1 / 1

Introdução e Objetivo

Estudo da extração por solvente de ácidos presentes no processamento de goma resina de Pinus Elliotti Jader Henrique Tonet Mônica Beatriz Kolicheski / Departamento de Engenharia Química Metalúrgica Mendonça. Introdução e Objetivo

giona
Télécharger la présentation

Introdução e Objetivo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estudo da extração por solvente de ácidos presentes no processamento de goma resina de Pinus ElliottiJader Henrique TonetMônica Beatriz Kolicheski / Departamento de Engenharia Química Metalúrgica Mendonça Introdução e Objetivo Goma resina é um metabólito produzido por árvores, como por exemplo, as da espécie Pinus Elliotti. Durante o processo da resina é necessária à adição de uma pasta estimulante, composta por uma solução de ácido sulfúrico a 50%. Objetivo: Estudar a operação unitária de extração e avaliar a quantidade mínima de água necessária para remover os resíduos de ácidos, proveniente do processo de resinagem e processamento. Resultados/Discussão Os resultados foram avaliados somente na fase aquosa. Sendo que quanto menor a quantidade de água usada na extração maior foi a quantidade de ácido extraído, e portanto, a extração foi mais eficiente. Os resultados obtidos estão apresentados na Tabela 1 e figuras 1 e 2. A razão de resina:água de 1:0,5 foi a que apresentou a maior extração de ácidos com relação as outras razões e a variação em função do tempo que obteve os melhores resultados foi com uma agitação de 60 minutos. Método O preparo da resina foi feito simulando as condições do processo industrial. Para os ensaios de extração utilizou-se uma temperatura média de 80ºC e diferentes razões resina: água (em massa), 1:0,5, 1:1 e 1:2. Utilizou-se um agitador mecânico para promover o contato íntimo entre as moléculas. Após o contato entre as fases, foi feita a decantação a 80ºC. Ao final separou-se a fase aquosa da fase resina e mediu-se a concentração de ácidos na fase aquosa por titulometria Conclusões Com este estudo foi possível avaliar o comportamento da extração no processo. No âmbito do projeto de mini destilarias de resina de Pinus esse trabalho forneceu dados importantes para o dimensionamento da etapa de extração. O objetivo dessa pesquisa foi alcançado, sendo possível fazer uma breve análise sobre a operação de agitação. CARBOMAFRA. O Pinus elliottii, a goma resina e seus derivados. IPEF: Circular Técnica no 38, mai. 1978. Disponível em:http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr038.pdf Acessado em: 06/08/2013.

More Related