1 / 10

FUNÇÃO CARACTERÍSTICA

FUNÇÃO CARACTERÍSTICA. Função Característica A função característica de uma v.a. X é definida como: Assim para todo Para variáveis aleatórias discretas a função característica da v.a. X é dada por: . Função característica: Exemplos

linh
Télécharger la présentation

FUNÇÃO CARACTERÍSTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FUNÇÃO CARACTERÍSTICA

  2. Função Característica A função característica de uma v.a.X é definida como: Assim para todo Para variáveis aleatórias discretas a função característica da v.a.X é dada por:

  3. Função característica: Exemplos Variável aleatória discreta com distribuição de Poisson. Variável aleatória discreta com distribuição binomial Variável aleatória uniforme X~U(a, b). Se X é uniformemente distribuído no intervalo (-a, a).

  4. Função característica de uma v.a. gaussiana ~ Se X é uma variável aleatória Gaussiana com média zero e variância a função característica é dada por:

  5. A função característica de uma variável aleatória é também chamada de função geradora de momentos. Para ilustrar esta propriedade, considere a representação em série de Tomando-se a primeira derivada com relação a , no ponto Similarmente, para a segunda derivada

  6. Repetindo este procedimento k vezes obtém-se o k-ésimo momento de X, ou seja: Cálculo da média e da variância de uma v.a. X com distribuição de Poisson.  Mas,

  7. Variável aleatória com distribuição binomial Função característica:

  8. Em alguns casos, a média e a variância pode não existir. Por exemplo, considere uma v.a. de Cauchy: Avaliando o lado direito da integral: fazendo Como as integrais não convergem a média e a variância são indefinidas. Será visto em seguida um limitante que estima a dispersão da v.a. centrado em torno da média.

  9. Desigualdade de Chebychev Considere um intervalo de largura 2 simetricamente centrado em torno da média  com mostrado na figura. Qual é a probabilidade de X ser encontrado fora deste intervalo? Ou seja Tomando-se a definição de variância Portanto: (desigualdade de Chebychev)

  10. Observe que, para calcular a probabilidade, não há necessidade de se conhecer fX(x). É necessário conhecer somente a variância da v.a. X. Em particular, se então: Se k=3, a probabilidade da v.a. X ser encontrada fora do intervalo 3 em torno de sua média é de 0,111 para qualquer v.a. Obviamente que este limite não deve ser rigoroso quando se inclui todas as v.a.’s . Por exemplo para uma v.a. gaussiana com tem-se: Que é muito mais estreito do que o limitante dado pela desigualdade de Chebychev

More Related