1 / 6

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges. Avaliar:. Do latim a + valere: significa dar valor a Avaliação é formulada a partir das determinações de conduta ou da necessidade de atribuir valor a algo.

gilles
Télécharger la présentation

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges

  2. Avaliar: • Do latim a + valere: significa dar valor a • Avaliação é formulada a partir das determinações de conduta ou da necessidade de atribuir valor a algo. • Num sentido amplo a avaliação é uma atividade que faz parte da vida humana e está presente no cotidiano dos indivíduos .

  3. “Na escola avaliam-se os alunos; nas empresas, o pessoal. Quer-se avaliar a actividade dos médicos. Avalia-se o impacto de uma campanha de publicidade. Avaliam-se tanto as universidades como os acidentes nucleares...” (HADJI, 1994, p.23). • Freqüentemente é associada e confundida a diversos termos como “pesquisa, verificação, medida e, [...] controle” (WORTHEN, 1982, p.4). • EXEMPLO: competição colegial de saltos com vara, da qual participa certo número de rapazes. O desempenho dos rapazes pode ser analisado em relaçao a cada um dos conceitos, conforme se indica a seguir:

  4. Mensuração: “Qual a altura que cada rapaz conseguiu saltar?” • Verificação: “Até que ponto cada rapaz atingiu a meta ou o objetivo estabelecido por ou ele (ou por seu treinador)?” • Avaliação: “Dado um critério como a altura, que rapaz é o melhor saltador com vara? Em geral, o uso da vara de bambu ou vara de aço resultou em maior altura no salto? O programa de treinamento adotado por uma determinada escola produziu resultados satisfatórios?” • Controle: “Os programas atléticos e de treinamento destinados à preparação dos rapazes para a competição podem ser considerados bem-sucedidos em ajudá-los a alcançar os níveis de desempenho desejados e/ou a ganharem a competição?” • Pesquisa: “Quais as características das varas de aço ou as posições de mãos que as tornam superiores as demais?” (WORTHEN, 1982, p.4-5).

  5. AS DIVERSAS NOÇÕES DE AVALIAÇÃO • Até 1965, o termo avaliação era usado, em educação como sinônimo de “dar nota” (WORTHEN, 1982, p.5). • Uma retrospectiva apresentada por Vianna (1989) permite-nos delimitar o espaço conceitual em que configura a avaliação. • Para Tyler a avaliação é um processo de comparação entre os dados do desempenho e os objetivos instrucionais preestabelecidos; • Cronbach a entende como entidade diversificada, que exige a tomada de diversos tipos de decisões e o uso de uma grande variedade de informações; • Scriven, por sua vez, a vê como levantamento sistemático de informações e sua posterior análise para fins de determinar o valor de um fenômeno educacional; • para Stake é a descrição e julgamento de programas educacionais; • Stufflebeam et. al. a reconhece como um processo de identificação e coleta de informações que permitam decidir entre várias alternativas (VIANNA, 1989, p.41-42).

  6. Referências HADJI, C. Avaliação, Regras do Jogo: das intenções aos instrumentos. Portugal: Porto Editora, 1994. VIANNA, H. M. A Prática da Avaliação Educacional: Algumas Colocações Metodológicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.69, p.40-47, 1989. WORTHEN, B. R. Visão geral do mosaico formado pela avaliação e controle educacionais. GOLDBERG, M. A. A; SOUSA, C. P. Avaliação de Programas Educacionais: Vicissitudes, Controvérsias, Desafios. São Paulo: EPU, 1982.

More Related