhas, seringas ...7. Álcool: limpeza de material elétrico.

  15. Limpadores enzimáticos • São produtos que contêm basicamente LIPASE (digere gorduras), PROTEASE (digere proteínas), AMILASE e CARBOIDRASE (digere carboidratos), agindo sobre a matéria orgânica, facilitando sua remoção e promovendo uma limpeza adequada.

  16. Observação:Existem disponível no mercado 35 marcas de detergentes enzimáticos na área hospitalar.Quando comprado para teste é a instituição que determina qual deles a ser usado . O fornecedor tem o dever de apresentar laudos de seus produtos .O funcionário deve observar se há reações desagradáveis como: • Dermatológicas • Oftalmológicas • Respiratórias Uma diferença básica dos detergentes enzimáticos é na diluição dos produtos a quantidade correta a ser usada. Seguir as instruções correta do rótulo.

  17. Quando há formação de espuma o produto não deverá ser aceito pela instituição.

  18. Teste ATP • É o aparelho que mede a quantidade de carga microbiana existente em qualquer superfície. Exemplos: Mãos, instrumentais, endoscópios, etc...Os resultados são apresentados em unidades de luz relativas (RFU) e quanto mais baixa for a leitura mais limpo esta o instrumental, a superfície e os equipamentos. Vantagens ATP:O monitoramento e proativo em tempo real.Segurança no processo de limpeza o sistema identifica a presença de contaminantes invisíveis a olho nu.O teste e fácil de interpretar.

  19. RDC 35 (Resolução da Diretoria Colegiada) • Dispõe sobre o regulamento técnico para os produtos com ação anti microbiana utilizados em artigos críticos e semi-críticos.Objetivo: O presente regulamento técnico tem por objetivo definir e classificar e regulamentar as condições para o registro e rotulagem para os produtos com ação anti microbiana de uso em assistência a saúde para os artigos a serem comercializados.

  20. Lavagem das mãos A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa. Proteja-se: - Lave corretamente as mãos; Utilize corretamente os equipamentos de proteção individual - EPI. Lembretes técnicos: - O uso de luvas não exclui a lavagem das mãos. - Manter líquidos anti-sépticos para uso, caso não exista lavatório no local. - Tem-se comprovado que a contagem de microrganismos sob as unhas e quando se está usando anéis, relógios e pulseiras são mais altos. - Mantenha as unhas tão curtas quanto possível, e remova todas as jóias antes da lavagem das mãos. - A lavagem das mãos deve ser feita em uma pia distinta daquela usada para a lavagem do instrumental, vidrarias ou materiais de laboratório. - Deve-se evitar lesionar as mãos. Caso as luvas sejam rasgadas ou puncionadas durante quaisquer procedimentos, elas devem ser removidas imediatamente, e as mãos devem ser lavadas cuidadosamente. - Profissionais com lesões nas mãos ou dermatites devem abster-se, até o desaparecimento dessas lesões.

  21. “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os sábios; mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.” DinamorObrigada !

More Related