1 / 20

Financiamento a Importação

Financiamento a Importação. ALUNO (a ): CRISTINA CARVALHO DE OLIVEIRA JAQUELINE MARIA B. BARBOSA PATRICIA JUNIA MORAES RAQUEL FERNANDA SOUZA DE FARIA. O QUE É IMPORTAÇÃO

Télécharger la présentation

Financiamento a Importação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Financiamento a Importação ALUNO (a): CRISTINA CARVALHO DE OLIVEIRA JAQUELINE MARIA B. BARBOSA PATRICIA JUNIA MORAES RAQUEL FERNANDA SOUZA DE FARIA

  2. O QUE É IMPORTAÇÃO É a compra de produtos no exterior, por países que necessitam da entrada de mercadorias vendidas no exterior.

  3. SISCOMEX É o sistema Integrado do Comércio Exterior, que integra as atividades a Secretaria do Comércio Exterior a SRF e do BACEN

  4. Despacho Aduaneiro de Importação • Despacho para consumo: Ocorre quando as mercadorias ingressadas no país forem destinadas ao uso. • Despacho Aduaneiro: É o procedimento o qual é verificado a exatidão entre os dados declarados em relação as mercadorias importadas, os documentos apresentados e a legislação específica sendo toda submetida a despacho de importação com a documentação declarada.

  5. Licença de Importação LI É um documento eletrônico processado por meio do SISCOMEX, é utilizado para licenciar as importações de produtos sujeitos ao controle de órgãos governamentais antes do embarque da mercadoria ao exterior.

  6. Declaração de Importação DI Documento eletrônico na importação de bens integrado no SISCOMEX. Tem como objetivo, nacionalizar os produtos importados, de acordo com a natureza da operação e as normas vigentes

  7. Licença Simplificada de Importação LSI Documento simplificado criado para licenciar importações de até US$ 3 mil dólares, onde estão sujeitos a controles de órgãos e ou entidade governamentais.

  8. Declaração Simplificada de Importação DSI Tem o objetivo de licenciar e permitir o despacho aduaneiro ou em alguns casos na SRF, com ou sem cobertura cambial, sendo que não ultrapasse o valor de US$ 3 mil dólares

  9. RDE- ROF Importação Registro de operações Financeiras no Sisbacen. São as normas do BACEN sobre o registro de importações com prazo superior a 360 dias.

  10. REI ( Registro de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior) As empresas ao exportar devem estar cadastradas no REI a inscrição é automática, no ato da primeira operação, sem maiores formalidades.

  11. FINIMP Financiamento a Importação • Tem o objetivo de financiar a importação de sua mercadoria, onde o Banco paga a vista ao exportador e recebe a prazo do importador, caracteriza-se como um repasse, ou seja, é captada uma linha de crédito no exterior e repassado ao importador.

  12. Câmbio na Importação • É toda a operação em que há troca de moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. • Toda a operação de câmbio deve ser formalizado através de contrato de câmbio

  13. Aval Cambial • Garantia do cumprimento da obrigação dada por um terceiro nos títulos representativos do crédito. • É formalizado através da oposição de assinatura autorizada em título de crédito e/ou cambial apresentada pelo cliente.

  14. Carta de Crédito de Importação • É uma modalidade de pagamento em que a instituição financeira a pedido do importador emite um documento a favor do exportador o recebimento pela venda. • Essa modalidade é a mais efetuado no mercado porque tem garantias na realização de negócios entre exportador e importador.

  15. Cobrança Documentária ( com ou sem saque) Modalidade em que o exportador entrega a um banco os documentos de embarque, acompanhados de um saque contra o importador.

  16. Pagamento antecipado O importador remete o pagamento antes do embarque da mercadoria. • Cobrança Simples O importador recebe a documentação original para desembaraço da mercadoria na alfândega, após o exportador receber o pagamento.

  17. Remessa sem Saque Nessa modalidade não existe a intermediação de um Banco, pois o importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque e promove o desembaraço da mercadoria na alfândega.

  18. Cobrança de Importação • É a forma de pagamento a vista mediante apresentação da documentação de embarque ou a prazo com saque para vencimento futuro, que permite o exportador após o embarque da mercadoria emitir uma Cambial ou Letra de Cambio através do banco.

  19. Comprovante de Importação CI Documento eletrônico emitido pela SRF que concretiza a nacionalização da mercadoria importada, por meio de pagamento de impostos.

  20. OBRIGADA !

More Related