1 / 19

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista.

julio
Télécharger la présentation

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista

  2. NOS ÚLTIMOS 300 ANOS, O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA HUMANIDADE FOI INIGUALÁVEL. EM NENHUM OUTRO PERÍODO HISTÓRICO FORAM FEITAS TANTAS DESCOBERTAS EM TODOS OS CAMPOS DA CIÊNCIA, GERANDO UMA INCRÍVEL CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E DE CONTROLE DE ELEMENTOS NATURAIS.

  3. O HOMEM E A NATUREZA NA PRÉ-HISTÓRIA • O SER HUMANO É A ESPÉCIE ANIMAL QUE APRESENTA MAIOR CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO AO MEIO AMBIENTE NATURAL. • O HOMEM APRENDEU A CRIAR FERRAMENTAS QUE MULTIPLICAVA SUA CAPACIDADE LIMITADAS • CONSTRUIU REPRESAS MELHORES, DESENVOLVEU A CAPACIDADE DE TECER FIBRAS VEGETAIS, CONSTRUIU ABRIGOS, APERFEIÇOOU SEUS MÉTODOS DE CAÇA E PESCA

  4. ENTRE 8.000 E 10.000 ANOS ATRÁS- PRIMEIRA GRANDE REVOLUÇÃO CIENTIFICO-TECNOLÓGICA QUE PROVOCOU ENORMES IMPACTOS NO AMBIENTE NATURAL DEVIDO AO AUMENTO DE CAPACIDADE PRODUTIVA HUMANA. • COM A CONCENTRAÇÃO HUMANA EM LOCAIS ESPECÍFICOS, SURGIMENTO DE VILAS, CIDADES, CRESCEU A NECESSIDADE DE ATENDIMENTO DESSA POPULAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, AUMENTOU A OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS.

  5. A CRIAÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO • AS ATIVIDADE AGRÍCOLA EXIGIRAM CRIAÇÃO DE UM MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL PARA O CULTIVO DE PLANTAS E DO GADO. • A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PERMITIU UMA ABUNDÂNCIA DE COMIDAS, QUE POSSIBILITOU UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO.

  6. A CONSTRUÇÃO DE GRANDES CIDADES INTENSIFICOU A DESTRUIÇÃO DO AMBIENTE NATURAL CIRCUNVIZINHO. • PROVOCOU A ADAPTAÇÃO DOS ORGANISMOS QUE EXISTIAM NOS AMBIENTES NATURAIS E COMEÇARAM A CONVIVER NO ESPAÇO HUMANO COMO PRAGAS.

  7. NA IDADE MÉDIA, AS CONCENTRAÇÕES HUMANAS NÃO SE ENCONTRAVAM, AINDA, ADEQUADAS A GARANTIR A SEGURANÇA DOS SERES HUMANOS.

  8. GRANDES EPIDEMIAS QUE PROVOCARAM A MORTALIDADE DE MILHÕES DE PESSOAS, ALTERANDO A FISIONOMIA DA POPULAÇÃO EUROPÉIA.

  9. INDUSTRIALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE • SEC. XVIII – REVOLUÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA INGLATERRA QUE RAPIDAMENTE SE ESPALHOU E PROMOVEU O CRESCIMENTO ECONÔMICO E ABRIU AS PERSPECTIVAS DE MAIOR GERAÇÃO DE RIQUEZA • SURGIRAM PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO: ALTA CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL; CONSUMO EXCESSIVO DE RECURSOS NATURAIS; CONTAMINAÇÃO DO AR, SOLO, DAS ÁGUAS ; E DESFLORESTAMENTO, ETC.

  10. 1830- GRANDES EPIDEMIAS DE CÓLERA, FEBRE TIFÓIDE AGRAVARAM-SE, A POLUIÇÃO DO AR E DAS ÁGUAS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, . • AUMENTARAM AS MORTES POR DOENÇAS INFECCIOSAS.

  11. NOVOS MECANISMOS E FORMAS DE PRODUÇÃO , ACRESCIDOS DA EXPLORAÇÃO INTENSIVA E SISTEMÁTICA DOS RECURSOS NATURAIS TRAZIDOS PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, GENERALIZARAM-SE ESPALHANDO-SE DE FORMA DESCONCENTRADA, SEM PREVER AS CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE.

  12. AS CIDADES ERAM COBERTAS DE FUMAÇA E OS SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS NÃO ACOMPANHAVAM A MIGRAÇÃO MACIÇA DE PESSOAS . • 1970- GRANDE REFLEXÃO QUANDO OS PROCESSOS DE DETERIORIZAÇÃO AMBIENTAL E A POSSIBILIDADE DE ESGOTAMENTO DE DETERMINADOS RECURSOS NATURAIS SE TORNARAM MAIS EVIDENTES.

  13. A CONTAMINAÇÃO INDUSTRIAL • A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE QUALQUER TIPO SOLIDO, LIQUIDO OU GASOSO, QUE SOBRAM DO PROCESSO PRODUTIVO, E QUE AFETAM O MEIO AMBIENTE NATURAL E A SAÚDE HUMANA.

  14. PRINCIPAIS ACIDENTES AMBIENTAIS NO SEC.XX

  15. A PRINCIPAL FONTE DE CONTAMINAÇÃO NO PAÍS É O DESPEJO DE MATERIAL TOXICO PROVENIENTE DAS ATIVIDADES AGROINDUSTRIAIS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO CONSUMO DE 90% DAS ÁGUAS E QUE SÃO DEVOLVIDAS CONTAMINADAS APÓS O USO.

  16. O CASO DA SHELL EM PAULÍNIA ( SP)

  17. CONCLUSÃO • A INTENSIFICAÇÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E O CONSEQUENTE AUMENTO DA CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO DO HOMEM NA NATUREZA, DEFLAGROU UM MOVIMENTO SEM PRECEDENTES ENVOLVENDO INDIVÍDUOS E ORGANIZAÇÕES DE TODO TIPO COM O OBJETIVO DE SALVAR O PLANETA DA DESTRUIÇÃO.

  18. A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL HOJE FAZ PARTE DA PAUTA OBRIGATÓRIA DA MAIOR PARTE DOS ENCONTROS MUNDIAIS E TORNA-SE UMA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE DA MAIORIA DAS EMPRESAS QUE NÃO QUEREM CONTINUAR FAZENDO O PAPEL DE VILÃS DA SOCIEDADE.

  19. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DIAS, REINALDO. Gestão ambiental. Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010 DONNAIRE, D. Gestão Ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1999. SEIFFERT, M.E.B.Gestão ambiental. Instrumentos, Esferas de ação e educação ambiental. Saõ Paulo: Atlas, 1999.

More Related