1 / 127

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

TEORIA DA COMUNICAÇÃO. A importância da comunicação é tal que se pode considerar que é o sangue que dá vida à organização. TEORIA DA COMUNICAÇÃO ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO. TEORIA DA COMUNICAÇÃO.

inga-dixon
Télécharger la présentation

TEORIA DA COMUNICAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TEORIA DA COMUNICAÇÃO A importância da comunicação é tal que se pode considerar que é o sangue que dá vida à organização.

  2. TEORIA DA COMUNICAÇÃOELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

  3. TEORIA DA COMUNICAÇÃO “Dado que os indivíduos gastam 70% do seu tempo comunicando – escrevendo, lendo,falando,ouvindo – parece razoável concluir que uma das forças mais inibidoras do desempenho bem sucedido dos grupos é a ausência de comunicação eficaz.” Robbins (1991: 316)

  4. TEORIA DA COMUNICAÇÃO Ao longo da história, o homem foi aperfeiçoando, ou refinando símbolos, linguagens, códigos, tecendo uma complexa teia comunicacional, reflexo das diferentes vivências e culturas que formam a essência da civilização.

  5. TEORIA DA COMUNICAÇÃO

  6. TEORIA DA COMUNICAÇÃOELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO A mensagem constitui o núcleo da comunicação, que é transmitida por um canal adequado… A tecnologia permite hoje uma variedade de alternativas, que no entanto, se desadequadas, nem sempre cumprem o fim ou o contexto pretendidos.

  7. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Mitos e Realidades da Comunicação Que controlamos a nossa comunicação!!!!!! Que as palavras têm o mesmo significado para nós e os nossos ouvintes!!!!!!

  8. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Mitos e Realidades da Comunicação Comunicamos, principalmente, através de palavras! A Comunicação é uma actividade de sentido único!

  9. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Mitos e Realidades da Comunicação A Mensagem que enviamos é idêntica à mensagem recebida pelo ouvinte!!!!!! A Informação que proporcionamos às pessoas nunca é excessiva!!!!!!

  10. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:A comunicação como activo criativo “ As palavras são a droga mais poderosa usada pelo Homem” R. Kiplling

  11. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:A comunicação como activo criativo

  12. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação “ A comunicação flui de pessoa para pessoa, frente a frente ou em grupo…” Donnelly,Gibson,Ivancevich

  13. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação

  14. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação Comunicações interpessoaisARENA É a expressão que se atribui a área da compreensão mútua.

  15. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação Comunicações interpessoaisPONTO CEGO É o ponto em que os outros conhecem a informação relevante mas não o próprio.

  16. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação Comunicações interpessoaisFachada É o inverso do ponto cego, aqui a informação é conhecida pelo próprio, (um emissor) mas desconhecida dos outros.

  17. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação Comunicações interpessoais Desconhecida É a área em que ambos os emissores e igualmente os receptores não conhecem a informação relevante para o relacionamento.

  18. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação Comunicações interpessoais : “ Uma pessoa pode melhorar as suas comunicações interpessoais, utilizando duas estratégias – exposição e retroinformação” Donnelly, Gibson, Ivancevich

  19. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação EXPOSIÇÃO: Quando uma pessoa é honesta consigo mesma e com os outros (tira a capa/fachada) expõe-se , tornando-se vulnerável se necessário, com vista a obter uma comunicação autêntica e válida.

  20. TEORIA DA COMUNICAÇÃO:Áreas da informação que influenciam a comunicação RETROINFORMAÇÃO: Se o interlocutor desconhece ou não entende o que lhe transmitiram, pode ser desenvolvida uma comunicação eficaz através da retroinformação dos que possuem conhecimentos.

  21. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei do Emissor A mesma mensagem, com o mesmo conteúdo e o mesmo meio, terá diversos efeitos que dependem do modo como o emissor a emite.

  22. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei da Congruência O emissor deve ter sempre em atenção a mensagem que pretende transmitir e o canal/meio a usar para abeirar-se do que pretende atingir.

  23. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei do Receptor Quanto maior o número de receptores e a sua diversidade, maior a dificuldade de comunicação.

  24. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei da Repetição Quanto mais se repetir uma mensagem, maior a possibilidade de ser compreendida e memorizada.

  25. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei da Distorção Alguém conta algo a alguém que conta a outro e assim sucessivamente, o que leva a mensagem original se vá perdendo pelo caminho entre os vários emissores/receptores.

  26. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Efeito Boomerang Uma mensagem que não seja bem recebida pelos receptores pode causar um efeito de recusa.

  27. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Efeitos Diferenciais da Ordem da Mensagem Dois efeitos, contraditórios aparentemente, comportam diferentes comportamentos. Efeito X e Efeito Y :

  28. TEORIA DA COMUNICAÇÃO Efeito X O efeito demonstra o desinteresse dos receptores em relação ao assunto e acabam por recordar apenas a mensagem mais recente.

  29. TEORIA DA COMUNICAÇÃO Efeito Y O efeito demonstra o inverso, pois logo no início a mensagem desperta o interesse dos receptores, o tema estimula a sua atenção.

  30. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO Lei do Diferencial de Percepções. “Um bom comunicador é o que sabe falar, mas também, é sobretudo, o que sabe ouvir”. Anónimo O receptor tem relativamente ao emissor um alcance de percepção cinco vezes superior.

  31. TEORIA DA COMUNICAÇÃO LEIS DA COMUNICAÇÃO O Feedback “ A comunicação só tem um sentido quando o receptor não remete informação de retorno ao emissor” Arménio Rego

  32. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: “ Comunicar não é, simplesmente, dizer o que se pretende transmitir. O modo como se dizem as coisas é crucial, e difere de uma pessoa para outra, pois a linguagem usada é um comportamento social apreendido: o que dizemos e ouvimos é profundamente influenciado pela experiência cultural de cada um” Tannen (1995: 138)

  33. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS À COMUNICAÇÃO: “Compreender os modos através dos quais a comunicação se processa, assim como os obstáculos que podem ocorrer.” • Ouvir o que esperamos ouvir “Desta vez, você fez um bom trabalho” “ As experiências vividas no passado influenciam as percepções que das pessoas têm.” Arménio R.

  34. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Desconsideração das informações que entram em conflito com o que “sabemos”. Percepção selectiva: Uma informação Que entra em conflito Com uma convicção, nossa, Mesmo verdadeira, tentamos desvalorizá-la.

  35. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Avaliação da Fonte “Quando alguém comunica algo a interpretação que fazemos da mensagem é influenciada pela avaliação que fazemos dessa pessoa”Arménio Rego

  36. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Pressões Sociais Qualquer percepção das coisas, tem para nós o peso do ambiente social em que estamos inseridos.

  37. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Efeito emoções Qualquer que seja a emoção que nos domina quando comunicamos, acaba sempre por influenciar no modo como o fazemos.

  38. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Problemas semânticos Uma palavra, como por exemplo “aluguer” pode ter diferentes interpretações que depende da pessoa que as ouve.

  39. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Ruído “ É tudo que aquilo que interfere na transmissão ou recepção de uma mensagem”. Arménio Rego

  40. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Excesso de informação - Quando se fala demasiado depressa. - Quando depende de um tempo excessivo a discursar, causando cansaço.

  41. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Diferenças inter-culturais De: - Regiões diferentes - Raças diferentes - Religiões diferentes - Sexo diferente - Nível sócio-económico diferente

  42. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • Distância física “A distância física tem um efeito óbvio na comunicação” Arménio Rego A comunicação frente-a-frente dá maior oportunidade de feedback.

  43. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: • O timing Existe um timing certo para emitir uma mensagem, por vezes tarde de mais ou cedo demais, pode incorrer no mesmo erro e perde o efeito pretendido.

  44. TEORIA DA COMUNICAÇÃO BARREIRAS DA COMUNICAÇÕES:  “… os contactos internacionais das empresas são cada vez mais intensos e numerosos. Se não estivermos preparados para compreender as diferenças, incorremos no risco de interpretar erradamente as palavras e comportamentos dos nossos interlocutores; e de, nós próprios, sermos erradamente interpretados!”  Comunicações nas Organizações, pág. 63

  45. A Comunicação nas Organizações Um conhecimento de bordo tem tanta individualidade, E uma assinatura de comandante de navio é tão bela e moderna! Rigor comercial do principio e do fim das cartas: Dear Sirs – Messieurs – Amigos e Srs., Yoursfaithfully - … nos salutation empressées... Tudo isto não é só humano e limpo, mas também belo, E tem ao fim um destino marítimo, um vapor onde embarquem As mercadorias de que as cartas e as facturas tratam. Álvaro de Campos, in Ode Maritima

  46. A Comunicação nas Organizações A comunicação torna possível a existência de sociedades humanas em todos os seus aspectos: sociais, políticos, económicos. Como tal, as organizações e as empresas não existem sem comunicar.

  47. A Comunicação nas Organizações Um ambiente humano caracterizado por pessoas com elevados níveis de especialização e de acesso à informação, traduz-se em necessárias adaptações nos métodos de direcção que passam por considerar o trabalhador como sujeito empresarial, em detrimento da sua tradicional consideração como factor de produção em sentido estrito.

  48. A Comunicação nas Organizações

More Related