1 / 10

A cidade do porto

A cidade do porto. Realizado por : Samira Andrade, Teresa Lobo e Gabriela Vasconcelos. A CIDADE DO PORTO a Ribeira. A  Ribeira  é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal .

harlan
Télécharger la présentation

A cidade do porto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A cidade do porto Realizado por : Samira Andrade, Teresa Lobo e Gabriela Vasconcelos

  2. A CIDADE DO PORTOa Ribeira • A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal . • Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, actualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes. • Na Ribeira merecem destaque a Praça da Ribeira, popularmente também conhecida por praça do cubo; a Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde se crê que tenha nascido o Infante D. Henrique, em 1394. Foi nesta zona do Porto que viveu uma das figuras mais carismáticas da cidade, o chamado Duque da Ribeira, conhecido por ter salvo várias pessoas de morrer afogadas.

  3. A cidade do porto • O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste do Porto. Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste. • Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "Vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

  4. A importância do RIO DOURO • O Rio Douro é um Rio que nasce em Espanha nos picos da Serra de Urbião, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do rio Douro é junto á cidade do Porto. Tem 85º km de comprimento. • A importância do Rio Douro nessa região vem de tempos longínquos, Os Fenícios realizavam o comercio e a pesca de peixe salgado e os Romanos a partir do século XI , a conserva de peixe-garum. O que permitiu através o comercio marítimo na época muito importante, que a cidade se desenvolve-se bastante. Nos tempos actuais, deixou de ser uma via de sobrevivência ou uma actividade de maior peso económico na zona, mas continua estar muito presente.

  5. estádio do dragão • O Estádio do Dragão é um estádio de futebol localizado na cidade do Porto, o primeiro estádio Ecológico da Europa. É propriedade do Futebol Clube do Porto. Tem uma capacidade de 50.799 espectadores, todos sentados e cobertos. • O Estádio do Dragão foi construído para substituir o velho Estádio das Antas que abriu as portas em 1952. Foi inaugurado em 16 de Novembro de 2003 num jogo particular com o Barcelona e utilizado em 2004 em cinco jogos do campeonato do Euro 2004, foi palco do jogo inaugural deste grande evento desportivo, disputado entre Portugal e a Grécia . Aqui também tiveram lugar os jogos da fase de grupos Alemanha – Holanda e Itália - Suécia, a 15 e 18 de Junho, respectivamente, e ainda o jogo dos quartos-de-final entre a República Checa e a Dinamarca, e a meia-final que opôs a Grécia e a República Checa.

  6. A cidade do portoSÉ • A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situa-se no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos da cidade. • Iniciou-se a sua construção na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo onde predomina o estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. • Caracteristicas da Sé do Porto • Fachada com presença de decorativa de torres e belas rosáceas, igreja de três naves é coberta por abóbada de canhão. • A abóbada da nave central è sustentada porarcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico. • O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni responsável pela construção da SÉ adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé.

  7. A cidade do portoMURALHA FERNANDINA • A muralha Fernandina veio substituir a antiga cerca alto-medieval, que no século XIV se mostrava demasiado pequena face ao desenvolvimento da cidade.  • Atento a esta situação, o Rei D. Afonso IV determinou, em 1336, a construção de uma nova muralha. Porém, esta só ficaria concluída cerca de 1376, já no reinado de D. Fernando, de quem conservou o nome.  • A nova muralha tinha uma extensão de 3000 passos e 30 pés de altura. Era guarnecida de ameias e reforçada por numerosos cubelos e torres quadradas, que excediam em onze pés a muralha, com excepção das torres que defendiam as Portas de Cimo de Vila e do Olival, que subiam 30 pés acima desse nível.  • Actualmente, encontram-se apenas à vista o pano de Santa Clara - restaurado nos anos 20 - e o trecho de S. João Novo. 

  8. A cidade do portoestação de São BENTO • A Estação de S. Bento, que serve principalmente a linha de ferroviária do Douro, foi construída no local do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente demolido para dar lugar a este novo edifício. • A criação de uma estação impunha-se faltando apenas definir o local e uma vez que o Convento se encontrava em degradação a Câmara aprovou o projecto e em Janeiro de 1888 a Direcção dos Caminhos de Ferro foram autorizadas a estudar o prolongamento da linha de Campanhã até às proximidades da Praça da Liberdade. • Assim procedeu-se à abertura dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontainhas. Foi exactamente a abertura destes túneis que ditou a demolição do mosteiro. • Em 7 de Novembro de 1896 chega o primeiro comboio, ainda sem estação, este acto marcou a inauguração oficial da linha férrea. • Contudo a construção da estação como a conhecemos só teve inicio a 22 de Outubro de 1900, estávamos no reinado de D. Carlos e de Dª Amélia que presidiram ao assentamento da primeira pedra da nova estação, que manteve parcialmente o nome do antigo Convento - S. Bento.

  9. Em Agosto de 1915 foram assentados os azulejos na gare da estação. No total 551 m2 de superfície a decorar com os mais belos painéis do género existentes em Portugal. • Cada painel representa uma cena da história nacional. Neles podemos encontrar: a entrada triunfal de D. João I e o seu casamento com Dª Filipa da Lencastre no Porto, em 1386, a conquista de Ceuta, 1415 e o Torneio de Arcos de Valdevez,1140. • Noutros porém encontramos cenas campestres e aspectos etnográficos como são exemplo a procissão da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de S. Torcato, em Guimarães, uma Vindima, a Feira do Gado, uma Azenha, o Transporte do vinho num barco rabelo, no Douro... • No alto das paredes podemos ainda ver um lindo friso multicolor evocativo da história da viação nacional, desde os primórdios até à chegada do primeiro comboio a Braga. • O edifício foi solenemente inaugurado em 1916, está concebido em forma de U, com dois pavimentos que dão para as ruas da Madeira e do Loureiro, estando a fachada principal voltada para a Praça Almeida Garrett

More Related