1 / 13

“Doe Esperança, Doe Vida“

“Doe Esperança, Doe Vida“. Margie Helena Martins Basso- margiehelena@yahoo.com.br Mariluce Campos – marilucecampos@yahoo.com.br. Porto Alegre, novembro de 2012.

kirk
Télécharger la présentation

“Doe Esperança, Doe Vida“

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Doe Esperança, Doe Vida“ Margie Helena Martins Basso- margiehelena@yahoo.com.br Mariluce Campos – marilucecampos@yahoo.com.br Porto Alegre, novembro de 2012.

  2. Incentivar, conscientizar e promover a construção de uma cultura de solidariedade foi o objetivo dos educadores e educandos da 7ª série, que teve início no ano de 2009 com este projeto.

  3. O desenvolvimento do projeto teve início no momento em que os educandos mostraram interesse em apropriar-se dos verdadeiros motivos pelos quais há falta de doadores de sangue e de medula óssea. A partir deste interesse buscamos, através de pesquisas, esclarecer algumas dúvidas que surgiam. Para tanto, desenvolvemos diferentes atividades juntamente com os alunos para que além deles mais pessoas elucidassem suas dúvidas a respeito deste assunto.

  4. A pesquisa iniciou em 2009 e teve como ponto forte o ano seguinte, devido aos educandos criarem uma campanha de conscientização, com folders explicativos, os quais foram distribuídos para a comunidade em geral (Parque Farroupilha, Parcão, Escola). No ano de 2011, deu-se continuidade em alertar a população e, como consequência, em parceria com o Hemocentro, foi disponibilizado um dia de cadastramento de medula óssea, realizada na Escola Rainha do Brasil.

  5. A campanha de captação de doadores teve como objetivo aliar o aprendizado de sala de aula aos conhecimentos já adquiridos, conscientizando os educandos sobre a necessidade da implantação de uma cultura doadora.

  6. Educandos e educadores da Escola de Educação Básica Rainha do Brasil compareceram na Redenção no dia 21 de maio (2010), “Dia da Solidariedade”, para divulgar e conscientizar a população sobre a importância do cadastramento para doação voluntária de medula óssea.

  7. Os alunos da 7ª série distribuíram folders (construídos por eles na disciplina de ciências com apoio da Informática Educativa) e conversaram com as pessoas que ali passavam.

  8. Sob essa perspectiva, o projeto “Doe Esperança, Doe Vida“, que aconteceu no 2º trimestre de 2011, representou um gesto de afeto e de respeito à preservação da vida, envolvendo toda a comunidade escolar, conscientizando os educandos e a comunidade em geral sobre a importância da sua participação no meio em que vive.

  9. Já a ação voluntária e comunitária possibilitou a partilha de experiências e conhecimentos entre professores, estudantes, funcionários e famílias. O Hemocentro de Porto Alegre foi parceiro na realização deste projeto.

  10. Ao contrário da doação de sangue, quando alguém se cadastra como doador voluntário de medula óssea, não pode direcionar a sua doação para uma pessoa, pois a compatibilidade entre duas pessoas não aparentadas é algo muito raro.

  11. Educadores, funcionários e comunidade em geral participaram, no dia 17 de junho, na Escola de Educação Básica Rainha do Brasil, do projeto "Doe Esperança, Doe Vida". A iniciativa foi dos educandos da 7ª Série da Instituição e teve como finalidade ampliar o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. Neste dia foram cadastradas 210 amostras. A implantação deste projeto corrobora para a consciência de uma cultura doadora.

  12. Devido ao sucesso da campanha, foi disponibilizada uma data para que acontecesse, na Escola, em 2012, com o apoio do Hemocentro e sua unidade móvel, um dia para a captação de doadores de sangue, mas devido a imprevistos não foi possível a realização. Para dar continuidade a esta cultura doadora, no mês de novembro, juntamos as três séries que já passaram por anfitriões deste projeto para uma palestra, na qual foi afirmado seu papel na sociedade referente à doação de sangue e órgãos.

  13. Doar é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo...

More Related