1 / 5

In jornal público, 27 de Junho de 2005

“A FORÇA DA MÃO HUMANA” IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA-MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA. “O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas dúvidas quanto ao primeiro”. Albert Eistein.

johnda
Télécharger la présentation

In jornal público, 27 de Junho de 2005

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “A FORÇA DA MÃO HUMANA”IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DO QUEBRA-MAR DA AGUDA SOBRE A ZONA COSTEIRA.“O Universo e a estupidez humana são infinitos. Tenho as minhas dúvidas quanto ao primeiro”.AlbertEistein

  2. “ A PRAIA DA GRANJA MORREU COM A INTELIGÊNCIA DOS POLÍTICOS QUE RESOLVERAM CONSTRUIR O QUEBRA-MAR” In jornal público, 27 de Junho de 2005

  3. Quebra-mar da Praia da Aguda: Preces ouvidas e… mãos à obra! A construção do quebramar da Aguda, de forma destacada e paralelo à costa, iniciado em Outubro de 2001 e concluída um ano mais tarde, no mês de Junho, pretendia contribuir para a segurança a frota local , facilitando o acesso à praia, bem como a minimização os efeitos da erosão do lado sul da praia. Este quebramar pertence ao grupo das obras de protecção longitudinais não aderentes. É longo o historial das iniciativas da comunidade da Aguda para a construção de um “pequeno porto de abrigo”, ou “quebramar” para a melhoria das condições de segurança. Desde pelo menos 1964 que houve promessas para a realização de uma “obra”.

  4. Quebra-mar da Aguda desassoreado O quebra-mar da Aguda, em Vila Nova de Gaia, vai ser desassoreado. O acumular das areias tem impedido a faina na vila piscatória, deixando a comunidade revoltada.O Instituto Nacional da Água (INAG) vai fazer uma intervenção no quebra-mar da Aguda, em Vila Nova de Gaia, anunciou o vereador José Guilherme Aguiar. O assoreamento provocado pelo quebra-mar da Aguda tem gerado revolta na comunidade piscatória local, que muitas vezes se vê impedida de sair para o mar (…). Alguns pescadores afirmam que nalgumas ocasiões a maré baixa impede a recolha das redes que ficam a apodrecer no mar, e também que o risco de naufrágio aumentou. In “O Primeiro de Janeiro”, Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2008 (adaptado)

  5. Tendo em conta as notícias que acabamos de expor. . . Por vezes, é necessário recorrer a construções artificiais para regularizar os ritmos de abrasão e deposição marinha em determinados locais da costa para protecção das pessoas e bens, de que é exemplo a praia da Aguda, um dos casos mais preocupantes da zona do Norte. Essas construções de que se destacam os esporões (molhes) e os paredões, destinam-se a evitar por efeito abrasivo sobre a linha de costa (paredões) ou o arrastamento de sedimentos e areias (esporões). Infelizmente, a construção destas obras protege uns locais mas agrava a situação nas zonas costeiras próximas dos mesmos, conduzindo à necessidade de novas medidas de protecção nestas zonas, numa espiral infindável de intervenções de protecção. Sendo neste ponto que a dragagem de areia dunares é imprescindível para efeitos de protecção.

More Related