1 / 33

Poluição Sonora Ênfase na Indústria Têxtil

Poluição Sonora Ênfase na Indústria Têxtil. O QUE É POLUIÇÃO SONORA?. 1. Causas 2. Conseqüências 3. Como resolver. Causas. A Física do Som: Como o som é formado. O que é o som?. O som é vibrações sonoras formadas por ondas mecânicas, com freqüência compreendidas entre 20 Hz – 20.000 Hz.

keanu
Télécharger la présentation

Poluição Sonora Ênfase na Indústria Têxtil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Poluição Sonora Ênfase na Indústria Têxtil

  2. O QUE É POLUIÇÃO SONORA?

  3. 1. Causas2. Conseqüências3. Como resolver

  4. Causas

  5. A Física do Som: Como o som é formado. O que é o som? O som é vibrações sonoras formadas por ondas mecânicas, com freqüência compreendidas entre 20 Hz – 20.000 Hz.

  6. Fontes Sonoras Emite som. 1. Intensidade – fonte / fraco 2. Altura – grave / agudos 3. Timbre – identificação. Qualidade do Som:

  7. Conseqüências

  8. Médica

  9. Casuística e método

  10. Como Resolver

  11. Como resolver

  12. Intervenção Sobre a Fonte Emissora

  13. TEAR

  14. Interior da Fábrica

  15. Pedreira

  16. Intervenção Sobre a Propagação

  17. Existem algumas formas com muita eficácia para se intervir na propagação do som, de maneira que o som pode ser refletido, absorvido e transmitido, (tópicos a serem citados), as principais maneira citadas pelo PCA, desenvolvido por Della Negra são: 1. Blindagem e barreiras 2. Silenciadores 3. Tratamento Fonoabsorvente

  18. Tabela de valores médios de Coeficientes de absorção acústicaFREQÜÊNCIAS (Hertz)”

  19. * Estas referências foram obtidas através do PCA, elaborado por Della Negra.

  20. Intervenção Sobre a Operador

  21. Intervenção sobre o Trabalhador • Cabines Isolantes • Protetor auricular • Protetores circum-auriculares

  22. Protetores de Inserção • Pré-moldado • Tipo Moldável • Capacete (Elmo)

  23. Legislação sobre Poluição Sonora

  24. Lei nº. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 • Essa lei protege o meio ambiente contra o homem. • Em seu artigo 54 ela reza sobre o a poluição num contexto geral. Mas o homem só será punido se • a) “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana” • b) “ou que provoquem a mortandade de animais”, • c) ou então, “a destruição significativa da flora”. • Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

  25. Artigo 54, § 1º • Esse parágrafo do artigo 54 diz que se o crime for culposo, isto é, poluir por omissão negligente, imprudente ou imperita, a pena é: § 1 ° - Se o crime é culposo: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

  26. Artigo 60. • O artigo 60 se refere a qualquer forma de construção, reforma, ampliação, instalação ou funcionamento de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, portanto, capazes de causar poluição, qualquer que seja, logo, a sonora também. Além disso, a lei diz claramente que se deve adquirir licença ambiental, sem essa o causador fica a mercê da punição criminal prevista nesse dispositivo, de seis meses a um ano de detenção e multa.

  27. Resoluções do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)

  28. Resolução nº. 001, de 08 de março de 1990 • Essa resolução, cuidou de regulamentar a questão, uma vez que é utópica a eliminação absoluta de ruídos e da poluição sonora, buscando ela regulamentar essa questão para se atingir níveis aceitáveis e toleráveis pela sociedade. Para tanto, baseou-se objetivamente, na NBR 10.152 - Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas visando o conforto da comunidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT -, estabelecendo os limites que devem ser considerados prejudiciais à saúde e ao sossego público, bem como critérios de fiscalização e controle.

  29. Resolução nº. 002, de 08 de março de 1990 • Já a resolução CONAMA N.º 002, teve por objetivo a conscientização da sociedade para essa questão, tendo sido editada para instituir, em caráter nacional, o programa nacional .”Educação e Controle da Poluição Sonora”, denominado "SILÊNCIO” esse programa tem como objetivo de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população.

  30. LEI nº. 6.803, de 2 de julho de 1980. • Essa lei diz quais são as áreas corretas para construção de zonas industriais e as classificando pela sua capacidade de poluição e como é impossível impedir a poluição, optou que as empresas opta-se por meios menos poluentes.

  31. Conclusão Mas hoje felizmente a maioria das empresas estão de olho no mercado exterior e como esse  é muito exigente, elas buscam se adaptar a essas normas como aumentar a segurança, a poluição sonora é uma das causas que provocam mais lesões em trabalhadores deste setor segundo as leis da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) os trabalhadores não podem ficar mais que oito/horas  por dia  de exposição  ao excesso de som  isso com protetor auricular, mas infelizmente nem todas empresas agem conforme as leis de proteção ao trabalhador, são poucas mas ainda acontece.

More Related